ALGODÃO PELO MUNDO
#15 24/Abr/20
Boletim de Inteligência de Mercado Abrapa com as principais notícias do mundo do algodão no seu WhatsApp
📉 Algodão em NY - Com rumores dos Chineses indo às compras e de frustações de colheita na Austrália, os contratos de algodão negociados na Bolsa de NY (ICE) tiveram uma semana de alta. Além disso, na quinta-feira, o USDA divulgou dados positivos sobre vendas e exportações de algodão americano, o que também ajudou. Nas últimas duas semanas as vendas tinham sido negativas, e a expectativa do mercado era ruim para esta semana também. Os preços da pluma subiram 7,7% esta semana.
🇧🇷 Webinar Abrapa - A Abrapa inicia na próxima semana o Ciclo de Debates: Promoção e Presença do Algodão Brasileiro no Exterior. Com apoio da Apex Brasil e ANEA, o tópico do primeiro debate é: Reflexos do Covid-19 no Mercado Global de Algodão. Participarão do webinar na segunda (27/4) às 18:00hs (Brasília): Marcos Rubin (Agroconsult), Marcos Jank (Insper), Milton Garbugio (Abrapa) e Henrique Snitcovski (ANEA).
🇨🇳 China - A agência de notícias Reuters informou esta semana que a China planeja comprar 10 milhões de toneladas de soja, 20 milhões de toneladas de milho e 1 milhão de toneladas de algodão para as reservas estatais, em parte para proteger contra interrupções no fornecimento (de alimentos), mas também para iniciar o cumprimento das suas obrigações comerciais da Fase 1 do Acordo Comercial com os EUA, assinado no início do ano. Uma das fontes consultadas pela agência disse que não está claro quando as compras ocorrerão, mas o rumores já foram suficientes para animar o mercado esta semana.
😷 Coronavírus - As atividades comerciais nos EUA, Europa e Japão entraram em colapso este mês, quando os governos intensificaram as medidas contra a disseminação de COVID-19, segundo pesquisas com gerentes de compras divulgadas esta semana (chamadas PMIs). Juntos, a Europa, os EUA e o Japão representam quase 50% do consumo global de vestuário.
😷 Coronavírus 2 - Alguns economistas acreditam que os resultados de Abril das pesquisas de atividade comercial (PMIs) são o "fundo do poço", porque alguns países - incluindo a Alemanha - e alguns estados dos EUA começaram a diminuir suas restrições e outros países e estados devem começar a reabrir a economia a partir de Maio. O ritmo da recuperação vai depender do sucesso na contenção do vírus, da rapidez com que as economias serão reabertas e do comportamento do consumidor pós reabertura econômica.
🇺🇸 Plantio - O USDA divulgou no dia 20/4 o relatório sobre o progresso do plantio para a safra 2020. O plantio ainda está no seu início. Segundo o relatório, até 19/Abril, 11% da área americana de algodão já havia sido plantada. Este avanço é ligeiramente superior à média de 9% dos últimos 5 anos para a mesma data. Na última safra, os EUA produziram 4,3 milhões de toneladas de pluma.
💰 Subsídios - O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou um pacote de 19 bilhões de dólares para ajudar o setor agrícola a superar a recessão econômica causada pela pandemia de COVID-19. 16 bilhões serão destinados diretamente aos agricultores, e os 3 bilhões restantes serão usados para comprar alimentos para os mais necessitados.
🇦🇺 Austrália - Foi iniciada a colheita de uma das safras mais difíceis já registradas na histórica do tradicional produtor de algodão. A área de algodão da Austrália em 2020 é a menor desde a década de 1980, com apenas 60.000 hectares, menos de 25% da área de 292.380 ha do ano passado, de acordo com as estimativas da Cotton Austrália.
🇨🇳 China 2 - O China Agricultural Outlook 2020-2029 foi divulgado no início desta semana por órgãos oficiais do país. Segundo o relatório, a área de algodão do país diminuirá de 3,33 milhões de hectares para 3,12 milhões em 2029. A produção ao longo deste período é mantida estável em torno de 5,8 milhões de toneladas, graças a ganhos de produtividade. A área plantada na safra 20/21 deverá ser de 3,16 milhões de ha (-5% em relação à última safra).
🚢 🇧🇷 Exportações - O Brasil exportou 16 mil toneladas de algodão em pluma na terceira semana de Abril. O total exportado nas 3 primeiras semanas de Abril foi de 48,3 mil tons. Com estes números, o Brasil alcançou a marca histórica de 1,7 milhões de toneladas de algodão exportados de Ago/19 a Abril/20 (parcial).
📉📈 Preços - A tabela abaixo ⬇ mostra os últimos movimentos de
preços, índices e câmbio que impactam o mercado de algodão.