- Algodão em NY - Semana de baixa em NY. Queda nos mercados financeiros na China e principalmente nos EUA trouxeram o contrato mar/21 para menos de 80 cents, fechando nesta quinta em 79,93 U$c/lp, com queda de 3,2% na semana.
- Altistas - A eficiência da China em conter o Covid-19 dentro de suas fronteiras fez com que o país fosse a única grande economia a ter expansão em 2020. Em ritmo acelerado, a China deve crescer mais de 8% em 2021.
- Baixistas - Com a economia da China de volta ao normal, o Banco Central Chinês sinalizou esta semana que está pensando em descontinuar algumas das medidas de estímulo implementadas para conter os efeitos da Covid-19.
- Baixistas 2 - Nos EUA, o presidente do Federal Reserve, Jerome Powell, disse esta semana que o país ainda tem um longo caminho para a recuperação. Embora o comunicado do Fed não tenha surpreendido, as projeções fizeram as bolsas americanas caírem para o nível mais baixo desde Out/20.
- Exportações - Foram exportadas 49,2 mil tons de algodão na segunda semana de Janeiro. No acumulado do mês (somam 229,6 mil toneladas) já é o segundo maior janeiro da série histórica.
- China 1 - Depois de novos surtos no país, a China reforça sua política de tolerância zero com Covid-19, com lockdowns, testes em massa na população e também em produtos importados.
- China 2 - Um fato que chamou a atenção esta semana foi que ao testar algodão importado, a província chinesa de Fujian disse ter detectado Covid-19 em uma carga de algodão que chegou ao país. A carga, de origem ainda não informada, foi lacrada. Por enquanto não há mais informações sobre o episódio.
- China 3 - Segundo rumores, o lote de algodão que continha o vírus Covid-19 é de origem americana. Independente da origem, esta situação poderá tornar o controle de importação mais lento. Ainda há poucas informações e estaremos acompanhando de perto estes desdobramentos.
- Cotton Brazil – Aconteceram esta semana no Vietnam e na Coréia do Sul webinares Cotton Brazil Outlook. Os eventos, que contaram com a presença de indústrias têxteis locais e empresas da cadeia, apresentaram as inovações e diferenciais do algodão brasileiro e também dialogaram com empresários dos respectivos países. Lideranças do setor juntamente com os Embaixadores do Brasil no Vietnã e na Coréia do Sul representaram o Brasil junto aos clientes internacionais.
- Cotton Brazil 2 – Cotton Brazil é uma iniciativa de promoção do algodão brasileiro no mercado internacional, capitaneada pela Abrapa, em parceria com Anea e Apex-Brasil. Cotton Brazil tem o objetivo de contribuir para levar o Brasil à liderança global nas exportações de algodão através de ações como eventos técnicos e promocionais; marketing digital com site em nove idiomas; redes sociais; marketing de relacionamento; inteligência de mercado; missões com compradores e vendedores; pesquisas e parcerias estratégias.
- Agenda – Na próxima semana teremos webinares Cotton Brazil Outlook na Turquia (2/Fev) e Bangladesh (4/Fev). Todos os eventos internacionais têm contado com apoio das Embaixadas do Brasil nos respectivos países.
- Beneficiamento 19/20 - A Abrapa informou que o beneficiamento da safra 2019/20 de algodão no Brasil está praticamente encerrado (99,6%), com Mato Grosso (99,8%) e Maranhão (86%) ainda por finalizar.
- Plantio 20/21 - Números até ontem: Mato Grosso: 32%; Bahia: 92%; Goiás: 91%; Minas Gerais: 88%; Mato Grosso do Sul: 97%; Maranhão: 78%; Piauí: 100%; São Paulo: 97%; Tocantins: 92% e Paraná: 100%. Média Brasil: 49% semeado
- Preços - Consulte tabela abaixo ⬇