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Boletim de Inteligência de Mercado Abrapa com as principais notícias do mundo do algodão
21 de Julho de 2023

​ Destaque da Semana - Ondas de calor extremo em todo o Hemisfério Norte podem causar estragos em várias regiões produtoras.  China anuncia venda de estoques da Reserva. Algodão em NY - O contrato Dez/23 fechou nesta quinta 20/7 cotado a 84,31 U$c/lp (+3,2% na semana). Referências para a safra 2023/24, o contrato Jul/24 83,91 U$c/lp (+2,9% na semana) e o Dez/24 a 78,90 (+1,1% na semana). Basis Ásia - O Basis médio do algodão brasileiro posto Leste da Ásia: 925 pts para embarque Out/Nov (Middling 1-1/8"" (31-3-36), fonte Cotlook 13/jul/23). Altistas 1 – Embora seca este ano não seja um problema, o calor extremo está comprometendo as lavouras no oeste do Texas. Altistas 2 - A China também vem sofrendo com ondas de extremo calor. Nesta semana, províncias registraram temperaturas acima dos 50ºC. Altistas 3 - O governo da China anunciou que deve começar os leilões da Reserva ainda este mês, o que pode abrir espaço para mais algodão importado. Altistas 4 -  As cotações de algodão tiveram suporte vindo dos contratos de grãos, afetados pelas previsões de tempo seco no Meio-Oeste dos EUA e ataques aéreos russos a portos ucranianos, um dia depois de Putin anunciar o fim do acordo de exportação de grãos. Altistas 5 -  Por fim, o mercado financeiro também trouxe ventos favoráveis. Em Wall Street, o índice Dow Jones Industrial Average teve 9 fechamentos consecutivos em alta, uma das mais longas sequências desde setembro de 2019. Baixistas 1 – O Fed (Banco Central dos EUA) deve anunciar na próxima quarta (26/7) mais um aumento na taxa de juros do país. Baixistas 2 – Entretanto, muitos analistas acreditam que este deve ser o último aumento de juros do Fed, o que pode animar os mercados (se isso ficar claro nos discursos, será altista!). Baixistas 3 – As ações das redes de varejo de vestuário continuam extremamente pressionadas, impedindo-as de fazer grandes pedidos às indústrias. Safra EUA -  As condições das lavouras estão piorando: a classificação de bom/excelente caiu para 45% (-3%) e a classificação de ruim a muito ruim aumentou para 28% (+3%). China 1 - O governo chinês anunciou que iniciará leilões de estoques da Reserva Estatal. Os leilões diários estão programados para começar ainda este mês. China 2 - Observadores do mercado esperam que o programa de vendas envolva principalmente algodão importado, que agora compõem a maior parte dos suprimentos mantidos nas Reservas. China 3 - Os preços de algodão importado estão cada vez mais atraentes na China em comparação ao doméstico. Índia 1 - Dados do governo indiano mostram que quase 2,5 milhões de hectares foram plantados com algodão na semana passada. A área plantada até agora é de mais de 9,5 milhões de hectares. Índia 2 - A Índia é o segundo maior produtor de algodão do mundo, com expectativa de produzir em torno de 5,6 milhões de toneladas da fibra em 23/24 em uma área de 12,4 milhões de hectares. Apex Brasil – O convênio entre Abrapa e ApexBrasil foi renovado e assinado pelos presidentes das instituições Alexandre Schenkel e Jorge Viana no sábado (15), na Bahia. O objetivo é promover o algodão brasileiro no mercado internacional por meio do Cotton Brazil. Dia do Algodão – A Abrapa participou do Dia do Algodão, realizada pela Associação Baiana de Produtores de Algodão (Abapa) no dia 15. Mais de 1,3 mil pessoas estiverem presentes no evento que teve palestras e estações temáticas. Cotton Trip - A Abrapa realizou esta semana as Cotton Trips, eventos que mostraram a produção e beneficiamento de algodão brasileiro para jornalistas e influenciadores, representantes do Governo e das embaixadas e industriais. Missão Compradores - A Abrapa inicia, na próxima sexta (28), a Missão Compradores 2023. Serão 25 empresários que visitarão propriedades rurais em Mato Grosso, Goiás e Bahia para conhecerem de perto a produção, beneficiamento e classificação do algodão brasileiro. Exportações - O Brasil exportou 31,5 mil tons de algodão até a segunda semana de jul/23. Colheita 2022/23 - Até o dia 20/07 foram colhidos:  BA (30%), GO (38,28%), MA (25,9%); MG (26%), MS (24,4%); PR (98%), SP (91%), MT (11%), PI (57%), Total Brasil: 17,03% colhido. 🇧🇷 Beneficiamento 2022/23 - Até o dia 20/07 foram beneficiados: BA (20%), GO (13%), MG (9%), MS (3%);PR (20%), SP (83%), MT (1%), PI (7%).  Total Brasil: 5,61%  beneficiado. Preços - Consulte tabela abaixo ⬇ Este boletim é produzido pelo Cotton Brazil, programa da Abrapa. Contato: cottonbrazil@cottonbrazil.com "

Fiscais do Mapa são capacitados no Centro Brasileiro de Referência de Algodão (CBRA), da Abrapa
20 de Julho de 2023

O Centro Brasileiro de Referência em Análise de Algodão (CBRA), da Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa), concluiu nesta quarta-feira, dia 19 de julho, o treinamento para oito auditores fiscais federais agropecuários, do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), que irão atuar, nesta safra, na fiscalização dos laboratórios de classificação de algodão, que são monitorados pelo programa Standard Brasil HVI (SBRHVI) e Unidades de Beneficiamento de Algodão (UBA). ""O objetivo é fazê-los conhecer o Programa de Qualidade do Algodão Brasileiro – certificação voluntária/autocontrole – Mapa. Durante o treinamento de três dias, passamos para os técnicos do Mapa todos os detalhes do programa SBRHVI, o manual de qualidade do programa, e quais são os pontos críticos, desde a retirada das amostras até a emissão do laudo das análises com a checagem pelo Programa SBRHVI"", afirma Edson Mizoguchi, gestor do programa de qualidade da Abrapa. O Mapa supervisiona os laboratórios de análise de qualidade de fibra que atendem aos cotonicultores. Atualmente, são 12 unidades que prestam esse serviço. Trata-se de uma iniciativa que valoriza o autocontrole executado pelos beneficiadores de algodão e avaliados pelos laboratórios de classificação de algodão, que já são monitorados pelo programa SBRHVI. Segundo Cid Alexandre Rozo, auditor federal agropecuário do Mapa, a expectativa deste ano é de que 45% da produção seja certificada. ""O programa de certificação tem como objetivo criar e garantir a credibilidade das avaliações de qualidade do algodão brasileiro. Hoje, existe um sistema executado pela Abrapa que, a partir do momento da certificação, é auditado pelo Mapa em todos os processos. O Ministério chancela os atributos de qualidade de cada fardo, que passa a ter a garantia do governo federal, a partir do controle do processo"", explica. Além dos laboratórios, mais de 100 usinas de beneficiamento de algodão (UBA) também se credenciaram para fazer parte do programa. ""A gente imagina que esse credenciamento seja gradual, mas para esse ano é quase metade das usinas de beneficiamento. Isso representa em torno de 5 a 6 milhões de fardos de algodão"", diz Rozo. A expansão e a conquista de mercados internacionais dependem também da credibilidade do algodão brasileiro. A partir do momento que o mercado adquire confiança no programa, existe a expectativa de que aumente ou seja priorizada a compra do algodão de origem Brasil. O auditor fiscal afirma que existe a expectativa de reconhecimento da certificação brasileira pela aduana chinesa, ""o que, no caso, facilitaria a entrada do nosso produto"". O programa SBRHVI tem a qualidade como foco, padronizando a classificação instrumental do algodão e informatizando o acesso aos dados de classificação, equiparando nossos processos aos dos maiores produtores mundiais de algodão. 19.07.2023 Imprensa Abrapa Catarina Guedes – Assessora de Imprensa (71) 98881-8064 Monise Centurion – Jornalista Assistente (17) 99611-8019 Foto do banner: Carlos Rudiney/Abrapa

Cotton trip: uma viagem à produção do algodão brasileiro
19 de Julho de 2023

O Brasil é o segundo maior produtor de algodão do mundo, com 3 milhões de toneladas/ano, perdendo apenas para os Estados Unidos. A maior parte da produção vai para o exterior, especialmente para a China e o Vietnã. No mercado interno, a matéria-prima move a indústria têxtil e hoje já é rastreada desde o fardo até o produto final, graças a métodos de certificação da qualidade do processo. A convite da Abrapa (Associação Brasileira de Produtores de Algodão), visitamos, na quarta-feira (12), uma das 22 fazendas do grupo SLC Agricultura, em Goiás, uma espécie de fazenda modelo da produção de algodão. Na Fazenda Pamplona, foi possível conhecer de perto a plantação e a fábrica de beneficiamento. Do algodão, nada se desperdiça. Até o caroço é usado para a produção de óleos e ração animal. As sobras de qualidade inferior viram barbantes, panos de prato e outros tipos de artigos. Da pluma vem o fio, que vai abastecer a cadeia têxtil, em tecelagens e malharias. Todo fardo ganha um código de barras, que permite rastrear a origem do material. Para conquistar o selo de qualidade da Abrapa, todo algodão produzido no País passa por testes, e as fazendas precisam cumprir uma série de normas, que vão desde regras da legislação trabalhista até o uso de defensivos naturais e fertilizantes controlados. Iniciativa dos produtores, o movimento ‘Sou de Algodão’ nasceu com o objetivo de aproximar o consumidor final desse processo produtivo, chegando até as passarelas de moda. O Sou de Algodão é um movimento único no Brasil que nasceu em 2016 para despertar uma consciência coletiva em torno da moda e do consumo responsável. Para isso, a iniciativa une e valoriza os profissionais da cadeia produtiva do algodão da indústria têxtil, dialogando com o consumidor final por meio de ações, conteúdos e parcerias com marcas e empresas. Em um novo passo, foi criado o selo Sou ABR (sigla para “Algodão Brasileiro Responsável), que leva até a ponta da cadeia produtiva a certificação de qualidade com sustentabilidade em parceria com marcas como Reserva, Renner e C&A. As peças vêm com um QR Code que permite saber de qual fazenda vem o algodão que você está usando. O projeto Sou de Algodão também apoia estilistas independentes e promove desfiles, tanto na Casa de Criadores como no São Paulo Fashion Week, além de um concurso para jovens talentos, que movimenta estudantes das faculdades de moda. O objetivo, como sempre, é valorizar o algodão nacional e aproximar o consumidor de uma das matérias-primas mais utilizadas no vestuário. Deborah Bresser/PORTAL IG Acesso em: https://delas.ig.com.br/moda/2023-07-14/cotton-trip--algodao--producao.html#163585a0-b98a-4ba9-90d3-245a4e93f391    https://noticiasdaredacao.com.br/cotton-trip-uma-viagem-a-producao-do-algodao-brasileiro/ Cotton trip: uma viagem à produção do algodão brasileiro (dematogrosso.com.br) Cotton trip: uma viagem à produção do algodão brasileiro - FATO MT

Sou de Algodão promove Cotton Trip com jornalistas e influenciadores
19 de Julho de 2023

O movimento Sou de Algodão, iniciativa da Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa), acaba de realizar mais uma edição da Cotton Trip, uma experiência imersiva no mundo do algodão com 15 jornalistas de diversos segmentos e 16 influenciadores digitais. Com o objetivo de compartilhar o conhecimento sobre a fibra, desde o plantio até chegar ao consumidor, e de promover a produção responsável do algodão, diversos representantes e parceiros do movimento passaram três dias na Fazenda Pamplona, da SLC Agrícola, em Goiás. Quem esteve presente no evento, pôde conhecer mais sobre os programas de sustentabilidade, na produção da fibra, como o ABR (Algodão Brasileiro Responsável), ABR-UBA (Unidade de Beneficiamento de Algodão) e BCI (Better Cotton Initiative). Alguns dados foram apresentados aos convidados, como por exemplo, que o algodão necessita ser plantado em novembro para ser colhido no meio do ano, que o Mato Grosso é o maior produtor de algodão no Brasil – seguido da Bahia -, que a umidade máxima para colher o algodão é de 12%, e que em caso de chuva na época da colheita, o que é raro, o algodão perde a qualidade e o brilho. Além disso, os jornalistas e outros profissionais presentes puderam conhecer a lavoura, a biofábrica – onde aprenderam mais sobre o plantio, manejo e colheita do algodão – e também a algodoeira, para saberem como funciona o processo de beneficiamento do algodão. O jornalista de moda e editor-chefe da Nordestesse, Rener Oliveira, pontuou que a experiência foi única para o entendimento da cadeia produtiva como um todo e das técnicas de rastreabilidade que auxiliam na localização da matéria prima. “Para a moda, é importante termos iniciativas como Sou de Algodão por diversos motivos, desde a conscientização a ações em massa nas grandes varejistas até o apoio ao pequeno estilista ou marca”, disse. Para Silmara Ferraresi, gestora do Sou de Algodão, é importante abrir as portas de uma fazenda como a Pamplona, certificada ABR, para que jornalistas e formadores de opinião possam conhecer como e produzido o algodão brasileiro. “Queremos que eles tenham conhecimento do amplo trabalho da nossa cultura e nos ajudem a dividir isso com o público e o consumidor final”, declarou. Com o desejo de se aproximar ainda mais do público consumidor da moda nacional, Sou de Algodão está investindo cada vez mais no relacionamento com influenciadores digitais. Ana Hikari, criadora de conteúdo que esteve presente na Cotton Trip, no dia 13 de julho, declarou que a plantação de algodão é muito maior do que ela imaginava, e que é “muito bom ver as questões sociais que o movimento traz ao falar da produção de algodão”. A experiência também foi muito positiva para jornalistas do agronegócio, como indica Janaína Honorato Melo, do Globo Rural. “Achei muito importante participar disso tudo, porque nós, jornalistas de revista, não estamos in loco para fazer coberturas. Por isso me animei para vir, para conhecer mais sobre a cultura do algodão. Eu me surpreendi, é tudo muito gigante, organizado, minucioso e bem cuidado”, contou. A Cotton Trip também inspira um consumo mais consciente e responsável, como conta Isabella Aredes, jornalista de moda do portal Steal the Look. “Como uma entusiasta de processos, fiquei encantada com a experiência de explorar a algodoeira e a lavoura da fazenda. Fomos recebidos de maneira excepcional e os funcionários de diversas áreas estavam sempre disponíveis para esclarecer nossas dúvidas sobre o processo. Saio dessa experiência completamente convencida, não apenas a consumir algodão nacional, mas também a priorizar peças certificadas”, afirmou. O movimento Sou de Algodão está crescendo e ganhando ainda mais reconhecimento dos jornalistas e formadores de opinião do Brasil. Este ano, atingiu o número de 1.300 marcas parceiras e, além disso, está presente nos maiores eventos de moda do país, com desfiles exclusivos no SPFW (São Paulo Fashion Week) e apoio a estilistas na Casa de Criadores. Sobre Sou de Algodão É um movimento único no Brasil que nasceu em 2016 para despertar uma consciência coletiva em torno da moda e do consumo responsável. Para isso, a iniciativa une e valoriza os profissionais da cadeia do algodão, dialogando com o consumidor final com ações, conteúdo e parcerias com marcas e empresas. Outro propósito é informar e democratizar o Algodão Brasileiro Responsável (ABR), que segue rigorosos critérios ambientais, sociais e econômicos, com 84% da safra 20/21 com a certificação ABR. Siga Sou de Algodão: Site: www.soudealgodao.com.br Redes sociais: @soudealgodao Fonte: Abrapa Acesso em: https://jovemsulnews.com.br/noticias/sou-de-algodao-promove-cotton-trip-com-jornalistas-e-influenciadores/ "

ALGODÃO: ABRAPA E APEXBRASIL RENOVAM PROGRAMA COTTON BRAZIL
19 de Julho de 2023

O presidente da Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa), Alexandre Schenkel, e o presidente da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), Jorge Viana, oficializaram a renovação do convênio para o programa Cotton Brazil, de promoção do algodão brasileiro no mercado internacional. O termo de comprometimento foi assinado durante o Dia do Algodão em Correntina (BA), no sábado (15). Segundo Schenkel, nesta próxima etapa, o investimento será de R$ 24 milhões para os próximos 24 meses, sendo R$ 10,5 milhões da Apex e R$ 13,5 milhões da Abrapa. A parceria se iniciou em dezembro de 2019. Na primeira fase, com duração de 18 meses, o aporte foi de R$ 5,9 milhões, sendo 48% da Apex e 52% da Abrapa. Em seguida, o acordo foi estendido por mais 24 meses, com recursos de R$ 18 milhões, 49% da Apex e 51% da Abrapa. ""Nesses quatro anos de parceria, foram muitos os desafios enfrentados, mas as ações têm levado o algodão brasileiro a ser reconhecido no mercado internacional"", disse Schenkel. Segundo o representante, entre as conquistas do projeto até o momento estão a participação em eventos internacionais, missões de visita a compradores no exterior e recepção de industriais estrangeiros ao Brasil, parcerias com entidades chinesas, divulgação com foco em inovação, sustentabilidade e manejo biológico, além do avanço em indicadores de sustentabilidade da cotonicultura brasileira e certificação de agricultura regenerativa. ""Nesta nova etapa, além da manutenção de todas as ações executadas até agora, traremos importantes inovações para o escopo do projeto com foco na sustentabilidade, desenvolvimento regional, equidade de gênero e capacitação de pequenos produtores. Iniciaremos um novo plano de comunicação e aproximação com as grandes marcas globais, apresentando os pilares de qualidade, rastreabilidade e sustentabilidade do algodão brasileiro"", disse Schenkel. O presidente da Abrapa havia dito, em conversa prévia com jornalistas, que o programa começaria a promover o algodão brasileiro entre as grandes marcas de varejo no exterior. ""Precisamos que eles peçam para a indústria na Ásia que compre o algodão brasileiro"", afirmou. ""Estamos mostrando o que a gente faz aqui, e hoje a rastreabilidade é uma grande vantagem que temos."" Conforme Schenkel, recentemente representantes da Zara visitaram Mato Grosso e Bahia para conhecer a produção local, e, no sentido oposto, a Abrapa foi a Amsterdam participar de evento da certificação Better Cotton em que apresentou a marcas como Adidas, Boss, Nike, C&A, Ikea e PVH os resultados do Brasil. O País produz 42% do algodão chancelado no mundo pela Better Cotton Initiative (BCI), que atesta a fibra produzida em padrões responsáveis. ""É importante esse relacionamento porque eles mostram para nós onde querem chegar"", disse o presidente da associação, se referindo às metas de sustentabilidade na cadeia de fornecimento das empresas. Conforme o presidente da Apex, Jorge Viana, fora o valor do convênio do Cotton Brazil, o País provavelmente ""à parte"" terá de desembolsar uma ""soma grande"" em virtude da disputa ""desigual"" com os Estados Unidos, maior concorrente do algodão brasileiro. ""Os EUA estão fazendo um movimento político forte junto com as grandes confecções do mundo para reservar mercado, e vencer isso não é fácil."" Viana reiterou aos cotonicultores do oeste baiano o desejo do governo de trabalhar em conjunto. ""A última eleição passou, e a próxima está longe. Temos que dar as mãos e trabalhar, é isso que o presidente Lula me orientou a fazer e que estou fazendo na Apex. Vamos juntar todo mundo que quer trabalhar"", disse Viana, que antecipou a possibilidade de o governo anunciar ""ainda este ano"" a duplicação da rodovia que liga Barreiras a Luís Eduardo Magalhães, na Bahia, uma demanda dos produtores locais. *A repórter viajou a convite da Abrapa e da Abapa Acesso em: http://broadcast.com.br/cadernos/financeiro/?id=TkF3NXVrbzY5Z09xVnZ4d0I2UWRHZz09

Relatório de Safra - julho de 2023
18 de Julho de 2023

​O que está acontecendo e o que vem por aí, da produção ao consumo de algodão, no Brasil e no mundo, você acompanha na edição de julho do Relatório da Safra da Abrapa. Informações claras e precisas, para embasar as suas decisões. Aos cotonicultores, aproveitamos para desejar uma excelente colheita. Clique no link e confira!   FINAL.Relatorio_safra_Abrapa.jul2023

Em evento na Bahia, ApexBrasil assinou um Termo de Cooperação para promover o algodão brasileiro no mundo
18 de Julho de 2023

A ApexBrasil marcou presença em Correntina/BA e assinou um Termo de Cooperação para promover o algodão brasileiro para o mundo. Jorge Viana, presidente da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), visitou plantações de algodão na cidade e participou do Dia do Algodão, um evento realizado pela Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa), no sábado, 15 de julho, na Fazenda Panorama do grupo SLC Agrícola. O Dia do Algodão é considerado o maior encontro relacionado à fibra na região Nordeste e foi sediado na Fazenda Panorama do Grupo SLC Agrícola. Além do presidente da ApexBrasil, o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, e o presidente da Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa), Alexandre Schenkel, também participaram do evento. O anfitrião e presidente da Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa), Luiz Carlos Bergamaschi, considera o evento extremamente relevante para impulsionar o setor. Bergamaschi explica: 'A diferença é que, ao invés de falarmos apenas sobre temas técnicos, o Dia do Algodão da Abapa expande as discussões para questões muito importantes para o agronegócio do algodão, como mercado, sustentabilidade, qualidade, rastreabilidade, agricultura no futuro e até moda.' A ApexBrasil esteve presente no evento para assinar um Termo de Compromisso com a Abrapa, sua parceira, com o objetivo de investir na promoção do algodão brasileiro no mercado internacional. A renovação da parceria entre ApexBrasil e a Abrapa terá duração de dois anos. “Agora, com esse novo convênio com a ApexBrasil, tenho certeza de que conseguiremos promover nosso algodão em conjunto com grandes marcas varejistas do mundo. Isso fará com que nossa pluma seja reconhecida, levando ao consumidor o reconhecimento da sustentabilidade e da rastreabilidade que o algodão brasileiro possui, além de sempre nos preocuparmos com a questão social”, disse Alexandre Schenkel, presidente da Abrapa. O governador da Bahia também esteve presente e agradeceu a participação da ApexBrasil: 'A presença de Jorge Viana aqui mostra que a Apex será parceira do algodão baiano, o que é muito importante para os produtores e para o nosso estado. Temos um produto de primeira qualidade que o mundo precisa conhecer', afirmou Jerônimo Rodrigues. Estamos assinando aqui um Termo de Compromisso para um convênio no valor de mais de 10 milhões de reais que serão investidos no trabalho para tornar o Nordeste brasileiro o número 1 do mundo quando o assunto for algodão. Essa é a vontade do presidente Lula, do vice-presidente e ministro Geraldo Alckmin e de todo o nosso governo. Aqui temos um algodão com rastreabilidade e preocupação ambiental, econômica e social. A Bahia dá o exemplo e nós vamos levar isso para o mundo. Dia do Algodão O Dia do Algodão acontece em uma lavoura. O evento atrai produtores de diversos estados do país, representantes da cadeia produtiva, além da comunidade científica e estudantes. É uma oportunidade de adquirir conhecimento, aprender sobre tecnologias e novas formas de manejo para tornar a atividade cada vez mais competitiva e sustentável. Cotton Brazil O Projeto setorial entre a ApexBrasil e a Abrapa chama-se Cotton Brazil e visa valorizar o preço médio do produto brasileiro no mercado internacional, reforçando os pilares de qualidade, sustentabilidade e rastreabilidade. Além disso, para o próximo biênio, a ideia é iniciar relacionamento com marcas globais e investir em ações de qualificação e participação de pequenos produtores, sobretudo do Nordeste, e de mulheres na promoção internacional. Acesso em: https://apexbrasil.com.br/br/pt/conteudo/noticias/Dia-do-algodao-termo-cooperacao-promocao-algodao-brasileiro.html  

Abrapa renova acordo para impulsionar exportações de algodão
18 de Julho de 2023

No último sábado (15), um importante convênio foi renovado entre a Abrapa, a Associação Brasileira dos Produtores de Algodão, e a ApexBrasil, Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos. O evento de assinatura ocorreu em Correntina, no Oeste da Bahia, e contou com a presença dos presidentes das instituições, Alexandre Schenkel e Jorge Viana. O principal objetivo desse convênio é promover o algodão brasileiro no mercado internacional. Para isso, a ApexBrasil e a Abrapa contribuirão com um montante significativo: R$10 milhões e R$13 milhões, respectivamente, totalizando R$23 milhões, que serão empregados na participação em feiras, atração de compradores e apoio aos produtores que já desempenham sua parte. Jorge Viana, presidente da ApexBrasil, ressaltou a parceria com o projeto Cotton Brasil, que também conta com a ANEA, a Associação Nacional dos Exportadores de Algodão. Além disso, visam expandir o alcance do algodão brasileiro, trabalhando com grandes indústrias asiáticas e renomadas marcas varejistas em um futuro próximo. O evento foi prestigiado pelo governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, e representantes de entidades que discutiram a qualidade do algodão brasileiro, certificado através dos Programas ABR – Algodão Brasileiro Responsável. O governador destacou a capacidade do estado de atender tanto o mercado interno quanto o mercado de exportação, enaltecendo o potencial de crescimento da produção. Organizado pela Abapa, entidade responsável pelo evento, aproximadamente 1.400 pessoas participaram dessa edição, que teve como objetivo aproximar os visitantes da realidade da produção do algodão baiano. Essa iniciativa tem sido fundamental para agregar valor, conhecimento e proporcionar uma melhor compreensão sobre o algodão brasileiro, seus processos e benefícios, reforçando seu destaque no cenário global. O presidente da Abapa, Luiz Carlos Bergamaschi, expressou sua satisfação em oferecer essa experiência aos visitantes. Acesso em: https://www.canalrural.com.br/bahia/abrapa-renova-acordo-para-impulsionar-exportacoes-do-algodao/