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Sou de Algodão promove aula magna na Universidade Anhembi Morumbi

Faculdade parceira recebeu a palestra de representante do movimento e do estilista João Pimenta; o tema principal foi o uso do algodão na moda

31 de Agosto de 2024

O Sou de Algodão, iniciativa da Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa), promoveu, no último dia 29 de agosto, uma aula magna na universidade parceira Anhembi Morumbi. Junto com o estilista João Pimenta, a conversa, para cerca de 120 alunos do curso de moda, foi sobre o movimento e o algodão na moda e sua versatilidade. Além disso, o estilista contou sobre a sua trajetória profissional e suas coleções.


Manami Kawaguchi, gestora de relações institucionais do movimento, foi a responsável por abrir a discussão. Ela começou apresentando o Sou de Algodão, que é uma iniciativa que visa promover a moda responsável e o consumo consciente, destacando os benefícios da fibra, que é natural, versátil e confortável. “A nossa matéria-prima não só possui características de conforto e qualidade, mas também se alinha com as demandas contemporâneas do consumidor por uma moda mais transparente”, reforça.


Segundo dados do Instituto Locomotiva, de um estudo feito em 2021, cerca de 15% dos consumidores estão dispostos a pagar a mais por produtos de marca com posicionamento sustentável e 60% deixariam de consumir de empresas que apresentam problemas éticos. “Como o algodão é uma das fibras mais importantes para o mercado da moda nacional, a Abrapa vem desenvolvendo um trabalho pensando na qualidade, sustentabilidade, rastreabilidade e promoção da matéria-prima. Para isso, um dos pilares é o ABR (sigla para Algodão Brasileira Responsável), programa criado em 2012, que certifica as unidades produtivas, que seguem rigorosos critérios sociais, ambientais e econômicos”, explica Manami.


Por último, a representante do movimento comentou sobre a versatilidade da fibra na moda nacional, dando exemplos de looks que contam com, no mínimo, 70% de algodão na composição e foram apresentados nas maiores semanas de moda do Brasil, como São Paulo Fashion Week (SPFW) e Casa de Criadores (CdC). “O algodão é uma das mais antigas fibras utilizadas como matéria-prima para a produção têxtil. Sua versatilidade é traduzida em  diferentes estilos, nas mãos de talentosos estilistas, como João Pimenta”, finaliza.


Com isso, o estilista parceiro assume a conversa falando sobre sua carreira. Conhecido por seu trabalho na moda masculina, conquistou destaque ao criar peças que desafiam as convenções tradicionais do vestuário masculino. O profissional é famoso por desenvolver coleções que mesclam alfaiataria com elementos do universo feminino. Sua trajetória é marcada por desfiles em que explora novas formas de expressão e questiona os estereótipos de gênero na moda. Além de seu trabalho autoral, João Pimenta também é reconhecido por seu trabalho primoroso, em figurinos para peças teatrais e artistas famosos, e por seu compromisso com a responsabilidade, utilizando matérias-primas, como o algodão, e técnicas que refletem uma preocupação ambiental.


Em sua apresentação, João Pimenta percorreu sua trajetória de mais de 20 anos de desfiles em semanas de moda, iniciando na Casa de Criadores, para o qual submeteu projetos por quatro vezes, antes de integrar o line up, até consolidar sua carreira no São Paulo Fashion Week. O trabalho autoral do estilista se conecta com sua essência e suas raízes caipiras, como diz. Nascido no interior de Minas Gerais e de família humilde, admite ter passado por conflitos internos, por conta de sua baixa autoestima e por se sentir incapaz de ser reconhecido pela crítica de moda. Suas coleções contam sobre a brasilidade e a riqueza cultural do País, desde Congadas, sua primeira coleção, até o último desfile [neste link], realizado em abril deste ano, no topo do icônico Edifício Martinelli, no centro histórico de São Paulo.

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