notícias
Maximalismo, brilho e mais: veja destaques da SPFW N58
22 de Outubro de 2024A 58ª edição da São Paulo Fashion Week (SPFW), considerada a maior semana de moda da América Latina, chegou ao fim na tarde desta segunda-feira (21). Confira abaixo alguns dos maiores destaques da temporada. Durante oito dias, mais de 40 marcas apresentaram suas respectivas coleções em diferentes locações espalhadas pela capital paulista — sempre esbanjando um toque de autenticidade para exaltar a produção nacional. Da abertura com Alexandre Herchcovitch, com uma modelagem inspirada nos anos 1970, passando pela ancestralidade reverenciada por Luis Claudio, nome por trás da marca Apartamento 03, à coleção “Celebração”, de Isaac Silva. A ancestralidade de Apartamento 03 Para apresentar sua coleção “Grão”, que celebra o café e o legado deixado pelos ancestrais, o diretor criativo apostou em uma apresentação iniciada por uma série de looks brancos de linho, com alguns bordados que remetiam às plantações em fazendas. As sobreposições também ganharam destaque, acompanhadas de saias plissadas em cima de calças, combo de alfaiataria e vestidos mais leves e soltos. Manualidades de Sou de Algodão Em seu terceiro desfile na SPFW, o movimento Sou de Algodão se debruçou diante das manualidades brasileiras, envolvendo um time de 12 estilistas parceiros. São eles: Adriana Meire, Ateliê Mão de Mãe, Catarina Mina, David Lee, Heloisa Faria, Igor Dadona, João Pimenta, Martins, Ronaldo Silvestre, Thear, Walério Araújo e Weider Silverio. Na passarela, cada um ficou responsável pela criação de dois modelitos, a bordo de técnicas como crochê, tricô, macramê – sendo o algodão 70% da matéria-prima utilizada. Tendências da vez na estreia do Meli Pela primeira vez na temporada de moda, o Mercado Livre mostrou uma coleção com curadoria do stylist Daniel Ueda – responsável por looks de Anitta – em uma mistura de diversas tendências virais entre a geração Z, como alfaiataria, esporte, rock e country. Isa Silva celebra 10 anos de Isaac Silva A passarela de Isa Silva se transformou em uma verdadeira festa para adiantar a celebração dos 10 anos da marca. Mantendo a estética comemorativa, o público acompanhou um casting de modelos e personalidades da comunidade LGBTQIAP+, que trajaram conjuntos de crochê – referenciando Oxum – macacões, jaquetas com o slogan “Acredite no seu Axé” e outros detalhes delicados. Walério Araújo embala o público com Turma da Mônica Para o desfile que surgiu como uma extensão da festa de aniversário de Walério Araújo, o estilista levou ao público na sequência de looks inspirados no clássico Turma da Mônica, com vestidos curtos, usados pelas personagens de Mônica e Magali, além de saias e outros itens com tule.
Grafismo e mais tendências de beleza que saíram da passarela da SPFW
22 de Outubro de 2024A 58ª edição da São Paulo Fashion Week (SPFW) chegou ao fim nesta segunda-feira (21), apresentando uma série de tendências de beleza que devem influenciar o verão 2025. Peles cada vez mais hidratadas, com a proposta de ressaltar a naturalidade, sem abrir mão do toque sofisticado e criativo, é uma das apostas para a estação mais quente do ano. Além disso, iluminadores coloridos — que vão da região das bochechas às têmporas — também devem compor os futuros visuais. Do glow ao frescor, passando por diferentes figuras geométricas nos olhos, a CNN reuniu abaixo os estilos que saíram diretamente do backstage da principal semana de moda da América Latina e que prometem arrematar as produções nos próximos meses. Pele viçosa e iluminada de Gustavo Silvestre Para apresentar seus 40 looks com o exclusivo “tecido de crochê”, feito à mão, o estilista Gustavo Silvestre, nome por trás do projeto Ponto Firme, escalou o maquiador Lavoisier para investir na hidratação intensa e muita pontualidade na correção, usando o cosmético apenas onde se fez necessário. “Os olhos ganharam um brilho especial em tom rosa claro, que iluminou sutilmente o olhar. Já nos lábios, o nude adicionou um toque de sofisticação com brilho das partículas de ouro”, contou. Segundo ele, a ideia foi trazer um respiro, com acabamento natural. “Um truque para alcançar a estética são os pontos de luz estratégicos, principalmente nas têmporas e na ponta do nariz”, acrescentou. Formas geométricas de Catarina Mina Explorando a beleza solar, que remete à feminilidade forte e atual, a maquiadora Jana Moraes, entregou a luminosidade saudável na coleção “Herdeiras do Futuro”, batizada pela estilista Celina Hissa. Na passarela, em que o crochê era elemento principal, os lábios acompanhavam dois acabamentos contrastantes – um dourado suave e outro vermelho vibrante. Ambos, no entanto, com muito brilho. Por sua vez, os olhos ganharam formas geográficas e efeito glossier bem moderno. “Vermelho, dourado e prateado foram tons-chave, acompanhados pelos terrosos que se equilibraram dando uma base quente ao aspecto brilhoso. A beleza foi pensada para refletir a essência artesanal da coleção, com cintilância que lembram um rastro de estrelas”, explicou. Efeito degradê e gloss como iluminador de SAU Swin Incorporando toda a complexidade das vivências femininas – insight proposto pela dupla criativa Marina Bitu e Yasmin Nobre na nova coleção da marca – a maquiadora Laura La Laina teve o renascimento, a autenticidade e a força da mulher contemporânea como pontapé inicial preparar a beleza do casting. Rosa, vermelho e vinho dominaram a estética, criando assim uma espécie de degradê ao longo do desfile. “O destaque principal foi o uso do gloss como iluminador, uma técnica que trouxe um brilho extra à maquiagem. Além disso, o foco no corretivo mais do que na base, para corrigir sombras e realçar a beleza natural da pele, foi outro truque valorizado”, disse. Grafismo dourado de Apartamento 03 Para a coleção“Grão”, que celebrou o café enquanto reverenciava o legado daqueles que vieram antes de nós, o artista de beleza William Cruzes disse ter se debruçado diante dos pontos de conexão com a ancestralidade, a comunidade e negritude. “Eu quis trazer um pouco desses aspectos para os cabelos, que chega com muita informação de textura e de comprimento”, entregou. Quando o assunto é maquiagem, a leveza se fez presente. “Alguns olhos vêm com grafismo dourado para trazer essa ideia de como olhamos para o futuro, que é a nossa maior riqueza. A pele cada vez mais natural é a grande bola da vez, junto de uma boca bem hidratada e, claro, do protetor solar”, adicionou. Blush cremoso de Sou de Algodão Seguindo a estética de “Manualidades”, coleção apresentada pelo movimento Sou de Algodão, que levou à passarela o conceito criativo de 12 estilistas nacionais, a maquiadora Vanessa Rozan também definiu o mood mais luminoso e viçoso. “Aqui a gente tem blush cremoso e iluminador líquido, com pouca correção, usando poucos produtos, realçando a beleza a individualidade cada modelo do casting”. A artista aproveitou para explicar, em conversa com a CNN, que essa tendência de brilho em uma pele hidratada e bem cuidada, não é à toa. Aliás, o visual surge como consequência de um mercado de skincare em ascensão. “Há mais pessoas falando mais sobre os cuidados de pele, então acho que tudo está conectado”. “E eu ainda vejo algo muito interessante no radar que são os metálicos. O dourado, o prateado, isso desde a semana de moda de Paris, que acompanhei ali de perto, e vejo chegando aqui muito presente. Além disso, também temos uma atenção para os cílios coloridos, com bastante informação ao redor dos olhos, delineadores pretos em formatos diferentes”, finalizou.
Algodão e trabalho rural ganham destaque na SPFW
22 de Outubro de 2024O movimento Sou de Algodão marcou presença na maior semana de moda da América Latina na última sexta-feira (18/10) na São Paulo Fashion Week (SPFW) no Pavilhão das Culturas Brasileiras do Parque do Ibirapuera. O desfile teve o tema Manualidades e usou roupas feitas com as técnicas manuais mais conhecidas, para isso trouxe a fibra em peças de tricô, renda e macramê. "O movimento começou em 2016 como uma forma de incentivar a indústria para produzir o algodão nacional de alta qualidade, sustentável e com foco no consumidor final", contou Paulo Aguiar, vice-presidente da Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa). A iniciativa de moda foi fundada pela associação para unir a cadeia produtiva e têxtil e estimular o uso da fibra nacional. Para Paulo Borges, diretor da SPFW, o Sou de Algodão visa conectar o mercado criativo da moda brasileira através da valorização do algodão. “Neste terceiro desfile, exploramos o contraste entre a tradição e a inovação, unindo as manualidades e saberes do passado com as novas narrativas tecnológicas. O evento refletiu a fusão entre ancestralidade e modernidade, apresentando um design que caminha suavemente em meio à agitação urbana, celebrando a diversidade e a criatividade que caracterizam nosso país”, explica. Outro propósito é informar e democratizar o Algodão Brasileiro Responsável (ABR), que segue rigorosos critérios ambientais, sociais e econômicos e certifica 82% de toda a produção nacional de algodão. Esse critério também foi observado no desfile, que usou apenas materiais sustentáveis e rastreáveis nas peças assinadas por estilistas renomados como Walerio Araújo, Weider Silverio e David Lee. “O algodão é a segunda maior cadeia de geração de empregos do mundo. Ou seja, queremos mostrar ao consumidor que ao escolher uma roupa de algodão, ele está colaborando com a responsabilidade social e ambiental de uma fibra biodegradável e orgânica”, afirma Aguiar. Para o agronegócio, a apresentação procurou promover o produtor nacional e aproximar esses dois mundos distintos. "Promover um desfile dentro da SPFW, em parceria com estilistas e outras marcas, é uma forma de promover o que o agro desenvolve. Com o Sou de Algodão, conseguimos nos aproximar das novas gerações, entender melhor o posicionamento do consumidor e principalmente mostrar que somos muito mais que matéria-prima", afirma Silmara Ferraresi, diretora de relações institucionais da Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa) e gestora do movimento. Produção de algodão no Brasil Hoje, o Brasil é o maior produtor da fibra no mundo. O desempenho da safra 2023/24 levou o país para a primeira colocação, com a colheita de mais de 3,7 milhões de toneladas, segundo o Ministério da Agricultura. “A liderança no fornecimento mundial da pluma é um marco histórico, mas não é uma meta em si, e não era prevista para tão cedo. Antes disso, trabalhamos continuadamente para aperfeiçoar nossos processos, incrementando cada dia mais a nossa qualidade, rastreabilidade e sustentabilidade, e, consequentemente, a eficiência”, ressaltou o presidente da Abrapa, Alexandre Schenkel. Do total de áreas plantadas do produto no Brasil, cerca de 70% estão localizadas no Mato Grosso, especialmente no oeste e sudeste do Estado. Já o restante é divido entre o oeste da Bahia, com 21% da produção e outros Estados do Centro-Oeste, Nordeste e Sudeste. Deste total, 92% não utilizam sistemas para irrigação. *Sob orientação de Marcelo Beledeli Confira aqui: https://globorural.globo.com/agricultura/algodao/noticia/2024/10/algodao-e-trabalho-rural-ganham-destaque-na-spfw.ghtml
SPFW 58: Sou de Algodão, 12 estilistas e muita conexão
21 de Outubro de 2024Lançado em 2016 com a missão de unir a cadeia produtiva e têxtil e estimular o uso do algodão brasileiro, o movimento Sou de Algodão hoje gera conexões entre produtores, fiações, tecelagens, malharias, confecções, varejistas, estilistas e público final. Neste SPFW, 12 estilistas parceiros mostraram 36 looks sendo o algodão pelo menos 70% da matéria-prima usada. Com styling assinado por @paulomartinez.stylist, as peças desenvolvidas por nomes como @adrianameiraatelier, @davidleeoficial, @igordadona e @joao_pimenta, as peças trazem técnicas como crochê, tricô, macramê e aplicações. Confira: https://www.revistalofficiel.com.br/fashion-week/spfw-58-sou-de-algodao
SPFW N58 evidencia autenticidade da moda nacional; veja mais destaques
21 de Outubro de 2024O São Paulo Fashion Week N58 (SPFW) segue reafirmando seu espaço de criatividade e vanguarda na moda brasileira. Nos últimos dias, inovações e homenagens marcaram as apresentações de etiquetas como Artemisi, Bold Strap, Dario Mittmann e do movimento Sou de Algodão. Sou de Algodão reúne importantes nomes do SPFW Catarina Mina, Ateliê Mão de Mãe, João Pimenta e Weider Silveiro são alguns dos nomes que apresentaram looks no desfile do Sou de Algodão, movimento que promove o uso do algodão nacional na indústria da moda. Ao todo, foram 36 visuais feitos de formas diferentes, com diversas técnicas manuais — renda, crochê, tricô e macramê —, mas sempre com o algodão como o denominador comum. Cada peça foi a representação da individualidade de cada estilista, mas também da coletividade da cultura e do produto brasileiros. Confira a reportagem: https://www.metropoles.com/colunas/ilca-maria-estevao/spfw-n58-evidencia-autenticidade-da-moda-nacional-veja-mais-destaques#google_vignette
Sou de Algodão leva alunos de Moda da UCS para uma imersão na indústria têxtil
21 de Outubro de 2024Na última semana, o movimento Sou de Algodão promoveu um dia especial para os alunos do curso de Moda da Universidade de Caxias do Sul (UCS), uma de suas faculdades parceiras. Manami Kawaguchi, gestora de relações institucionais do movimento, foi a responsável por acompanhar os alunos na Experiência Sou de Algodão e conduzir uma palestra sobre a importância da fibra para a indústria têxtil. O dia começou com a Experiência, que, desta vez, ocorreu na sede da Traciatti, uma marca parceira especializada em tricô 100% algodão e proprietária da Le Linea. Participaram da visita 16 estudantes e dois professores do curso de Moda da UCS. A Traciatti, com 12 anos de existência, tem uma trajetória que remonta a 40 anos, a partir das experiências anteriores de seu fundador, em malharias. Apaixonado por algodão, ele se especializou no desenvolvimento de fios mais adequados para o tricô industrial. Hoje, a marca é reconhecida pela altíssima qualidade de seus produtos e pela distribuição em lojas multimarcas, especialmente nas regiões Sudeste e Sul do Brasil. Além de sua sede em Caxias do Sul, a Traciatti conta com duas lojas em shoppings do Rio Grande do Sul. “Essa visita foi uma excelente chance de compartilhar nosso trabalho e as práticas que adotamos no dia a dia, explicando a importância de cada etapa do nosso processo produtivo para resultar em um produto de extrema qualidade e conforto. Além disso, essa interação nos permitiu também aprender com as perguntas e curiosidades dos estudantes, tornando essa visita enriquecedora para todos. Esperamos que essa experiência inspire futuros profissionais”, comemora Sabrina Gaiardo, uma das sócias da Traciatti. À noite, Manami conduziu uma palestra na UCS para 40 estudantes dos cursos de Moda, Design, Artes Visuais, além de público externo. A apresentação destacou o trabalho da Abrapa, seus pilares estruturais e projetos, como os programas de sustentabilidade, rastreabilidade, qualidade e promoção. Entre os principais pontos mencionados, a gestora ressaltou a liderança do Brasil na exportação de algodão responsável, a terceira posição global em produção da fibra e a capacidade de atender integralmente a demanda interna. Também destacou que os setores têxtil e de confecção são o segundo maior gerador de empregos no Brasil. Manami também enfatizou a versatilidade do algodão na moda nacional, apresentando exemplos de designs feitos com tecidos de algodão. “O algodão é uma das fibras mais antigas utilizadas na produção têxtil, e sua versatilidade se traduz em diferentes estilos. É importante mostrar, aos estudantes, seu papel na criação de peças com valor agregado, valorizando a fibra e a cadeia nacionais”, explicou. Renan Isoton, coordenador do curso de Moda da UCS, celebrou o sucesso da palestra. “Alunos e profissionais se reuniram para aprender e debater sobre o cultivo e o uso do algodão na moda brasileira, proporcionando um momento rico de trocas. No mesmo dia, foram expostos os trabalhos dos alunos participantes e dos semifinalistas regionais do 3º Desafio Sou de Algodão + Casa de Criadores, onde todos se sentiram prestigiados com a presença da Manami e dos demais visitantes”, concluiu.
Sou de Algodão apresenta coleção criada por 12 estilistas na SPFW N58
21 de Outubro de 2024A convite da Sou de Algodão, organização criada pela Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa) para despertar consciência coletiva em torno da moda e do consumo responsável, 12 estilistas criaram 36 looks para um desfile quase todo feito com o tecido natural mais famoso do planeta. As marcas participantes desta edição do projeto são: Adriana Meira, Ateliê Mão de Mãe, Catarina Mina, David Lee, Heloisa Faria, Igor Dadona, João Pimenta, Martins, Ronaldo Silvestre, Thear, Walério Araújo e Weider Silveiro. Com styling de Paulo Martinez, a apresentação teve como tema Manualidades, o que explica a profusão de crochês, tricôs, macramês e aplicações mil. Na paleta de cores, tons naturais como branco, marrom e bege. Entre os looks, vestidos vazados se misturam a composições de alfaiataria, ora mais clássicos, ora com referências históricas trabalhadas em construções elaboradas. Confira aqui https://elle.com.br/moda/sou-de-algodao-apresenta-colecao-criada-por-12-estilistas-na-spfw-n58
Algodão na SPFW: da Roça à Passarela para Mostrar as Raízes da Moda Brasileira
21 de Outubro de 2024Cerca de 500 pessoas reservaram a noite de sexta-feira (18) para celebrar o algodão brasileiro em um dos maiores eventos de moda do mundo, a SPFW (São Paulo Fashion Week), que ocupou o Pavilhão de Culturas Brasileiras, no Parque Ibirapuera. O desfile com tema “Manualidades – Raízes da Moda Brasileira”, organizado pelo movimento Sou de Algodão, trouxe a fibra em peças de tricô, renda e macramê, exaltando a tradição de tecer à mão. “O desfile é resultado da união de todo mundo da cadeia do algodão, da união da tradição do passado”, diz Silmara Ferraresi, diretora de relações institucionais da Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa) e gestora do Sou de Algodão. “Faz parte da história do Brasil produzir peças com as mãos, com o olhar moderno do presente, da produção de algodão profissionalizada, com tecnologia, mas que ainda carrega a tradição do cuidado e da preocupação do produtor com a qualidade”.O movimento Sou do Algodão é uma iniciativa da Abrapa, criado em 2016. A produtora de algodão do Grupo Progresso, no Piauí, Ani Sanders, que esteve pela primeira vez na SPFW, diz que ficou emocionada ao ver a fibra que produz no centro das atenções de um dos maiores desfiles de moda do mundo. “Quem planta o algodão vive sonhando, imaginando onde estará a fibra que produz. Esse desfile foi um marco da qualidade e da valorização da nossa fibra, por meio de peças feitas por artistas renomados”, afirmou. O resultado visto na passarela da SPFW é fruto de um processo cuidadoso que começa nos laboratórios e na lavoura. O algodão foi a matéria-prima de 36 peças em tons terrosos e floridas, produzidas por 12 estilistas parceiros que exploraram a fibra brasileira e a tradição ancestral da cultura regional. Entre eles estão Adriana Meira, Ateliê Mão de Mãe, Catarina Mina, David Lee, Heloisa Faria, Igor Dadona, João Pimenta, Martins, Ronaldo Silvestre, Thear, Walerio Araújo e Weider Silverio, que são nomes reconhecidos na moda brasileira. E alguns com presenças internacionais, como João Pinheiro na Paris Couture Week, ou Catarina Mina na Splash Paris, no White Milano e na Coterie New York. Para Rodrigo Burci Dias, gerente de marketing de algodão e feijão na Basf, multinacional de produtos químicos e biológicos, “o desfile começa quando a gente pega uma semente e cruza com outra, na primeira etapa, que é a do melhoramento genético”. E explica o porquê. “Assim, conseguimos produzir uma fibra de maior qualidade e um material genético que vai exigir menos uso de produtos químicos, o que ajuda muito o meio ambiente.” Vale lembrar que 82% do algodão brasileiro possuem certificação socioambiental ABR (Algodão Brasileiro Responsável) e licenciamento Better Cotton, e com 100% da produção rastreada, além de ser uma fibra biodegradável e orgânica. Paulo Sergio Aguiar, vice-presidente da Abrapa, celebra o desfile e destaca a importância do trabalho da entidade como todos os elos envolvidos na cadeia produtiva do algodão. “Dentro da Abrapa e das outras associações, nós conseguimos, através do Algodão ABR, fazer uma certificação onde o consumidor pode identificar e saber todos os passos da produção. Isso precisa ser conhecido e valorizado”. De acordo com o executivo, o algodão tem sido uma constante na SPFW para mostrar qualidades em uma “passarela social” que começa nas inúmeras lavouras. O Brasil tem cerca de 2 mil produtores de algodão, a maior parte nas regiões Centro-Oeste e Nordeste, com destaque para os estados de Mato Grosso, Bahia, Goiás e Mato Grosso do Sul. Globalmente, cinco países — Índia, China, EUA, Brasil e Paquistão — representam uma parcela significativa da produção mundial da fibra, com contribuições menores de países como Turquia, Uzbequistão e Austrália. A FAO (Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura), estima que a indústria do algodão emprega cerca de 150 milhões de pessoas em 75 países. “O algodão é a segunda maior cadeia de geração de empregos do mundo. Ou seja, queremos mostrar ao consumidor que ao escolher uma roupa de algodão, ele está colaborando com a responsabilidade social e ambiental de uma fibra biodegradável, orgânica”, afirma Aguiar. Há 3 anos, organizar um desfile para exaltar o algodão na SPFW tem sido parte de uma estratégia para aumentar a adesão ao uso da fibra pelos próprios brasileiros. Mas o movimento Sou de Algodão não descarta a possibilidade de levar a pluma para a New York Fashion Week (NYFW), que acontece duas vezes por ano. Em fevereiro, para apresentar as coleções de outono/inverno, e em setembro, para as coleções de primavera/verão. Outras semanas da moda importantes ocorrem em Milão, Paris e Londres. Leia mais em: https://forbes.com.br/forbeslife/2024/10/algodao-na-spfw-da-roca-a-passarela-para-mostrar-as-raizes-da-moda-brasileira/