Entre os dias 25/04 e 27/04, aconteceram treinamentos na Aramis, sendo uma sessão presencial e duas virtuais, contando com cerca de 100 pessoas, ao todo. O público principal foram as equipes de financeiro, expansão, compras, estilo, TI, comercial e planejamento, distribuição, gestão de projetos, visual merchandising, marketing e RH, além dos times das lojas. A responsável por apresentar o Sou de Algodão e o trabalho da Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa), foi a Manami Kawaguchi, gestora de relações institucionais do movimento.
O encontro começou com uma fala da gestora de sustentabilidade da Aramis, Camila Eleonora Limberg Dias, que abordou informações e conceitos sobre sustentabilidade. ""É muito importante todos nós conhecermos o trabalho realizado pela Abrapa, que coloca o Brasil no topo quando falamos em melhores práticas, e que tudo isso se reflete nos produtos de qualidade, feitos por uma indústria nacional, comprometida com os melhores valores de sustentabilidade. Na Aramis, temos compromisso em promover ações e engajar todos seus colaboradores e equipes comerciais por uma moda cada vez mais responsável"", explica.
Depois disso, Manami comentou sobre como o consumidor vem se tornando mais rigoroso em suas escolhas, principalmente no mercado da moda, e apresentou números referentes a uma pesquisa do Instituto Locomotiva, de 2021: 86% da população brasileira se interessa por sustentabilidade, 45% acham que as marcas deveriam se posicionar sobre esse tema e 60% deixariam de consumir de empresas que apresentassem problemas éticos.
A conversa teve como foco o algodão brasileiro, com o intuito de agregar alto valor ao produto feito da fibra brasileira, estimular e fomentar os participantes da cadeia, valorizar e unir os agentes da cadeia e da indústria têxtil.
Para isso, foram apresentados alguns dados sobre o trabalho realizado pelos produtores de algodão brasileiro para as equipes da Aramis, como: 2,94 milhões de toneladas de pluma produzida na última safra, 86% de toda a produção com certificação ABR e licenciada pela BCI, maior fornecedor de algodão responsável, com 42% de participação no fornecimento de algodão Better Cotton, 2º maior exportador e 4º maior produtor.
Ainda sobre a fibra, Manami comentou sobre o Algodão Brasileiro Responsável (ABR), que nasceu em 2012 como um programa de responsabilidade socioambiental para produção de algodão. Ele está estruturado em três pilares, social, ambiental e econômico, sendo que as fazendas brasileiras têm que cumprir um vasto protocolo de certificação com 183 itens.
""É obrigação das fazendas seguir a legislação trabalhista brasileira. Com isso, a Abrapa quer mostrar o trabalho sério que é feito nas fazendas, que é um valor agregado para o algodão brasileiro"", acrescenta Manami. O programa Algodão Brasileiro Responsável atua em benchmarking com a Better Cotton Initiative (BCI) e, a partir de 2013, a Abrapa passou a ser a parceira de implementação da BCI no Brasil.
Caminhando para o final da apresentação, a responsável pelo relacionamento com as mais de 1.250 marcas parceiras enfatizou que o consumidor deseja saber a origem do produto que está adquirindo, quem o fabricou, quais as condições da produção e o propósito da empresa. ""É a partir disso que o movimento surgiu, com a intenção de gerar conscientização em torno do que se veste, além de entregar a sensação de pertencimento à causa e de dever cumprido na missão de fazer um mundo mais justo e melhor para todos"", reforça.
Cada vez mais, Sou de Algodão consegue fazer isso, ao participar de sete edições do São Paulo Fashion Week, maior semana de moda da América Latina, e oito edições da Casa de Criadores, evento referência em moda autoral.
""A origem do algodão basicamente se dá por famílias que trabalham produzindo fibra para vestir pessoas. Existem rostos e histórias por trás de uma peça de roupa que está chegando na mão dos consumidores, que não sabia que era rastreável, que tinha certificação socioambiental, que somos os maiores produtores da fibra responsável. Queremos que vocês (as marcas parceiras) nos ajudem a levar isso para o cliente"", finaliza Manami.
Sobre Sou de Algodão
É um movimento único no Brasil que nasceu em 2016 para despertar uma consciência coletiva em torno da moda e do consumo responsável. Para isso, a iniciativa une e valoriza os profissionais da cadeia do algodão, dialoga com o consumidor final com ações, conteúdo e parcerias com marcas e empresas. Outro propósito é informar e democratizar o Algodão Brasileiro Responsável (ABR), que segue rigorosos critérios ambientais, sociais e econômicos, representando 30% de toda a produção mundial de algodão sustentável.
Abrace este movimento:
Site:www.soudealgodao.com.br
Facebook, Instagram, Youtube, LinkedIn e Pinterest: @soudealgodao