A Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa) participou, nesta terça-feira (4), de uma reunião com o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, representantes de entidades e do Instituto Pensar Agropecuária (IPA), em Brasília (DF), para apresentação do projeto coordenado pelo Mapa e pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), voltado para a participação do agro brasileiro na 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30), que ocorrerá de 10 a 21 de novembro, em Belém.
"Foi discutida a organização setorial do evento, com ênfase na recuperação de áreas degradadas por meio da agricultura, bem como nos temas de rastreabilidade e sustentabilidade. Todas as cadeias produtivas que participaram contribuíram com sugestões, ideias e boas práticas para a organização da exposição, que será realizada dentro da Embrapa, que terá um espaço no evento", explicou Marcio Portocarrero, diretor executivo da Abrapa, que representou a entidade na reunião, ao lado de Alexandre Schenkel.
A intenção é proporcionar aos convidados uma visão realista da agricultura brasileira nesses aspectos, além das estratégias para enfrentar a resistência de alguns setores da sociedade em relação à atividade agropecuária, abordando preocupações sobre meio ambiente e relações de trabalho. “A COP30 será um momento estratégico para demonstrar os avanços e compromissos do setor com a sustentabilidade e a inovação", destacou Portocarrero.
Na segunda-feira (3), Fávaro se reuniu com a diretoria da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA). Na ocasião, foram debatidos temas estratégicos como agricultura, pecuária, florestas e sistemas alimentares, além do Programa Nacional de Conversão de Pastagens Degradadas (PNCPD), que pode dobrar a produção agrícola nacional sem necessidade de desmatamento. Também foram discutidas as possibilidades de contribuição da Embrapa na aplicação de tecnologia e inovação no campo.
Na ocasião, o encontrou reuniu o secretário de Inovação, Desenvolvimento Sustentável, Irrigação e Cooperativismo, Pedro Neto; o secretário-executivo adjunto, Cleber Soares; o assessor especial do ministro, Carlos Augustin; e a presidente da Embrapa, Silvia Massruhá. Representando a Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), participaram o presidente Pedro Lupion, os senadores Tereza Cristina, Jaime Bagattoli e Zequinha Marinho.
Sobre a COP30
A 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30) é um dos mais importantes encontros globais sobre mudanças climáticas, reunindo líderes mundiais, cientistas, organizações não governamentais e representantes da sociedade civil. O evento tem como objetivo discutir soluções sustentáveis para enfrentar os desafios climáticos e promover a cooperação internacional na área ambiental.