ALGODÃO PELO MUNDO #11/2021
- Algodão em NY - Acompanhando outras commodities, o mercado de algodão está em baixa esta semana. Incertezas sobre a retomada econômica global, alta nos rendimentos dos títulos do tesouro EUA e relação EUA-China entre os motivos. O contrato Jul/21 fechou ontem cotado a 86,42 U$c/lp, queda de 3,1% nos últimos 7 dias.
- Preços - Na tabela abaixo começamos a divulgar esta semana o indicativo de preços do algodão Brasileiro Middling 1.1/8”(31-3-36) posto na Ásia, de acordo com cotações da publicação especializada Cotlook. Os preços são para embarques em Março/Abril e Out/Nov deste ano.
- Baixistas 1 -Destaque negativo das commodities esta semana, as cotações de petróleo Brent despencaram 8,7%. Entre os motivos estão a paralização ou ritmo muito lento de vacinação em algumas partes do mundo, lançando incertezas sobre a demanda no curto prazo, principalmente na Europa.
- Baixistas 2 - Esta semana foi também marcada por mais aumento nos rendimentos dos títulos do tesouro dos EUA. As taxas, que saltaram de 0,7% para 1,73% em um ano, estão fazendo que muitos fundos migrem para este ativo, considerado mais seguro.
- Altistas - Condições de seca em todo o Texas continuam sustentando novos preços de safra, mesmo que partes do oeste do estado tenham recebido chuvas esta semana.
- Altistas 2 - Exportações continuam em ritmo acelerado nos dois principais exportadores, EUA e Brasil. Com os números divulgados esta semana, os EUA já comercializaram para o exterior 99.4% da expectativa até o final do ano comercial (Julho), e já exportaram 62% (2,1 milhões de tons).
- Exportações - Exportações brasileiras de algodão na 2a semana de março foram de 44 mil toneladas. O acumulado do mês nestas duas semanas é de 104,4 mil tons. Com estes números, o Brasil já exportou 85% (1,8 milhões de t) da meta até o final de Julho.
- China - Esta semana foram divulgados mais dados que mostram a robusta recuperação econômica da China. As vendas no varejo, a produção industrial e o investimento em ativos fixos aumentaram mais de 30% em relação ao mesmo período do ano passado. Economistas do UBS elevaram sua previsão de crescimento do PIB da China este ano para 9%.
- Guerra Comercial - Ocorre neste momento no Alasca a primeira de alto nível reunião EUA-China após a posse de Joe Biden. O clima da reunião não parece muito bom, acusações mútuas. O sentimento é que haverá pouco progresso nas negociações.
- Conab - O último relatório da CONAB Brasil reduziu a previsão da produção nacional deste ano para 2,510 milhões de tons (o número da Abrapa é 2,491). A área final foi estimada em 1,425 milhão de hectares (o número da Abrapa é 1,399), uma redução de 14,5% em relação à safra passada.
📉📈 Preços - Consulte tabela abaixo ⬇