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Sou de Algodão apresenta o 3º Desafio com a Casa de Criadores para estudantes de moda do Rio Grande do Norte e do Espírito Santo
18 de Setembro de 2023

Nos dias 12 e 15 de setembro, a gestora de relações institucionais do movimento Sou de Algodão, Manami Kawaguchi Torres, participou de dois webinars para divulgar o lançamento do 3º Desafio Sou de Algodão + Casa de Criadores. Os encontros ocorreram via plataforma Meet com 92 estudantes e 7 docentes dos cursos de moda da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e do Campus Vitória da Fundação de Assistência e Educação (FAESA). Entre os temas abordados, estiveram a apresentação geral do movimento Sou de Algodão e da Casa de Criadores, a explicação sobre os atributos da fibra e falas sobre como é a relação do público com o consumo responsável na moda, que busca pela transparência da produção, desde a origem até o produto final. O ponto alto da apresentação foi o conteúdo sobre o Desafio, que visa atrair estudantes de graduação em cursos superiores do Brasil todo e descobrir novos talentos para o mercado. Durante as apresentações, Manami esclareceu dúvidas dos participantes e explicou as regras da terceira edição deste concurso, destacando os principais pontos do regulamento e a premiação que contemplará os três primeiros colocados. Também no dia 12, Manami Kawaguchi Torres esteve em reunião com a coordenadora do curso de moda a ser iniciado no Senac Goiás, Ildeth Dias. Na ocasião, apresentou Sou de Algodão e o 3º Desafio com a Casa de Criadores à coordenadora, que ainda não conhecia o movimento de forma próxima. “Achei fantástico e consistente, o Desafio contempla todos os estados e regiões do Brasil. Quero muito que o Senac faça parte dessa ação logo no início do nosso curso, para que os alunos já tenham contato com o concurso, uma vez que minha percepção foi muito positiva”, declarou Ildeth. O vencedor desta edição ganhará R$30 mil e passará a fazer parte do line-up oficial, com um desfile exclusivo na edição seguinte da Casa de Criadores, e seu professor orientador receberá R$ 10 mil em bolsa de pesquisa. Já os 2º e 3º lugares ganharão uma quantidade de tecidos de algodão para trabalharem em novas criações, como incentivo ao empreendedorismo. Como se inscrever no 3º Desafio Sou de Algodão + Casa de Criadores Os interessados em participar devem realizar as inscrições no portal http://www.soudealgodao.com.br/desafio até o dia 30 de abril de 2024, podendo ser projetos individuais ou em duplas. Além disso, os trabalhos poderão ser dos segmentos de moda masculina, feminina, alta costura, prêt à porter, fitness, homewear/loungewear ou streetwear. Sobre Sou de Algodão É um movimento único no Brasil que nasceu em 2016 para despertar uma consciência coletiva em torno da moda e do consumo responsável. Para isso, a iniciativa une e valoriza os profissionais da cadeia do algodão, dialogando com o consumidor final com ações, conteúdo e parcerias com marcas e empresas. Outro propósito é informar e democratizar o Algodão Brasileiro Responsável (ABR), que segue rigorosos critérios ambientais, sociais e econômicos, representando 42% de toda a produção mundial de algodão sustentável. Abrace este movimento: Site: www.soudealgodao.com.br Facebook, Instagram, Youtube, LinkedIn e Pinterest: @soudealgodao

De onde vem o que eu como: Podcast G1 - Calça jeans
15 de Setembro de 2023

Sabe o que é uma das melhores coisas do algodão? É que ele e tudo o que vem dele tem história, e a calça jeans é um bom exemplo disso. O podcast “De onde vem o que eu como?”, do G1, mais uma vez, deu uma variada no “cardápio” e voltou ao guarda-roupa. Desta vez, para falar sobre a mais democrática, versátil e onipresente das peças de vestuário, a calça jeans: de onde veio, como evoluiu, como ganhou esse nome, dentre várias curiosidades bacanas. Mais que a história da própria roupa, o podcast também mostrou que a trajetória da calça jeans, desde a lavoura até nossas casas, pode ser rastreada. A diretora de Relações Institucionais da Abrapa, Silmara Ferraresi, foi uma das convidadas do programa, para falar sobre rastreabilidade, sustentabilidade e muito mais! Clique no link e ouça a entrevista completa. https://g1.globo.com/podcast/de-onde-vem-o-que-eu-como/

Boletim de Inteligência de Mercado Abrapa com as principais notícias do mundo do algodão
15 de Setembro de 2023

Destaque da Semana - Na última terça-feira (12/09) os EUA divulgaram o relatório de oferta e demanda de setembro e estimaram que o Brasil deve ter uma safra maior que a americana em 23/24 pela primeira vez na história. Algodão em NY - O contrato Dez/23 fechou nesta quinta 14/9 cotado a 87,80 U$c/lp (+2,8% na semana). O contrato Jul/24 fechou 87,66 U$c/lp (+2,7% na semana) e o Dez/24 a 80,66 (+1,8% na semana). Basis Ásia - O Basis médio do algodão brasileiro posto Leste da Ásia: 886 pts para embarque Out/Nov (Middling 1-1/8" (31-3-36), (fonte Cotlook 31/out/23). Altistas 1 - O Departamento de Agricultura dos EUA (USDA), em seu relatório de estimativas mundiais de oferta e demanda agrícola (WASDE) de setembro, projetou esta semana uma produção menor nos EUA e no mundo para 2023-24. Altistas 2 - Os preços do petróleo ultrapassaram os 94 dólares por barril, maior cotação deste nov/2022, tornando o poliéster substituto do algodão mais caro. Baixistas 1 - Apesar de algumas notícias positivas esta semana, a economia chinesa continua sendo um fator de preocupação. Baixistas 2 - As vendas líquidas de exportação dos EUA foram de 67.400 fardos de algodão para 23/24, uma queda de 21% em relação à semana anterior. As exportações de 118.200 fardos corridos caíram 33% na semana. Oferta e Demanda 1 - No relatório de estimativas mundiais de oferta e demanda agrícola do USDA de setembro a produção mundial foi reduzida em 375 mil toneladas, para 25,44 milhões, principalmente da Índia, EUA, Zona do Franco Africano e Grécia. Oferta e Demanda 2 - O consumo mundial foi reduzido em 231 mil toneladas, para 25,23 milhões, principalmente na Índia, Bangladesh e Vietnã. Oferta e Demanda 3 - Os estoques finais mundiais caem em 356 mil toneladas, para 19,59 milhões de toneladas, abaixo do ano anterior em 3,5%. O índice global de estoque/uso permanece em 78% (84% no ano anterior). Oferta e Demanda 4 - A estimativa de produção dos EUA do USDA de setembro para 23/24 ficou em 2,86 milhões de toneladas, uma redução significativa em relação aos 3,05 milhões indicados no relatório do mês passado. Oferta e Demanda 5 - Já a estimativa para a safra brasileira 23/24, que começará a ser plantada no final deste ano aumentou para 3,0 milhões de toneladas (+120 mil tons). EUA 1 -Relatório do USDA mostrou que a condição da safra de algodão continua delicada. Bom/excelente caiu novamente para 29% (-2%) e Ruim/muito Ruim se manteve em 41% EUA 2 - O Texas recebeu algumas chuvas. Apesar de já ser tarde, deve ajudar um pouco. China 1 - Com os preços de algodão importado mais atrativos e as empresas com acesso a mais quotas de importação, os leilões da Reserva Estatal da China não conseguiram atingir o nível de venda de 100% esta semana. China 2 - Hoje (15/9) apenas 65% dos lotes ofertados pela Reserva foram vendidos. No acumulado, já foram vendidas até 15/9 o total de 448.431 toneladas. Grécia - Inundações na Grécia na última semana causaram danos gigantescos. Além da crise humanitária, uma estimativa preliminar e cautelosa sugere que aproximadamente 500 mil toneladas de algodão foram perdidas. Austrália 1 - O Vietnã foi o maior destino único do algodão australiano em julho com 71.989 toneladas. No entanto, o volume enviado para a China novamente aumentou significativamente (para 44.524 toneladas). Austrália 2 - Entretanto, o algodão australiano exportado para a China ainda se acumula nos armazéns alfandegados nos portos. Austrália 3 - Compradores (incluindo uma estatal) que estão armazenando algodão australiano nos portos apostam que a proibição de três anos às importações acabará em breve, à medida que os laços diplomáticos e comerciais entre os dois países sejam restabelecidos. Exportações - O Brasil exportou 63,5 mil tons de algodão até a segunda semana de set/23. A média diária de embarque supera em 44% em comparação com o set/22. Colheita 2022/23 - Até o dia 15/09 foram colhidos: BA (92,7%), GO (97,3%), MA (98%); MG (97%), MS (100%); PR (100%), SP (99%), MT (100%), PI (99,85%) Total Brasil: 98% colhido. Beneficiamento 2022/23 - Até o dia 15/09 foram beneficiados : BA (61%), GO (73%), MA (28%) MG (63%), MS (59%); PR (88%), SP (99%), MT (40%), PI (45%) Total Brasil : 46% beneficiado. Preços - Consulte tabela abaixo ⬇ Este boletim é produzido pelo Cotton Brazil, programa da Abrapa. Contato: cottonbrazil@cottonbrazil.com

Relatório de Safra - setembro de 2023
15 de Setembro de 2023

Ultrapassar três milhões de toneladas na produção de algodão está cada dia mais próximo de se tornar realidade. Esta será a segunda vez que o Brasil atinge este marco histórico em sua secular cotonicultura. A primeira foi em 2019. Mas volume não é tudo. É preciso ver a “foto grande”. Confira, no Relatório da Safra de setembro, uma atualização deste finzinho de colheita no país, os rankings de exportação e importação, além das tendências e dos fatores relevantes que podem influenciar a conjuntura, em curto e médio prazo, no Brasil e no mundo. Clique no link e acesse o documento completo: Relatorio_safra_Abrapa.14set2023  

Abrapa marca presença na 15ª edição do Congresso de Marketing do Agro ABMRA
15 de Setembro de 2023

A Associação Brasileira de Marketing Rural e Agro (ABMRA) realizou na última quarta-feira (13), a 15ª edição do Congresso de Marketing do Agro ABMRA. O dia de atividades reuniu debates e trocas de conhecimento sobre as melhores práticas da comunicação para os profissionais que atuam no Agro e foi marcado por uma série de novidades para associados e entusiastas do setor. Silmara S. Ferraresi, diretora de Relações Institucionais da Abrapa, esteve presente representando a entidade e também o Movimento Sou de Algodão. Durante o evento, passaram pelo auditório 15 palestrantes, divididos em cinco painéis, compartilhando suas visões baseadas na prática sobre temas relacionados à branding, reputação de imagem, ESG, comunicação, tecnologia e a inovação. Um ponto importante do debate para o setor algodoeiro foi a fala de Ricardo Voltolini, CEO e fundador da consultoria Ideia Sustentável, que mencionou a fibra como exemplo de certificação socioambiental, ampliando a visibilidade e importância deste reconhecimento ao segmento. Entre os destaques dos temas, Silvia Massruhá, presidente da Embrapa, trouxe insights de projetos como o “Balanço Social”, material desenvolvido para auxiliar a criação de conexão com o público geral ao fornecer informações sobre as ações da empresa, bem como os seus efeitos e benefícios para a população. A presidente também explicou que documentos como esse ajudam a fortalecer a marca e a presença na sociedade. A executiva também trouxe o algodão em sua fala, apontando a importância da rastreabilidade da fibra no Brasil e como tal tecnologia é fundamental para o crescimento e desenvolvimento no mercado. Para Silmara S. Ferraresi, estar no Congresso é uma forma de fortalecer os laços com a comunicação e o mundo agro. "A Abrapa e o movimento Sou de Algodão já participam dos congressos da ABMRA, há algumas edições, pois são fóruns de extrema relevância para a discussão do marketing rural brasileiro. É um momento importante para a realização de networking e para conhecer cases que servem de benchmarking não só para o movimento Sou de Algodão, mas para o setor, como um todo. Estar na plateia e presenciar importantes formadores de opinião como Ricardo Voltolini e Silvia Massruhá citando o trabalho do algodão brasileiro nas áreas de sustentabilidade e rastreabilidade como referência nos dá muito orgulho e determinação para continuar buscando inovação”, comenta. Abrace este movimento: Site: www.soudealgodao.com.br Facebook, Instagram, Youtube, LinkedIn e Pinterest: @soudealgodao Contatos para pautas: Mariana Torelli - mariana.torelli@viracomunicacao.com.br - (11) 9 6397.6100 Carolina Felski - carolina.felski@viracomunicacao.com.br - (19) 99915.1321 Ariane Roque - ariane.roque@viracomunicacao.com.br - (19) 98195.7774 Thiago Rodrigues - thiago.rodrigues@viracomunicacao.com.br - (19) 9 9687.0812

Comitê Sou de Algodão avalia resultados do primeiro semestre e próximas ações
14 de Setembro de 2023

O comitê parabenizou os resultados e a constância do Sou de Algodão Na manhã desta terça-feira, 12/09, aconteceu o segundo encontro do ano do comitê do Sou de Algodão, constituído por representantes da Abrapa e por apoiadores platino do movimento, Bayer e FMC. Durante o encontro, foram apresentados os resultados alcançados durante o primeiro semestre de 2023, além dos andamentos nos principais projetos do ano. Estiveram presentes Alessandra Zanotto Costa, Júlio Cézar Busato, Silmara S. Ferraresi e Camila de Souza Preuss, representando a Abrapa. Eduardo Correa e João Tovajar pela Bayer; Érica Rodrigues e Sinara Ferreira, pela FMC e Luciano Thomé Castro, Augusto Lima e Silva e Manami Kawaguchi Torres pela Markestrat. Dentre os pontos debatidos, destacam-se as metas do ano e os resultados alcançados até julho deste ano, como: o lançamento do 3º Desafio Sou de Algodão + Casa de Criadores, do marketplace do movimento no Mercado Livre, de novos canais de comunicação em plataformas como TikTok e Spotify, e de novas coleções rastreáveis pelo programa SouABR com C&A e Almagrino. Houve destaque também para a adesão da Calvin Klein, da C&A e de outras 175 novas marcas parceiras ao movimento, no período. Foi atualizado, também, o andamento dos principais projetos que acontecerão até o final do ano. Alguns exemplos são a campanha do Dia Mundial do Algodão, que acontece no dia 7 de outubro, e o 2º desfile Sou de Algodão no SPFW (São Paulo Fashion Week). Durante toda a reunião, foi ressaltada a importância de comunicar as ações do agro para a sociedade. O comitê parabenizou os resultados e a constância do Sou de Algodão, reforçando que o movimento é referência para várias outras culturas do agronegócio no Brasil. Sobre Sou de Algodão É um movimento único no Brasil que nasceu em 2016 para despertar uma consciência coletiva em torno da moda e do consumo responsável. Para isso, a iniciativa une e valoriza os profissionais da cadeia do algodão, dialogando com o consumidor final com ações, conteúdo e parcerias com marcas e empresas. Outro propósito é informar e democratizar o Algodão Brasileiro Responsável (ABR), que segue rigorosos critérios ambientais, sociais e econômicos, com 84% da safra 20/21 com a certificação ABR. Abrace este movimento: Site: https: soudealgodao.com.br Facebook, Instagram, Youtube, LinkedIn e Pinterest: @soudealgodao Fonte: Abrapa Acesso em: A Mídia Eletrônica mais completa de Mato Grosso do Sul - Jovem Sul (jovemsulnews.com.br)

Comitê Sou de Algodão avalia resultados do primeiro semestre e próximas ações
13 de Setembro de 2023

Na manhã desta terça-feira, 12/09, aconteceu o segundo encontro do ano do comitê do Sou de Algodão, constituído por representantes da Abrapa e por apoiadores platino do movimento, Bayer e FMC. Durante o encontro, foram apresentados os resultados alcançados durante o primeiro semestre de 2023, além dos andamentos nos principais projetos do ano. Estiveram presentes Alessandra Zanotto Costa, Júlio Cézar Busato, Silmara S. Ferraresi e Camila de Souza Preuss, representando a Abrapa. Eduardo Correa e João Tovajar pela Bayer; Érica Rodrigues e Sinara Ferreira, pela FMC e Luciano Thomé Castro, Augusto Lima e Silva e Manami Kawaguchi Torres pela Markestrat. Dentre os pontos debatidos, destacam-se as metas do ano e os resultados alcançados até julho deste ano, como: o lançamento do 3º Desafio Sou de Algodão + Casa de Criadores, do marketplace do movimento no Mercado Livre, de novos canais de comunicação em plataformas como TikTok e Spotify, e de novas coleções rastreáveis pelo programa SouABR com C&A e Almagrino. Houve destaque também para a adesão da Calvin Klein, da C&A e de outras 175 novas marcas parceiras ao movimento, no período. Foi atualizado, também, o andamento dos principais projetos que acontecerão até o final do ano. Alguns exemplos são a campanha do Dia Mundial do Algodão, que acontece no dia 7 de outubro, e o 2º desfile Sou de Algodão no SPFW (São Paulo Fashion Week). Durante toda a reunião, foi ressaltada a importância de comunicar as ações do agro para a sociedade. O comitê parabenizou os resultados e a constância do Sou de Algodão, reforçando que o movimento é referência para várias outras culturas do agronegócio no Brasil. Sobre Sou de Algodão É um movimento único no Brasil que nasceu em 2016 para despertar uma consciência coletiva em torno da moda e do consumo responsável. Para isso, a iniciativa une e valoriza os profissionais da cadeia do algodão, dialogando com o consumidor final com ações, conteúdo e parcerias com marcas e empresas. Outro propósito é informar e democratizar o Algodão Brasileiro Responsável (ABR), que segue rigorosos critérios ambientais, sociais e econômicos, com 84% da safra 20/21 com a certificação ABR. Abrace este movimento: Site: https: soudealgodao.com.br Facebook, Instagram, Youtube, LinkedIn e Pinterest: @soudealgodao

Brasil pode ultrapassar EUA e se tornar o maior exportador de algodão
12 de Setembro de 2023

O Brasil está próximo de superar os Estados Unidos e liderar as exportações de algodão. O avanço do país latino em relação ao Norte-americano decorre da seca e do calor forte que atinge o Texas, principal responsável pela produção americana. Há uma década, o Brasil se tornou líder de vendas de soja e, em 2023, avançou no mercado de milho. A boa temporada brasileira, juntamente com a qualidade da plantação, deve garantir que o país ultrapasse os EUA em mais um produto. “Eles já coincidem basicamente nas estatísticas. Pude ver que o Brasil deve se tornar o exportador número 1 nesta temporada”, afirmou o diretor de gestão de risco da Plexus Cotton, Peter Egli. Os Estados Unidos e o Brasil são os maiores exportadores de algodão. Nesta temporada (2023 – 2024), a previsão é de que os EUA vendam 12,5 milhões de fardos. No entanto, acredita-se que esta estimativa ainda será reduzida Departamento de Agricultura americano (USDA) nesta terça-feira, o que aponta a futura liderança do Brasil – país com previsão de atingir 11,25 milhões de fardos exportados. Brasil tem “qualidade muito boa” De acordo com Petter Egli, a qualidade da fibra americana decaiu após a seca que atingiu o Texas. O estado, que apresentou o segundo verão mais quente já registrado este ano, é o principal produtor de algodão do país. Por isso, essa onda de calor, segundo dados do USDA, é responsável por classificar somente 11% da safra dos EUA como boa ou excelente. Enquanto a qualidade do país Norte-americano “não tem sido boa”, a brasileira, em decorrência aos seus padrões de chuva, é citada como “muito boa” por Egli. Próximos passos para liderar Segundo o superintendente do Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (Imea), Cleiton Gauer, acredita-se que os agricultores pretendem aumentar as plantações de algodão para o próximo ano. A decisão decorreria da baixa de preço do milho e da subsequente transferência da área de cultivo deste produto para o algodão. O superintendente ainda explica que, pelo país não “absorver toda a oferta”, a exportação brasileira deve continuar avançando. Maria Clara Pinheiro Ribeiro/R7 Acesso em: https://lorena.r7.com/categoria/Noticias/Brasil-pode-ultrapassar-EUA-e-se-tornar-o-maior-exportador-de-algodao