Destaque da Semana - Esta semana a Better Cotton (BCI) divulgou resultados de sua auditoria mostrando ser totalmente infundadas as acusações contra feitas por uma ONG Britânica contra o algodão Brasileiro. O BCI destacou a idoneidade do processo de certificação realizado no Brasil em parceria com a Abrapa/ABR. Confira declaração da Abrapa: https://bit.ly/3xUEBlB
Algodão em NY - O contrato Jul/24 fechou nesta quinta 24/04 cotado a 81,08 U$c/lp (+0,6% na semana). O contrato Dez/24 fechou 77,64 U$c/lp (+0,3% na semana) e o Dez/25 a 76,25 U$c/lp (-0,6% na semana).
Basis Ásia - o Basis médio do algodão brasileiro posto Leste da Ásia: 706 pts para embarque Out/Nov-24 (Middling 1-1/8" (31-3-36), fonte Cotlook 24/abr/24).
Baixistas 1 - Os estoques certificados na bolsa ICE continuam subindo, atingindo 178 mil fardos, nível mais alto em quase 7 anos.
Baixistas 2 - Altos níveis de estoque certificado são interpretados como um sinal de que as condições do mercado físico são mais fracas do que o indicado pelo mercado de futuros (bolsa).
Altistas 1 - Com o recuo nos preços, as vendas semanais de exportação dos EUA melhoraram, atingindo 195 mil fardos esta semana.
Altistas 2 - A China liderou as compras com 102 mil fardos (ou 52% de participação), seguida pelo Paquistão com 27,5 mil (14%) e Vietnã com 20 mil (10%).
Altistas 3 - O Brasil continua exportando em ritmo forte, devendo superar o recorde de 2020/21 este ano (23/24). A China também lidera as compras do Brasil.
Plantio 1 - Nos EUA, 11% da área já foi plantada. Somente Kansas e Oklahoma, dos 15 estados de maior produção, não iniciaram plantio ainda.
Plantio 2 - O ritmo de plantio avança na importante região de Xinjiang, na China. A estimativa oficial é de 2,69 milhões hectares serão plantados (2,2% abaixo de 2023).
Plantio 3 - O clima quente e seco tem favorecido a semeadura no Paquistão, que já plantou 19% da área prevista.
União Européia 1 - Esta semana, a Abrapa e a Anea foram a Bruxelas, onde ficam as principais instituições da União Européia.
União Européia 2 - Entre os assuntos tratados, estão as implicações das novas legislações do Green Deal da UE para o setor do algodão. Defendemos que a fibra de algodão seja reconhecida como natural, biodegradável e sustentável nas leis que estão em construção por lá.
União Européia 3 - A agenda incluiu ainda reunião com o Embaixador do Brasil na UE, Pedro Miguel Costa e Silva, com adidos agrícolas brasileiros e de outros países produtores e visita ao escritório da Apex-Brasil.
China 1 - O volume importado pela China em março foi o maior desde jan/2021 (cerca de 400 mil tons). Pelo 5º mês consecutivo, o Brasil foi o maior fornecedor, respondendo por 42% do total (166,89 mil tons).
China 2 - No acumulado de ago/23 a mar/24, a importação chinesa somou mais de 2,3 milhões tons (enquanto em 2022/23 foi de menos de 1 milhão tons no mesmo período). No total, o Brasil contribuiu com mais de 40%.
Paquistão - A exportação de produtos têxteis paquistaneses em março atingiu o menor valor desde abr/23: US$ 1,05 bilhão.
Bangladesh - O governo bangladês estuda isentar a produção local de fibras recicladas da cobrança do imposto.
Austrália - Na Austrália, após as chuvas de abril, a previsão climática indica que maio será seco o suficiente para acelerar a colheita. Nas regiões de cultivares precoces, o a colheita tem avançado bem.
Cotton Brazil - A delegação do Cotton Brazil/ Abrapa/ Anea participou do Kingpins Show, em Amsterdã (Holanda). A presença no evento, 100% voltado à indústria de denim, teve apoio da Apex-Brasil.
Cotton Brazil 2 - O ponto alto do estande brasileiro foram os pilares de sustentabilidade do setor e a demonstração ao público sobre como rastrear peças de algodão brasileiro via QR Code, do plantio até o consumidor final.
Exportações - o Brasil exportou 189,4 mil tons de algodão até a terceira semana de abr/24. A média diária de embarque é 3,7 vezes maior em comparação com a abr/23.
Preços - Consulte tabela abaixo ⬇
Quadro de cotações para 25-04
Este boletim é produzido pelo Cotton Brazil, marca que representa internacionalmente a cadeia produtiva do algodão brasileiro. Contato: cottonbrazil@cottonbrazil.com