• Áreas
  • Sustentabilidade
  • ABR-LOG – Algodão Brasileiro Responsável para Terminais Retroportuários de Algodão

O programa Algodão Brasileiro Responsável para Terminais Retroportuários – ABR-LOG

O ABR-LOG é uma iniciativa da Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa), em parceria com a Associação Nacional dos Exportadores de Algodão (Anea), e faz parte do escopo do programa Cotton Brazil, de promoção da fibra brasileira no mercado internacional, que é fruto da parceria entre Abrapa, Anea e Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil).

A exemplo do ABR, voltado para a certificação das fazendas que cultivam a commodity, e do ABR-UBA, que abrange as Unidades de Beneficiamento de Algodão, o ABR-LOG também é um programa de certificação socioambiental, com ênfase adicional na qualidade.

O foco é o elo responsável pelo recebimento dos fardos, armazenagem, estufagem do contêiner, até o embarque. Seu objetivo é contribuir para a melhoria de todo o processo de exportação do algodão, garantindo eficiência e preservando a integridade dos fardos até o destino.

Os terminais retro portuários que tem o interesse na certificação devem procurar a Abrapa ou a Anea para assinatura do termo de adesão do ABR-LOG. Ao assinarem o termo, os terminais declaram que estão cientes do regulamento do ABR-LOG para o período comercial, que descreve os direitos e deveres das instituições envolvidas no programa.

A etapa seguinte é o agendamento da auditoria presencial, realizada por certificadoras de terceira parte, de renome internacional, que checam o cumprimento dos critérios estabelecidos no Protocolo de Certificação do Terminal Retroportuário de Algodão.

Nesta etapa, são verificadas a regularidade das relações trabalhistas, a proibição da utilização de mão de obra estrangeira irregular, a segurança do trabalho, dentre outros pré-requisitos, sendo que a verificação do emprego de crianças e a prática de trabalho forçado ou análogo à escravidão desabilitam imediatamente o terminal à certificação. Estes exemplos ilustram alguns dos 12 itens de “conformidade mínima obrigatória”, de uma lista de avaliação/certificação composta de 127 itens.

Sustentabilidade

O ABR – LOG é mais um passo à jusante do programa socioambiental criado pela Abrapa, que tem sido fundamental para o fortalecimento da imagem do algodão brasileiro no mundo. A sustentabilidade é um dos quatro compromissos da Abrapa, e está na base de tudo o que a Abrapa realiza. No caso do ABR –LOG, além dos evidentes benefícios sociais e ambientais, ele tem um efeito direto na manutenção da qualidade dos fardos, com o correto manejo, desde a saída da fazenda, passando pelo descarregamento, até a estufagem do contêiner.

Padrões

A padronização da logística do algodão tem impacto direto na imagem da fibra, e permite que muitos problemas possam ser resolvidos ainda no terminal retroportuário.

...