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Porque o mundo precisa de mais algodão
04 de Dezembro de 2023

No cenário atual, em que os reflexos das mudanças climáticas estão sendo sentidos diariamente pelas pessoas ao redor do mundo, o algodão é a opção mais sustentável disponível. Matéria-prima natural, de menor impacto ambiental e 100% biodegradável, ele tem perdido espaço no comércio global para as fibras sintéticas (mais baratas, mais poluidoras e menos duráveis). Durante a 28ª edição da Conferência de Mudanças Climáticas (COP) da Organização das Nações Unidas, que ocorre até 12 de dezembro em Dubai (EAU), o Brasil quer mostrar que essa história pode - e deve - ser mudada. “O consumidor prefere o algodão, porque é mais confortável, mais fresco ao vestir e tem mais qualidade. O agricultor quer continuar produzindo, porque já aprendeu a cultivar de forma responsável, minimizando impactos e criando ativos ambientais que ajudam na gestão climática”, explica Alexandre Schenkel, presidente da Associação Brasileira de Produtores de Algodão (Abrapa). Durante a COP28, o diretor de Relações Internacionais da Abrapa, Marcelo Duarte Monteiro, estará no painel “Diálogos de Produção Verde: Revelando Práticas Sustentáveis e Histórias de Sucesso em Carne Bovina e Algodão”. Será no dia 10/12 ao meio-dia (hora local). Há pelo menos três anos, a Abrapa tem levado para a COP cases de sustentabilidade e transparência da cotonicultura brasileira. Neste ano, a presença terá função dupla. A primeira missão é mostrar como o modelo de produção de algodão brasileiro pode contribuir para o desafio das mudanças climáticas. Em segundo lugar, o objetivo é apresentar o sistema de rastreabilidade total dos fardos – que acompanha, com transparência, a jornada do produto desde as fazendas de origem até as indústrias, permitindo também o monitoramento dos benefícios ambientais do algodão. “Entre as fibras têxteis de maior apelo comercial, o algodão é o que menos emite dióxido de carbono (CO²)”, pontua o diretor da Abrapa, citando dados de 2018 do International Cotton Advisory Committee (ICAC). Ele lembra que, hoje, o País se destaca por ter mais de 80% de toda sua produção com certificação socioambiental. “Nas últimas décadas, o brasileiro desenvolveu um jeito próprio de cultivar. Aliamos eficiência, fazendo rotação de culturas e adotando a agricultura regenerativa, à responsabilidade. Quando a fazenda adere ao nosso protocolo de certificação socioambiental, ela se torna um ambiente seguro e digno para as pessoas trabalharem e também uma unidade de preservação ambiental, sem deixar de ser rentável”, afirma o diretor. O protocolo citado por ele é o programa Algodão Brasileiro Responsável (ABR), instituído em 2012 e que, hoje, abrange 82% de toda a produção nacional de algodão. A Scheffer, empresa agropecuária de Mato Grosso, possui fazendas certificadas pelo protocolo ABR. O sucesso de suas práticas regenerativas, totalmente rastreáveis, também será apresentado no painel da Abrapa pela diretora Comercial, Financeira e de Sustentabilidade da Scheffer, Fabiana Furlan. “Toda nossa produção é monitorada da lavoura até o embarque, e os fardos que são exportados são rastreáveis por radiofrequência. Essa transparência é fundamental para que o mercado saiba que, no Brasil, o algodão é responsável e tem qualidade”, antecipa a executiva. Dados do United States Departament of Agriculture (USDA) posicionam o Brasil como terceiro maior produtor e segundo maior exportador de pluma no mundo. Estimativas da Associação Nacional dos Exportadores de Algodão (Anea) indicam que, entre julho de 2023 e junho de 2024, as exportações somarão 2,4 milhões de toneladas – 60% a mais que no ciclo anterior. A presença da Abrapa na COP28 atende a convite da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil). Ao lado da Anea, Abrapa e Apex-Brasil desenvolvem o Cotton Brazil – marca que representa a cadeia produtiva do algodão no mundo. Além da Abrapa, a Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carne (Abiec) participa do painel com cases sobre a produção de carne brasileira.

Agro brasileiro vai conquistar mais um pódio e com o dobro de produtividade dos EUA
04 de Dezembro de 2023

Texas ou Mato Grosso? Se fosse um campeonato por pontos corridos, os dois estados estariam medindo forças na disputa pelo título de maior região exportadora de algodão do mundo. Enquanto o Texas responde por 42% da produção dos Estados Unidos, líder dos embarques, o Mato Grosso representa sozinho 70% das plantações de algodão do Brasil, vice-líder no comércio internacional. Analistas do mercado do algodão já dão como favas contadas: o Brasil em pouco tempo vai assumir o posto de maior exportador, e o algodão entrará para o seleto grupo de commodities em que o país é número 1 nas trocas globais. Já estão nesta lista soja, celulose, açúcar, frango, carne bovina, café e milho. O que torna o desempenho brasileiro mais notável no algodão é que o cultivo empresarial começou em terras mato-grossenses há cerca de 30 anos, enquanto os campos brancos do Cotton Belt compõem o cenário do Sul dos Estados Unidos há mais de 200 anos. Neste embate entre o tradicional e o moderno, o Centro-Oeste brasileiro vem embalado por clima favorável, tecnologia de ponta e alta profissionalização dos produtores, devendo ampliar a área plantada em 8,4% no ciclo 2022/23. Já os concorrentes americanos sofrem com estiagens seguidas, perda de qualidade da pluma e de clientes, voltando-se para outros cultivos. No Texas, a projeção do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) é de que a área cultivada com algodão irá encolher 21% na próxima temporada. Liderança nas exportações de algodão é questão de tempo Assim, no ciclo de 2023/24 o Brasil pela primeira vez deverá superar a produção de algodão dos Estados Unidos, alcançando 3,17 milhões de toneladas, contra 2,85 milhões. Essa virada histórica vai levar a um emparelhamento com os rivais nas exportações, com projeção de que os EUA ainda sigam ligeiramente à frente, com 2,66 milhões de toneladas embarcadas contra 2,57 milhões, segundo o USDA. À primeira vista, podem parecer conquistas temporárias, devido a contingências climáticas. Analisados mais de perto, no entanto, os números revelam claras tendências inversas envolvendo os dois países. Cultivando quase o dobro da área dedicada ao algodão no Brasil – 3,24 milhões de hectares contra 1,7 milhão – os americanos colhem menos do que os concorrentes do hemisfério Sul. Isso se explica porque a produtividade brasileira, mesmo com 95% das lavouras sem irrigação, é o dobro da americana, que irriga 20% da área. Por aqui, colhe-se em média 1.900 kg por hectare, e, por lá, próximo de 900 kg por hectare. “Ambos têm na China o principal cliente. A cada ano as exportações americanas vêm caindo, e as brasileiras o oposto, aumentando. A previsão é de que os EUA continuem a enfrentar seca nos próximos anos, tendo que diminuir suas exportações. Isso cria incerteza no mercado e dá oportunidade para o Brasil ter um market-share ainda maior”, avalia Lucy Farrand, analista da trader de commodities Czarnikow, de Londres. Quase 90% do algodão brasileiro tem selo sustentável Nesta disputa de mercado, a sustentabilidade é ao mesmo tempo o maior desafio e a maior oportunidade para os produtores de algodão. E nesse quesito a liderança global é tupiniquim. O selo de sustentabilidade Better Cotton Initiative (BCI), com sede na Suíça, já certifica 84% da produção brasileira, diante de uma média global de apenas 22%. “É um índice extremamente alto que mostra que a cadeia de fornecedores é sustentável no Brasil e está funcionando, e é isso que as empresas procuram no momento. A cadeia produtiva precisa ser rastreável, você precisa saber a origem do algodão. Há ainda muito trabalho a ser feito, mas o Brasil, com certeza, lidera esse processo”, aponta Farrand. Além do diferencial de sustentabilidade certificada, o cotonicultor Alexandre Schenkel, presidente da Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa), sublinha três fatores que impulsionam a pluma nacional: solo plano e mecanizável, clima propício e agricultores altamente profissionais. Outra vantagem competitiva importante do Cerrado é que 65% da colheita está na safrinha ou “double-crop”. É a segunda safra do ano, cultivada logo após a colheita da soja. “Temos uma safra de alimentos seguida por outra de fibra. Isso dá uma vantagem ao Brasil e nós conseguimos produzir o dobro”, aponta Schenkel. O fato de as chuvas “cortarem” no Brasil Central por volta do mês de maio é outro aliado do algodão, que praticamente nunca tem perda de qualidade por excesso de umidade na colheita. “Isso também ajuda no brilho e na cor do algodão, desde que se tenha feito o manejo correto”, explica. Cotonicultor é empresário e cultiva em larga escala Variedades resistentes a pragas e doenças, mecanização de ponta a ponta, solo e clima favoráveis contribuem para o sucesso do algodão brasileiro. Mas não explicam tudo, observa Miguel Faus, presidente da Associação Nacional dos Exportadores de Algodão (Anea). “O mais importante é a seriedade do produtor brasileiro. A gente está bem à frente deles. Temos empresários que buscam o resultado, mas respeitando todas as questões. O perfil do produtor americano médio é mais acomodado, às vezes está esperando dar uma quebra de safra para ganhar o seguro que eles têm lá. O foco aqui são áreas maiores e, em termos de competitividade, estamos bem à frente, por mais que as pessoas acreditem que isso não seja possível”, afirmou. Se a China é o maior consumidor global de algodão, a Índia é o maior produtor, mas com índices de produtividade ainda muito baixos. A média indiana é de 447 kg por hectare, contra uma média brasileira quase quatro vezes maior. Esse desempenho faz com que o agronegócio da pluma tenha um efeito poupa-terra no Brasil. "No passado a gente produzia muito pouco algodão em 3 milhões de hectares no semiárido e 1 milhão em São Paulo e no Paraná. Precisávamos de 4 milhões para abastecer o mercado interno. Hoje plantamos 1,7 milhão de hectares, abastecemos o mercado interno e ainda somos o segundo maior exportador mundial", destaca Alderi Emídio de Araújo, chefe-geral da Embrapa Algodão, na Paraíba. Em termos de qualidade do produto, o algodão “Made in Brazil” já teria se equiparado e até superado a concorrência estadunidense, mas ainda falta espraiar esta informação aos mercados internacionais. Miguel Faus, da Anea, aponta que o algodão brasileiro está construindo uma relação de confiança com os clientes, e isso leva tempo. “O algodão americano tem o green card, que é o governo que garante. As fiações confiam nele por causa disso. O algodão australiano não tem isso, mas o mercado já reconhece como de qualidade superior. E nós estamos criando confiabilidade. Cada negócio é importante, dentro de cada país você tem fiações que compram algodão bom, médio e ruim. É preciso conhecer a fábrica, conhecer o dono”, sublinhou. Além de conhecer as idiossincrasias dos clientes em visitas técnicas, os cotonicultores têm estimulado o caminho inverso, organizando excursões de compradores às fazendas brasileiras, para que vejam in loco as práticas sustentáveis. Mais recentemente, no início do ano, a estratégia se ampliou para o marketing junto às grandes marcas, e estiveram no Centro-Oeste em visitas a campo diretores da Zara e da Levi Strauss & Co. Acesso em: Algodão brasileiro deve ultrapassar os EUA, com dobro de produtividade (gazetadopovo.com.br)

ALGODÃO PELO MUNDO #47/2023
01 de Dezembro de 2023

Destaque da Semana - Novembro é o terceiro mês seguido de queda de preços de algodão no mercado, devido à fraca demanda e altos juros. Esta semana começa a COP 28 e o algodão do Brasil estará representado em Dubai. Algodão em NY - O contrato Mar/24 fechou nesta quinta 30/11 cotado a 80,06 U$c/lp (-1,0% na semana). O contrato Jul/24 fechou 81,28 U$c/lp (-0,7% na semana) e o Dez/24 a 77,63 (-0,4% na semana). Basis Ásia - O Basis médio do algodão brasileiro posto Leste da Ásia: 891 pts para embarque Out/Nov (Middling 1-1/8" (31-3-36), fonte Cotlook 30/nov/23). Altistas 1 - O governo chinês reduziu mais uma vez as estimativas para a safra de algodão local este ano (23/24). A safra foi estimada em 5,66 milhões de toneladas, 15,8% a menos que o ano anterior. Altistas 2 - Importações chinesas, principalmente para repor os estoques da Reserva Estatal, tem mantido a estabilidade nos preços internacionais recentemente. Baixistas 1 - No mercado “real” chinês, a situação é bem diferente. Agentes relatam fraca demanda e em queda. Baixistas 2 - Indústrias chinesas estão com quota de importação sobrando e estão cogitando parar antes para o Ano Novo Chinês (em fevereiro de 2024) devido à baixa demanda. Paquistão - A colheita de algodão foi finalizada no Paquistão. Produtores optaram por vender gradualmente a produção para não pressionar os preços. EUA - A colheita nos Estados Unidos está em 83% da área, em linha com o ano anterior e quatro pontos percentuais acima da média de cinco anos. Austrália - Em mais um sinal de melhora nas relações entre Austrália e China, o Governo Chinês sinalizou que poderá remover impostos de importação para vinhos do país da Oceania. COP 28 1 - Durante a COP28 da ONU, que ocorre de 30/11 a 12/12 em Dubai (EAU), a Abrapa participa do painel “Green Production Dialogues: Unveiling Sustainable Practices and Success stories in Beef and Cotton”, no dia 10/12 ao meio-dia (hora local). COP 28 2 - O painel do algodão brasileiro destacará a importância do algodão para uma cadeia têxtil mais sustentável. Os painelistas do setor serão Marcelo Duarte (Abrapa) e Fabiana Furlan (Scheffer). ICAC - Esta semana ocorre em Mumbai, na Índia, o encontro anual de uma das principais entidades do algodão do mundo, o ICAC. O ex-presidente da Abrapa e presidente da Agopa, Haroldo Cunha, representa a Abrapa. Premiação 1 - O Cotton Brazil ganhou o 2º lugar na categoria “Ações Dia de Campo” na 21ª Mostra de Comunicação Agro ABMRA, com a Buyer's Mission, missão para compradores internacionais do algodão brasileiro. Premiação 2 - O movimento Sou de Algodão também levou o 2º lugar na categoria “Projetos Digitais”, com o Programa SouABR, rastreável da semente ao guarda-roupa. Exportações - Hoje à tarde serão divulgados os dados de exportações totais de nov/23. Beneficiamento 2022/23 - Até o dia 30/11 foram beneficiados: BA (97%), GO (100%), MA (78%), MG (98%), MS (99%); PR (100%), SP (100%), MT (88%), PI (83%) Total Brasil : 90% beneficiado. Plantio 2023/24 - Até o dia 30/11 foram cultivados: SP (62%); MG (15%), GO (2%) e PR (70%) Total Brasil: 0,72% 📉📈 Preços - Consulte tabela abaixo ⬇ tabela de cotacao 30.11 Este boletim é produzido pelo Cotton Brazil, programa da Abrapa. Contato: cottonbrazil@cottonbrazil.com

Pesquisadores apresentam estratégicas para combater fibras curtas
01 de Dezembro de 2023

Os pesquisadores Jean Belot, do Instituto Mato-Grossense do Algodão (IMAmt), e João Paulo Saraiva, da Embrapa Algodão, apresentaram, na quarta-feira (29), no escritório da Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa) e online, os resultados do projeto de pesquisa sobre os principais fatores envolvidos na geração do conteúdo de fibras curtas no algodão brasileiro, para os representantes dos 12 laboratórios que fazem parte do Programa Standard Brasil HVI (SBRHVI), e membros do Grupo de Trabalho (GT) de Qualidade e do GT de Comercialização, da entidade que representa os cotonicultores. Perceptível apenas na análise instrumental, em máquinas do tipo HVI, as fibras curtas são uma das mais recorrentes queixas do mercado em relação ao produto nacional e impactam diretamente no preço da commodity. Na reunião, os resultados foram analisados no contexto da confiabilidade dos laudos de HVI e da tabela de “ágio e deságio” da Associação Nacional dos Exportadores de Algodão (Anea). Para as fiações, as fibras curtas comprometem os processos e geram perdas de matéria-prima e de produtividade. Nos últimos anos, o Brasil está intensificando os investimentos para identificar as principais origens do problema, que podem começar já na escolha da variedade, e passam pelos tratos culturais e pelo manejo no beneficiamento. Segundo Edson Mizoguchi, gestor do Programa Standard Brasil HVI (SBRHVI), as fibras curtas são detectáveis em análises instrumentais realizadas por máquinas HVI, obtidas a partir de um algoritmo usando diversos parâmetros gerados pelo equipamento. “Apesar do SFI do algodão brasileiro estar melhorando, a percepção pela indústria ainda não é favorável. Por isso, desde 2021, a Abrapa investe na pesquisa a fim de identificar a origem do problema e levantar medidas para mitigá-lo”, afirmou. Dentre as possíveis causas, Belot destacou a importância de escolher melhor as variedades usadas, privilegiando aquelas com menor potencial de geração de fibras curtas. “É possível reduzir o SFC ainda no campo, com manejo adequado, executado por mão de obra especializada. É importante pontuar que a boa maturidade da fibra é um dos fatores fundamentais para evitar a fibra curta”, aponta. Além disso, o pesquisador destacou que monitorar os processos de beneficiamento, adequando-os à qualidade inicial do algodão em caroço processado, ajuda a gerar menos fibras curtas. “Uma das chaves do sucesso é de ter uma ótima integração entre o campo e a algodoeira”, finalizou.     Foto: Uster

Abrapa colabora com pesquisa norte-americana sobre condições de trabalho no Brasil
01 de Dezembro de 2023

O diretor executivo da Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa), Marcio Portocarrero, recebeu a visita da representante do Departamento do Trabalho dos Estados Unidos, Jacqueline Jesus, no dia 29 de novembro, na sede da entidade, em Brasília. O encontro teve como objetivo a apresentação da pesquisa em andamento, realizada em parceria com o governo brasileiro, sobre as condições de trabalho no país, e a solicitação de colaboração da Abrapa. Durante o encontro, Portocarrero apresentou pilares de trabalho desenvolvidos pela entidade e disse que a Abrapa irá colaborar com a pesquisa, disponibilizando de dados relacionados à cadeia do algodão. “Atualmente, 86% das fazendas produtoras da pluma possuem certificação socioambiental, por meio do Programa Algodão Brasileiro Responsável (ABR). Essa certificação atesta o cumprimento das leis trabalhistas e a ausência de práticas de trabalho escravo nas lavouras”, afirmou.

Cotonicultores brasileiros são destaque em avenida famosa de Nova York
30 de Novembro de 2023

Com o slogan “Nossa fibra veste o mundo”, produtores brasileiros de algodão estão sendo homenageados na Times Square, famosa e icônica área comercial e de entretenimento localizada no coração de Manhattan, em Nova York, nos Estados Unidos. Em uma tela de led gigante, próximo à Nasdaq (bolsa eletrônica de valores), doze cotonicultores, que juntos cultivam mais de 100 mil hectares da pluma, terão seus rostos e nomes estampados até o dia 18 de dezembro, período de intensa movimentação turística no local. Inédita, a ação é uma iniciativa da Girassol Agrícola, empresa líder na produção de sementes de algodão, e teve início nesta segunda-feira, 27. Além do slogan, já utilizado pela empresa há cerca de três anos, durante 15 segundos os painéis mostram um dos homenageados vestidos como verdadeiros astronautas do campo. A comparação é uma alusão ao trabalho do produtor e defende que este tem muitos pontos em comum com o profissional do espaço. “Ambos trabalham com riscos, com situações que nem sempre controlam, mas estão diariamente buscando ganhos futuros para a humanidade. Com relação ao agricultor é a produção de alimentos para toda a população” explica Rodrigo Lopes, gerente de marketing da Girassol Agrícola. O objetivo, segundo o profissional, é homenagear o cotonicultor brasileiro nessa grande vitrine que é a Times Square, onde o “mundo” poderá ver, demonstrando dessa forma o orgulho de trabalhar com a cultura e tê-lo como parceiro. “Sabemos que o cultivo do algodão é de alto investimento, e de alto risco também. São poucos os produtores que tomam essa decisão e para isso eles precisam reservar áreas de muito valor em suas propriedades, que levam uma série de investimentos, e não só de máquinas, mas sim de conhecimento, pois é uma cultura que exportamos, que não é nativa do Brasil”, comenta. Kriss Corso, um dos diretores à frente do Grupo JCN, que cultiva 15 mil hectares de algodão em Mato Grosso e em Mato Grosso do Sul, é um dos homenageados e vê a iniciativa como um reconhecimento a toda a classe agrícola. “Acredito que toda homenagem para o agricultor é muito válida, sabendo as dificuldades que enfrentamos a cada safra e o empenho colocado a cada ciclo. Fico muito feliz por ser um dos escolhidos para representar os produtores de algodão, que têm um desafio enorme com o nível de profissionalismo, gestão e adoção de novas tecnologias para seguir em evolução a cada ano”, frisa. Ele relembra que o Grupo teve início em 1967 com o plantio de algodão em São Paulo, expandiu para o Centro-Oeste em 1996, com área em Chapadão do Sul, e destaca o legado de seu avô. “Eu dedico essa ação para aquele que me ensinou a ter amor por essa cultura, meu avô Josué Corso Netto. E também não posso deixar de falar do meu professor e diretor agrícola do Grupo JCN, Elson Aparecido Esteves e aqueles que ajudaram a desenvolver a agricultura e especialmente o cultivo de algodão, Jonas Guerra (In memorian) e Enrique Rojas Puyu (In memorian), além de todos os agricultores espalhados pelo nosso País”, acrescenta. Momento promissor De acordo com a Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa), a estimativa de produção para a safra 2022/2023 é de 3,23 milhões de toneladas de pluma neste ciclo, uma alta de 26,5% em relação à safra passada, 2021/2022. Ainda segundo o último Relatório de Safra da entidade, de 14 de novembro, para 2023/24 as estimativas apontam para um crescimento de 8,4% na área plantada com algodão em todo o País, que deve chegar a 1,81 milhão de hectares. A produção é preliminarmente aguardada para alcançar 3,29 milhões de toneladas, 2% a mais em relação à safra recém-colhida. Em Mato Grosso, maior produtor nacional da pluma, o Imea - Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária, estima uma área de 1,31 milhão de hectares para a temporada futura, com aumento de 9,10% ante a safra 2022/23. O cenário climático, que dificultou o início da safra de soja e a expansão das áreas, está sendo preponderante para a decisão de dar lugar ao algodão na primeira safra. Além disso, há indecisões com relação ao plantio do milho, favorecendo também a cotonicultura. “Hoje, será uma saída (o plantio do algodão) para o aumento de receita do produtor”, pontua Lopes, da Girassol. Qualidade e mercado internacional O Brasil está na terceira colocação no ranking dos maiores produtores mundiais de algodão, para a temporada 2023/24, de acordo com o USDA. É o primeiro ano-safra em que a produção brasileira supera a americana. Com relação à exportação, o Brasil permanece como segundo colocado nas previsões desse período, com estimativa de vender para outros países (de ago/23 a jul/24) o montante de 2,40 milhões de toneladas. Os números são a prova de que a qualidade do algodão brasileiro é reconhecida internacionalmente e esse aspecto tem ganhado relevância através do trabalho de promoção comercial feito lá fora. Programas como o Cotton Brazil da Abrapa, com apoio da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos - Apex-Brasil e da Anea - Associação Nacional dos Exportadores de Algodão, representam um novo passo da pluma brasileira no mercado global. Outra característica interessante é que o algodão nacional é a primeira cadeia produtiva a ser certificada por autocontrole no país. A certificação voluntária reforça a autenticidade dos laudos de análise por instrumento de alto volume do tipo HVI, o tipo de classificação mais utilizada nas transações com algodão em todo o mundo. Girassol Agrícola - Há mais de 40 anos no mercado, a Girassol Agrícola iniciou suas atividades em 1982 no Estado de Mato Grosso, na região da Serra da Petrovina. Consolidada como uma das melhores e mais produtivas empresas do agronegócio brasileiro, atualmente, as principais atividades do grupo se concentram na produção e comercialização de sementes de soja, milho, algodão e reflorestamento de eucalipto, utilizando alta tecnologia de produção e máquinas de última geração. São quatro unidades de produção em MT, nos municípios de Pedra Preta (Serra da Petrovina), Jaciara, Torixoréu e Aripuanã, além de duas unidades de produção terceirizadas nos estados de Goiás e Bahia.   Fonte: Primeira Hora

Sou de Algodão e Cotton Brazil são premiados com dois pratas na 21ª Mostra ABMRA
30 de Novembro de 2023

O movimento Sou de Algodão, iniciativa da Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa), foi um dos destaques na 21ª Mostra de Comunicação Agro ABMRA, promovido pela Associação Brasileira de Marketing Rural e Agro, ao receber o prêmio prata na categoria “Projetos Digitais”, com o Programa SouABR, rastreável da semana ao guarda-roupa. Cotton Brazil também esteve presente e ganhou o segundo lugar ao concorrer com iniciativas de “Ações Dia de Campo”, com a Buyer's Mission, missão para compradores internacionais do algodão brasileiro. O anúncio foi realizado na quarta-feira (29/11), durante cerimônia transmitida pelo canal do YouTube da ABMRA. Para Silmara Ferraresi, diretora de relações institucionais da Abrapa e gestora do movimento Sou de Algodão, receber esse reconhecimento é um marco significativo. “O nosso programa de rastreabilidade ganhou pela segunda vez consecutiva, sendo que ano passado tivemos a medalha de bronze. Isso reflete o nosso compromisso com a transparência da cadeia e com a inovação digital. Por isso, vamos renovar nosso empenho em conectar o campo com o consumidor final e promover a cultura do nosso algodão brasileiro cada vez mais consciente e responsável”. Neste ano, Sou de Algodão também concorreu em outras categorias. Em “Filme ou campanha para TV, cinema ou plataformas digitais: dia mundial do algodão”, o vídeo desenvolvido para o Dia Mundial do Algodão de 2022, com a participação da jornalista Maria Prata, foi o escolhido para representar. Para conferir, clique aqui. Já em  “campanhas de valorização do agro”, o desfile que aconteceu no São Paulo Fashion Week (SPFW), do ano passado, foi a aposta do movimento. Confira os looks apresentados aqui. Os canais de comunicação digital do Sou de Algodão (site, mídias sociais, e-mail e WhatsApp) estavam concorrendo como “projetos de conteúdo em qualquer plataforma de mídia”. Essa foi a terceira edição consecutiva em que o movimento foi contemplado no evento. Em 2022, foram conquistados os troféus “Espantalho de Ouro” na categoria “Campanha Promocional/Varejo/Campanha de PDV” e prêmio bronze em “Projeto Digitais”. Todos estavam relacionados com o lançamento do Programa SouABR e o desenvolvimento do sistema de blockchain, que permite que o consumidor, através da leitura de um QR Code na etiqueta, acesse toda a trajetória do algodão certificado ABR e as empresas envolvidas na produção da peça rastreável. Mostra de Comunicação Agro ABMRA  A Mostra de Comunicação Agro ABMRA tem o objetivo de contribuir para o aprimoramento das técnicas e gestão da comunicação do agronegócio por meio da premiação de profissionais, empresas e instituições. O prêmio tem caráter nacional e contempla, em 15 categorias, peças, campanhas, programas e cases, desenvolvidos e divulgados no país. Fundada em 1979, a Associação Brasileira de Marketing Rural e Agronegócio (ABMR), reúne cooperativas, indústrias fornecedoras dos principais insumos, bens e serviços, veículos de comunicação, agências de propaganda, empresas de pesquisa e empresas de consultoria especializadas no agronegócio. Seu objetivo é fomentar o conhecimento e as boas práticas no marketing agro, nas suas várias cadeias e segmentos do mercado, buscando um melhor entendimento do seu valor pela sociedade em geral. Abrace este movimento:  Site: www.soudealgodao.com.br Facebook, Instagram, Youtube, LinkedIn e Pinterest: @soudealgodao

Abrapa e CBRA em recesso, nos dias 30/11 e 01/12/2023, em função do feriado distrital: Dia do Evangélico
30 de Novembro de 2023

A Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa) e o Centro Brasileiro de Referência em Análise de Algodão (CBRA) estarão em recesso, nos dias 30/11 e 01/12/2023, em função do feriado distrital: Dia do Evangélico. As atividades serão retomadas em 04/12/2023 (segunda-feira), no horário normal de funcionamento.