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AgroRound: Google, Cibra, Abrapa e outras notícias do campo
19 de Setembro de 2022

A Google, empresa norte-americana de tecnologia, está lançando pela primeira vez no Brasil o seu programa "Google for Startups Accelerator" com o objetivo de impulsionar empresas que desenvolvem soluções ligadas à sustentabilidade. Nessa chegada, a companhia escolheu duas startups do agro para apoiar. Uma delas é a ManejeBem, agtech de Florianópolis (SC) que criou um software de assistência técnica que conecta produtores familiares à indústria e levanta dados ambientais, sociais e econômicos da comunidade rural. A outra selecionada é a Tarvo, sediada em Campinas (SP), que desenvolve estações e armadilhas automáticas para o monitoramento de pragas agrícolas. Ao longo de três meses, as agtechs receberão suporte do Google para aprimorar o conhecimento em ferramentas de nuvem, machine learning, anúncios e outras. Também serão realizadas mentorias para o desenvolvimento de lideranças. Cibra investe R$ 250 milhões para construir nova fábrica A Cibra, fabricante de fertilizantes de Camaçari (BA), anunciou nesta semana o investimento de R$ 250 milhões na construção de uma nova fábrica na região do Porto de Itaquí, em São Luís (MA). "A nova fábrica vai atender a uma região de alto crescimento da produção agrícola e de alto consumo de fertilizantes", diz Santiago Franco, CEO da Cibra. A empresa já adquiriu o terreno e prevê o início das operações no primeiro trimestre de 2024. A nova fábrica, num terreno de 100 mil metros quadrados, produzirá misturas tradicionais NPK e elementos simples. Uma vez inaugurada, ela vai gerar cerca de 300 postos de trabalho diretos ou indiretos. Bayer lança hub de experiências online A Bayer, multinacional alemã de nutrição, lançou dentro de seu site "Agro Bayer Brasil" uma nova funcionalidade chamada de "Área Logada", que funciona como um hub de experiências online. Na área, o agricultor conseguirá visualizar cotações de mercado em tempo real, podendo personalizá-las de acordo com a cultura de escolha, ler os destaques de mídia, ter acesso a boletins diários sobre o clima da sua região e receber outros conteúdos customizados. "Nos últimos anos, trabalhamos fortemente na digitalização da nossa relação com os clientes e parceiros", explica Vinicius Faião, diretor de experiência do cliente da divisão agrícola da Bayer. "Nossa prioridade é estar cada vez mais próximo dos agricultores, para que possamos entender suas dores e entregar soluçõe Marfrig lança e-commerce direto para consumidor A Marfrig, multinacional brasileira e uma das principais empresas do setor de proteína animal, lançou ontem (15) o seu primeiro e-commerce para vendas diretas ao consumidor. Com produtos da marca Bassi, Montana e PlantPlus Foods, a empresa atuará com entregas rápidas com o apoio de dark stores, estruturas que funcionam como ponto de armazenamento e coleta para entregas. "O e-commerce representa uma evolução dos negócios e complementa nosso modelo de negócio online, até agora concentrado na chamada venda B2B (business to business), para estabelecimentos comerciais (restaurantes, açougues, redes de lanchonetes)", diz Kátia Almeida, gerente nacional de marketing e trade marketing da Marfrig. A executiva afirma que ainda este ano a companhia planeja criar lojas online em plataformas como iFood e Rappi. Abrapa apresentará algodão responsável em Davos Durante a conferência anual da International Textile Manufacturers Federation, a ser realizada entre 18 e 20 de setembro em Davos, a Abrapa (Associação Brasileira dos Produtores de Algodão) apresentará o case da produção de algodão responsável no Brasil. "A conferência será uma plataforma ideal para a troca de conhecimento sobre as melhores práticas e a partilha de modelos bem-sucedidos", afirma Júlio Busato, presidente da entidade brasileira. "Pretendemos divulgar os investimentos feitos pelo setor em rastreabilidade não só da cadeia produtiva, mas também da cadeia têxtil com as informações de origem ao alcance do consumidor final". A fala da Abrapa será no painel do dia 18 que tratará especificamente sobre a fibra. A programação também prevê ainda discussões sobre o caminho para têxteis totalmente de base biológica até 2050. Basf doa R$ 1 milhão para instituições sociais A empresa química alemã Basf iniciou nesta semana a terceira edição da campanha "Doe alimentos para quem tem fome", que tem o objetivo de apoiar pessoas em situação de insegurança alimentar. A empresa está doando cerca de R$ 1 milhão para a compra de cestas básicas para famílias nas cidades da América do Sul onde está presente. No Brasil, a ação será realizada em parceria com a Cufa (Central Única das Favelas), para contribuir com o projeto "Mães da Favela", uma iniciativa de apoio às mulheres chefes de família em situação de vulnerabilidade social. "A campanha pretende proporcionar para essas mulheres o poder de escolha, pois assim as famílias conseguirão comprar o que precisam nos locais mais próximos de suas comunidades", afirma Caroline de Lima Santos, gerente de sustentabilidade da empresa para América do Sul. A campanha pretende impactar mais de 17 mil pessoas das cidades de Camaçari (BA), Jaboatão dos Guararapes (PE) e nas paulistas Guaratinguetá, Indaiatuba, Jacareí, São Bernardo do Campo, São Paulo e Santo Antônio de Posse. Mulheres do Agronegócio Brasil lança 8ª edição da campanha "Lenços do Agro" O Mulheres do Agronegócio Brasil, blog dedicado ao universo feminino do agro, lançou nesta semana uma nova edição da campanha "Lenços do Agro", que arrecada doações de lenços para presentear mulheres que enfrentam o tratamento de câncer. A campanha também aceitará doações de produtos para uso pessoal, como maquiagem, produtos higiênicos e de cuidados pessoais e bijuterias. "Todos esses itens possibilitam a melhora da autoestima das pacientes. Os lenços não curam o câncer, mas aproximam e acalentam", afirma Andrea Cordeiro, que idealizou a campanha após ter realizado cirurgias para a retirada de nódulos da mama, ovário e útero. "A descoberta dos nódulos me transformou e me impulsionou a intensificar completamente o meu envolvimento com a campanha." A coleta terá apoio do 7º Congresso Nacional das Mulheres do Agronegócio, tradicional evento que acontecerá nos dias 26 e 27 de outubro em São Paulo (SP). Além disso, também terá apoio de sindicatos, associações e empresas que querem ser pontos de coleta e/ou apoiadores financeiros. Minerva Foods exporta carne carbono neutro aos Emirados Árabes Unidos A Minerva Foods, uma das principais produtoras brasileiras de carne in natura, anunciou na quarta-feira (14) o embarque de carne Carbono Neutro a partir de suas operações no Uruguai, com destino aos Emirados Árabes Unidos. Para receber o selo CO2 Neutral, a produção passou pela mensuração de emissões com a compensação do excedente por meio de créditos de carbono, intermediada pela MyCarbon, subsidiária da Minerva Foods que atua no mercado de carbono. A contabilização incluiu as etapas da criação do produto, desde a produção na fazenda, até o transporte ao destino. Este é o segundo embarque de produto certificado carbono neutro realizado pela empresa neste ano. Suzano e Fundação BB apoiam produção de mel no Tocantins A Suzano, fabricante de bioprodutos desenvolvidos a partir do cultivo de eucalipto, fechou uma parceria com a Fundação Banco do Brasil, braço social do Banco do Brasil, para apoiar a agricultura familiar no Tocantins. A empresa e a entidade destinarão cerca de R$ 1,2 milhão a serem investidos em assistência técnica, materiais e na construção de uma unidade de beneficiamento de mel. Cerca de 800 pessoas devem ser beneficiadas com a iniciativa, que envolverá cinco associações e uma cooperativa. O projeto atuará nos municípios de Angico, Santa Terezinha do Tocantins, Riachinho, Nazaré e Darcinópolis, onde há famílias em situação de alta vulnerabilidade social. "Esse projeto de apicultura fortalecerá as associações com a consequência de uma melhoria das condições de vida das famílias, além da conservação ambiental'', afirma Cristina Gil, diretora executiva de sustentabilidade e comunicação da Suzano. São Paulo registra safra recorde de trigo No dia 14, a Câmara Setorial do Trigo de São Paulo divulgou na Cooperativa Agrícola de Capão Bonito, em Capão Bonito (SP), os resultados do setor no estado. A entidade apurou que a produção em território paulista chegou às 400 mil toneladas em 2022, volume recorde para o estado. "Conseguimos atingir as expectativas da safra paulista de produção de 400 mil toneladas de trigo e ainda esperamos ampliar essa quantidade, com alguns dados de produtores, cooperativas e cerealistas que ainda não foram contabilizados", afirma Ruy Zanardi, presidente da câmara. De acordo com Luciano Furlan, gestor da divisão trigo da ADM, o clima tem sido um importante fator para determinar o volume e a qualidade das safras pelo mundo. "A Argentina chama a atenção pois se encontra em uma situação bastante diferente em relação ao ano passado. Em 2022, devido à seca, apenas 17% da produção apresenta condições boas ou excelentes", compara. Viasat e Broto vão oferecer serviço de internet via satélite A empresa global de comunicações Viasat e a Broto, plataforma digital do Banco do Brasil para produtores rurais, anunciaram uma parceria para oferecer internet via satélite para pequenos e médios produtores ligados à plataforma. "Os produtores rurais clientes do Broto poderão ter conectividade para acessar ferramentas digitais essenciais para ajudá-los a permanecerem competitivos no mercado", pontua Leandro Gaunszer, diretor geral da Viasat Brasil. Segundo pesquisa da Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), 47,8% dos agricultores brasileiros apontam problemas ou falta de conexão à internet como dificuldade para acesso e uso das tecnologias digitais. E-ctare cria projeto para recuperação de áreas degradadas A E-ctare, agfintech de São Sebastião do Paraíso (MG), anunciou nesta semana a criação do projeto Recupera, que visa a plantação de milho consorciado com capim em parceria com produtores familiares do sertão do Nordeste. O objetivo é que o cereal resultante seja transformado em silagem e alimento para vacas leiteiras no período de seca onde não há pastagem disponível "Nos engajamos nesse desafio e criamos linhas de crédito para os produtores de leite aumentarem seu rebanho e crédito para infraestrutura", explica Marcell Salgado, CEO da startup. Os outros pilares ESG do projeto consistem em melhorar a renda dos produtores do sertão e levar mais informação e governança ao processo de crédito e a produção agrícola. "Não damos o peixe e sim a vara para o produtor pescar", afirma Salgado. Três Corações inclui cafeicultoras em concurso A Três Corações, produtora de café sediada em Eusébio (CE), está aceitando até o dia 21 de setembro as inscrições para o Concurso Florada Premiada, que premia cafeicultores em diferentes categorias. A novidade desta edição é que a premiação passa a ser oferecida também para cafeicultoras que cultivam café 100% canéforas (robusta e conilon). "O concurso é uma enorme oportunidade para que as produtoras se motivem e se desafiem a cultivar o seu melhor café", afirma Patrícia Carvalho, líder do projeto na empresa cearense. As primeiras colocadas receberão R$ 25 mil em dinheiro, terão o lote adquirido pelo dobro da cotação e ganharão uma viagem com acompanhante para a Colômbia. As segundas colocadas receberão R$ 15 mil e mais o valor da compra do lote pelo dobro da cotação. As produtoras classificadas em terceiro lugar serão premiadas com R$10 mil e a compra do lote pelo dobro da cotação. Capacidade brasileira de processamento de oleaginosas avança 4,1% A Abiove (Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais) divulgou nesta semana os resultados da "Pesquisa de Capacidade Instalada das Indústrias de Óleos Vegetais". Segundo a entidade, a capacidade total de processamento de oleaginosas cresceu 4,1% e atingiu 66,7 milhões de toneladas por ano em 2022. Com relação à capacidade ativa da indústria, verificou-se uma elevação de 5,0%, com aumento da participação de plantas em atividade no total do processamento de 88,0% em 2020, quando o último levantamento foi realizado, para 88,7% neste ano. A estratificação por tamanho de planta permitiu concluir que houve um incremento na capacidade das unidades de grande porte (acima de quatro mil toneladas produzidas por dia), saltando de 5,5 milhões de toneladas ao ano em 2020 para 8,7 milhões em 2022. Aurora Coop patrocina a 14ª edição de reality show A Aurora, cooperativa de Chapecó (SC) com 100 mil famílias filiadas, anunciou nesta semana que está patrocinando a 14ª edição do reality show A Fazenda. A empresa deve realizar ao longo do programa cerca de nove ações para promover visibilidade aos seus negócios que incluem a produção de carnes, lácteos e outros. "É uma oportunidade de comunicarmos a nossa origem no campo", afirma Ricardo Chueiri, head de marketing da cooperativa. "Participar de um dos realities de maior visibilidade do País traz relevância para a marca". Esta é a segunda vez que a cooperativa patrocina o reality show exibido pela Record TV. Agtech gera laudo socioambiental em poucos dias A Agrocheck, agtech sediada em São Paulo (SP), lançou uma tecnologia que gera entre três a cinco dias um laudo socioambiental completo com base em dados de qualquer área desejada de uma propriedade rural. "Fazemos análises individuais geradas por mais de 100 satélites de imageamento, atreladas a um banco de dados geoespacial que tem mais de um petabyte onde, além das imagens estão armazenados cerca de 9,5 milhões de registros de propriedades rurais; dados socioambientais, logísticos, jurídicos, financeiros", explica Alex Kalef, um dos diretores da startup. O laudo gerado pela startup analisa parâmetros importantes e fundamentais como a situação da inscrição no Cadastro Ambiental Rural e o zoneamento agrícola. ALTA e IICA fecham acordo para combustíveis de aviação sustentáveis A ALTA (Associação Latino-Americana e do Caribe de Transporte Aéreo) e o IICA (Instituto Interamericano de Cooperação sobre Agricultura) assinaram ontem (15) um acordo de cooperação no âmbito para fortalecer a implementação de produção, comercialização e uso de SAF (combustíveis sustentáveis de aviação). O acordo estabelece as bases para que ambas as organizações avancem na implementação conjunta da "Visão 2050" proposta pela Organização da Aviação Civil Internacional, que apela à indústria e outras partes interessadas que utilizem uma proporção significativa de SAF até 2050. "Os biocombustíveis tornaram-se uma importante ferramenta para a descarbonização do transporte e é o setor agrícola que fornece as matérias-primas fundamentais para industrializar e produzir esses combustíveis biológicos mais ecológicos", afirma Gabriel Delgado, coordenador da região sul e representante do IICA no Brasil Leia mais: AgroRound: Google, Cibra, Abrapa e outras notícias do campo - Forbes Mídia: Forbes – 16/09/2022

Colheita de algodão está praticamente finalizada no país, diz Abrapa
19 de Setembro de 2022

A colheita de algodão da safra 2021/22 alcançava na quinta-feira 99% da área plantada, segundo dados divulgados nesta sexta-feira, 16, pela Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa). A retirada da pluma do campo foi finalizada em Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, São Paulo, Piauí e Paraná, e chega a 99% da área na Bahia, a 98% em Goiás, 94% em Minas Gerais e 88% no Maranhão, conforme a entidade. A Abrapa informou também que 61% da pluma colhida no País havia sido beneficiada até ontem. Na Bahia, o porcentual chega a 75%; em Goiás, 81%; Maranhão, 39%; Mato Grosso do Sul, 82%; Mato Grosso, 56%; Minas Gerais, 71%; Piauí, 53%. Em São Paulo e no Paraná, o beneficiamento do algodão da safra 2021/11 foi finalizado. A associação lembrou que o Brasil exportou 47,8 mil toneladas de algodão nas duas primeiras semanas de setembro, tomando por base dados do Ministério da Economia. A média diária de embarque é 19,5% superior quando comparada à de setembro de 2021. Leia mais: Colheita de algodão está praticamente finalizada no país, diz Abrapa - ISTOÉ DINHEIRO (istoedinheiro.com.br) Algodão: colheita no Brasil atinge 99% da área, estima Abrapa (canalrural.com.br) Mídia: Istoé Dinheiro – 16/09/2022 Canal Rural – 19/09/2022

Boletim de Inteligência de Mercado Abrapa com as principais notícias do mundo do algodão
16 de Setembro de 2022

- Destaque da Semana – Até hoje a semana estava tranquila, mesmo com o relatório do USDA na segunda. Mercado agora em forte queda, já na expectativa da reunião do FED (Banco Central dos EUA) na semana que vem e com más notícias vindas da China. - Algodão em NY – O contrato Dez/22 fechou ontem a 103,29 U$c/lp (-0,53%). Referência para a safra 2022/23, o contrato Dez/23 era cotado a 82,86 U$c/lp (+0,66%) e o Dez/24 a 76,36 (+0,08%) para a safra 2023/24. - Preços (15/09) - O algodão brasileiro estava cotado a 124,75 U$c/lp (+100 pts) para embarque em Nov-Dez/22 (Middling 1-1/8" (31-3-36) posto Ásia (fonte Cotlook). - Altistas 1 – Finalmente, após algumas semanas de problemas técnicos, relatório de vendas de exportação do USDA é publicado. As vendas acumuladas para 2022/23 atingiram 1,96 milhão de toneladas, acima dos 1,51 milhão há um ano e da média de cinco anos de 1,81 milhão. - Altistas 2 – O relatório de oferta e demanda do USDA de setembro, divulgado dia 12, trouxe somente 100 mil toneladas a menos de consumo projetado para 22/23 (25,8 milhões de tons) do que a estimativa anterior. - Baixistas 1 – Entretanto, muitos analistas acreditam que o número ainda está alto. O USDA pode estar aguardando os dados de crescimento econômico a serem divulgados pelo FMI em outubro para ajustar seus números. - Baixistas 2 – A economia global pode enfrentar uma recessão no ano que vem causada por uma onda agressiva de aperto nas políticas de juros pelos principais bancos centrais do mundo, disse Banco Mundial esta semana. - Baixistas 3 – A notícia chega enquanto o Federal Reserve se prepara para reunião da próxima semana que poderá resultar em aumento das taxas de juros em até um ponto percentual. A maioria dos economistas, entretanto, vê uma alta de 75 pontos-base como mais provável. - Baixistas 4 – O dólar americano está no patamar mais alto em mais de 20 anos e o aumento nos juros no país deve contribuir para maior valorização da moeda e consequente enfraquecimento das commodities cotadas em dólar. - China – Segundo a Bloomberg, pesquisa recente mostrou que a previsão de crescimento econômico da China é agora de 3,5%, abaixo da estimativa anterior de 3,9%. Há instituições, como o Barclays, que estimam que o crescimento será mais baixo ainda: 2,6%. - China 2 – No campo geopolítico, a situação continua tensa entre China e EUA.  Esta semana Xi Jinping se encontrou com Vladimir Putin e, além disso, agência Reuters informou que os EUA estão considerando sanções contra a China para impedir invasão a Taiwan. - Bangladesh 1 - Queda na venda de jeans na Europa já atinge fabricantes em Bangladesh. As exportações de tecidos jeans e itens de vestuário caíram quase 40%, atingindo embarques de inverno. - Bangladesh 2 - De acordo com exportadores, com verões mais secos e inflação alta, varejistas e marcas internacionais estão retendo pedidos devido a estoque não vendido. - Turquia - Fiações turcas relatam baixa demanda por fio de algodão e estoques não vendidos estão se acumulando em armazéns. - Paquistão - O tamanho do estrago das enchentes no Paquistão continua sendo estimado.  Segundo uma entidade local, as entregas de algodão para beneficiamento em agosto caíram 14% e, para setembro, a queda pode ser ainda maior. - Exportações - De acordo com dados do Ministério da Economia, o Brasil exportou 47,8 mil tons de algodão nas duas primeiras semanas de setembro/22. A média diária de embarque é 19,5% superior quando comparado com setembro/21. - Colheita 2021/22 - Até ontem (15/09):  BA (99%); GO (98%); MS: (100%); MT (100%); MG (94%); SP (100%); PI (100%); MA (88%); PR (100%). Total Brasil: 99% colhido. - Beneficiamento 2021/22 - Até ontem (15/09):  BA (75%); GO (81%); MA (39%) MS (82%); MT (56%); MG (71%); SP (100%); PI (53%); PR (100%). Total Brasil: 61% beneficiado - Preços - Consulte tabela abaixo ⬇ Este boletim é produzido pelo Cotton Brazil, programa da Abrapa. Contato: cottonbrazil@cottonbrazil.com

Abrapa apresenta em evento internacional produção brasileira de algodão responsável
16 de Setembro de 2022

A cotonicultura brasileira estará presente na conferência anual da International Textile Manufacturers Federation (ITMF), evento anual do setor, em Davos, na Suíça, entre 18 e 20 de setembro. A entidade traz para o debate o tema "Mudanças Climáticas e uma Cadeia de Valor Têxtil Global Sustentável", com o intuito de chamar a atenção para os desafios de curto e médio prazo a serem vencidos pelo segmento. Segundo maior exportador da pluma e quarto produtor mundial, o Brasil, por meio da Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa), partilhará sua experiência na produção de uma fibra responsável, com ênfase na sustentabilidade como estratégia e apresentará o case da produção de algodão no Brasil. "A conferência será uma plataforma ideal para a troca de conhecimento sobre as melhores práticas e a partilha de modelos bem-sucedidos e é com esse intuito que mostraremos mais uma vez ao mercado global o que a cotonicultura nacional está fazendo em favor de uma produção responsável social e ambientalmente. Além disso, pretendemos divulgar os investimentos feitos pelo setor em rastreabilidade não só da cadeia produtiva, mas também da cadeia têxtil com as informações de origem ao alcance do consumidor final, por meio do programa SouABR, que já está em fase piloto no Brasil", destaca o presidente da Abrapa, Júlio Busato. A fala da Abrapa será no painel do dia 18 que tratará especificamente sobre a fibra e para abordar esse conhecimento, diferentes especialistas foram convidados, entre eles: o diretor de Relações Internacionais da Associação, Marcelo Duarte, que apresentará o case brasileiro na produção da pluma – "Sustentabilidade como estratégia: o caso da produção de algodão no Brasil". Duarte discorrerá sobre a evolução da pluma no País, especialmente na última década e mostrará as práticas responsáveis no cultivo, por meio do programa Algodão Brasileiro Responsável (ABR). Segundo o diretor, o ABR é um componente fundamental da trajetória de sucesso da produção brasileira de algodão. Em menos de duas décadas, 84% da safra brasileira é certificada pelo protocolo ABR, que consiste no cumprimento da legislação trabalhista, ambiental, além de boas práticas agrícolas e uso racional de insumos. Duarte dividirá o painel com Stephanie Silber, Bremen Cotton Exchange, da Alemanha (O mundo atual do algodão) e Marc Lewkowitz, Supima, EUA (Reconstruindo valor através da autenticidade). A programação também prevê ainda discussões sobre o caminho para têxteis totalmente de base biológica em 2050: das melhores fibras à reciclagem – desafios industriais, com a participação de Michiel Scheffer, Wageningen University & Research, Holanda; Interoperabilidade de metodologias e circuitos de reciclagem têxtil, por Pascal Denizart, CETI, França, e Tecnologia inovadora de reciclagem de polímeros, com Torsten Wintergerste, Sulzer / Worn Again Technologies, Suíça, entre outros tópicos e analistas especializados em comércio e comportamento de consumidores. A conferência será também marcada pelos Prémios ITMF 2022, com os quais a federação pretende reconhecer pessoas e empresas que se destacaram em duas áreas específicas: 'Inovação & Sustentabilidade' e 'Cooperação Internacional'. Confira a programação no link: https://www.itmf.org/conferences/annual-conference-2022 Leia mais: Abrapa apresenta em evento internacional produção brasileira de algodão responsável | Universo Agro (uagro.com.br) Abrapa apresentará na conferência anual do ITMF a produção brasileira de algodão responsável – Portal Campo e Negócios (campoenegocios.com.br) Mídia: Universo Agro – 15/09/2022 Campo & Negócios – 16/09/2022

Abrapa participa de reunião técnica sobre o programa de cooperação Brasil-FAO
16 de Setembro de 2022

A importância do Programa de Cooperação Internacional entre o Brasil, por meio da Agência Brasileira de Cooperação (ABC) e da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), esteve na pauta da terceira reunião do Comitê Consultivo, que se realizou nesta semana, entre os dias 12 e 14, em Santiago do Chile. O diretor Executivo da Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa), Marcio Portocarrero, participou dos debates e palestras sobre as ações realizadas para implementar e consolidar programas sustentáveis e definir as prioridades estratégicas da parceria entre Brasil e FAO para os próximos cinco anos em sintonia com o marco estratégico da organização e os interesses do governo brasileiro. Durante o evento, ocorreram apresentações sobre a visão da FAO e das instituições brasileiras participantes acerca do programa de cooperação. Também foi feito um balanço sobre as iniciativas realizadas e os resultados alcançados até o momento, além de discussões relativas à retomada da produção de algodão nos países sul-americanos, à regularização fundiária, à agricultura familiar e alimentação escolar. Ocorreu, ainda, um debate sobre as lições aprendidas e perspectivas futuras. O objetivo do encontro foi o de analisar o atual estado de implementação de projetos de Cooperação Brasil – FAO e compartilhar as lições aprendidas, definir as prioridades estratégicas da cooperação para os próximos cinco anos em estreita sintonia com o marco estratégico da FAO e os interesses do governo brasileiro, além de aprimorar os mecanismos de governança compartilhada de implementação conjunta e de comunicação estratégica do programa.  Além da Abrapa, estiveram presentes no encontro, representantes da Embrapa Algodão, INCRA, Secretaria de Agricultura familiar do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), da ABC, da FAO, do Ministério das Relações Exteriores (MRE), Associação Brasileiras das Entidades de Assistência Técnica e Extensão Rural, Pesquisa Agropecuária e Regularização Fundiária ( Asbraer) e Emater Paraíba.

Abrapa apresentará na conferência anual do ITMF a produção brasileira de algodão responsável
15 de Setembro de 2022

A cotonicultura brasileira estará presente na conferência anual da International Textile Manufacturers Federation (ITMF), evento anual do setor, em Davos, na Suíça, entre 18 e 20 de setembro. A entidade traz para o debate o tema "Mudanças Climáticas e uma Cadeia de Valor Têxtil Global Sustentável", com o intuito de chamar a atenção para os desafios de curto e médio prazo a serem vencidos pelo segmento. Segundo maior exportador da pluma e quarto produtor mundial, o Brasil, por meio da Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa), partilhará sua experiência na produção de uma fibra responsável, com ênfase na sustentabilidade como estratégia e apresentará o case da produção de algodão no Brasil. "A conferência será uma plataforma ideal para a troca de conhecimento sobre as melhores práticas e a partilha de modelos bem-sucedidos e é com esse intuito que mostraremos mais uma vez ao mercado global o que a cotonicultura nacional está fazendo em favor de uma produção responsável social e ambientalmente. Além disso, pretendemos divulgar os investimentos feitos pelo setor em rastreabilidade não só da cadeia produtiva, mas também da cadeia têxtil com as informações de origem ao alcance do consumidor final, por meio do programa SouABR, que já está em fase piloto no Brasil", destaca o presidente da Abrapa, Júlio Busato. A fala da Abrapa será no painel do dia 18 que tratará especificamente sobre a fibra e para abordar esse conhecimento, diferentes especialistas foram convidados, entre eles: o diretor de Relações Internacionais da Associação, Marcelo Duarte, que apresentará o case brasileiro na produção da pluma - "Sustentabilidade como estratégia: o caso da produção de algodão no Brasil". Duarte discorrerá sobre a evolução da pluma no País, especialmente na última década e mostrará as práticas responsáveis no cultivo, por meio do programa Algodão Brasileiro Responsável (ABR). Segundo o diretor, o ABR é um componente fundamental da trajetória de sucesso da produção brasileira de algodão. Em menos de duas décadas, 84% da safra brasileira é certificada pelo protocolo ABR, que consiste no cumprimento da legislação trabalhista, ambiental, além de boas práticas agrícolas e uso racional de insumos. Duarte dividirá o painel com Stephanie Silber, Bremen Cotton Exchange, da Alemanha (O mundo atual do algodão) e Marc Lewkowitz, Supima, EUA (Reconstruindo valor através da autenticidade). A programação também prevê ainda discussões sobre o caminho para têxteis totalmente de base biológica em 2050: das melhores fibras à reciclagem – desafios industriais, com a participação de Michiel Scheffer, Wageningen University & Research, Holanda; Interoperabilidade de metodologias e circuitos de reciclagem têxtil, por Pascal Denizart, CETI, França, e Tecnologia inovadora de reciclagem de polímeros, com Torsten Wintergerste, Sulzer / Worn Again Technologies, Suíça, entre outros tópicos e analistas especializados em comércio e comportamento de consumidores. A conferência será também marcada pelos Prémios ITMF 2022, com os quais a federação pretende reconhecer pessoas e empresas que se destacaram em duas áreas específicas: 'Inovação & Sustentabilidade' e 'Cooperação Internacional'. Confira a programação no link: https://www.itmf.org/conferences/annual-conference-2022

Colheita de algodão entra na reta final
15 de Setembro de 2022

Segundo dados da Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa), colheita da safra de algodão 21/22 no Brasil chegou a 98%. Para mais detalhes e um balanço de como foi o andamento da safra, acompanhe a entrevista do vice-presidente da Abrapa, Alexandre Schenkel. Assista aqui: https://www.youtube.com/watch?v=-zRSRzPzFbc Mídia: Terra Viva – 14/09/2022

Cotonicultura brasileira busca aprofundar e ampliar relações comerciais com Bangladesh
13 de Setembro de 2022

Com objetivos comuns, o de estreitar relações e aumentar as divisas comerciais, os produtores de algodão do Brasil e autoridades de Bangladesh têm trabalhado para intensificar o volume de negócios e investimentos mútuos. Com esse intuito, o presidente da Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa), Júlio Cézar Busato, compareceu a um jantar oferecido pela embaixadora Sadia Faizunnesa, na 'Casa de Bangladesh', na última sexta-feira (9), em Brasília. Também estiveram presentes o embaixador da Índia, Suresh K. Reddy, o embaixador da Indonésia, Edi Yusup e do Ministério de Relações Exteriores, o Secretário de Ásia, Pacífico e Rússia, embaixador Eduardo Paes Saboya, o diretor do Departamento de Energia e Agronegócios, ministro Alexandre Peña Ghisleni e o Diretor do Departamento para a Índia, Sul e Sudeste Asiático, ministro Roberto Goidanich. A embaixadora Sadia Faizunnesa, durante o encontro com o presidente da Abrapa, solicitou que ele facilitasse a exportação direta de algodão para Bangladesh, já que o país tem uma grande demanda por algodão. Vale ressaltar que, Bangladesh é o segundo maior exportador de roupas prontas para vestir e o segundo maior importador de algodão do mundo. Para o presidente da Abrapa, o estreitamento das relações é muito importante, ajuda a melhorar a imagem do setor, que produz uma fibra de qualidade e com responsabilidade ambiental e social, gerando riqueza, emprego e renda, além de abrir portas para maiores volumes de negociações da pluma nacional. Bangladesh é o mercado que mais cresce na importação mundial da pluma, juntamente com o Vietnã, mas que ainda compra pouco algodão brasileiro, comparativamente com outras regiões produtores. O fluxo comercial, referente ao algodão, entre os dois países, na safra passada, foi de 270 mil toneladas importadas. No atual ano comercial, entre agosto de 2021 e agosto de 2022, as exportações para o mercado somaram 184,0 mil toneladas. É o quinto maior importador do algodão brasileiro, mas é o segundo maior importador global de algodão. Não à toa, o Brasil está de olho em Bangladesh e trabalhando para ampliar a abertura de mais mercado e o surgimento de novas oportunidades de negócios, assim como com os demais países da Ásia, é o caso da Índia e da Indonésia que estavam presentes no encontro. As indústrias têxteis de Bangladesh, por exemplo, planejam expandir sua produção e com isso precisarão de mais algodão do que já consomem e por isso essa comunicação permanente com o país, segundo Busato. "É um mercado estrategicamente localizado no sul da Ásia e nós temos interesse de suprir as necessidades deles. Nós temos hoje uma posição muito importante no ranking mundial tanto na produção, quanto de exportação, temos uma fibra de qualidade e produzimos de maneira responsável, mas percebemos que existem muitos mitos sobre nossa produção e esses encontros são essenciais para mostrar nosso mercado", afirmou. No acumulado de agosto de 2021 a julho de 2022, a China foi o principal destino das vendas brasileiras (455 mil toneladas) e representou 27% das exportações acumuladas. A participação da China caiu em relação ao ano comercial anterior, quando foi o destino de 30% da pluma. Apesar do menor volume total exportado, 13 países aumentaram as importações, com destaque para Índia (12,7 mil toneladas), Filipinas (1,4 mil toneladas) e Portugal (1,4 mil toneladas). Bangladesch está na programação do setor para expandir as vendas e subir no ranking de maiores destinos da pluma nacional.