Voltar

Agendas internacionais abrem novembro na Abrapa

31 de Outubro de 2023

A Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa) inicia o mês de novembro com três importantes agendas internacionais. O objetivo é intensificar as ações de promoção e desenvolvimento de mercados para o algodão brasileiro junto a importantes países importadores da pluma.

Entre os dias 1º e 4/11, o Cotton Brazil – programa de promoção do algodão brasileiro no mundo – une os cotonicultores à comitiva governamental do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) na Índia. Junto ao ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, o produtor rural e vice-presidente da Abrapa, Celestino Zanella, e o diretor de Relações Internacionais, Marcelo Duarte, participarão de agenda em Nova Delhi. A principal pauta da comitiva dos produtores de algodão será a negociação de uma cota de importação de algodão brasileiro livre de imposto.

“Estamos trabalhando para termos o mesmo acordo vigente entre Índia e Austrália, que é a isenção dos 11% de imposto cobrado na entrada no país”, explica Zanella. A Índia importou do Brasil 16,53 mil toneladas de algodão no ano comercial 2022/23.

Serão realizadas, durante a semana, reuniões setoriais, visitas técnicas e um seminário empresarial. O embaixador do Brasil na Índia, Kenneth Nóbrega, também oferecerá um jantar à comitiva brasileira. No dia 03/11, haverá visita à World Food India, onde o Mapa, o Ministério das Relações Exteriores (MRE) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) organizaram o pavilhão institucional do Brasil.

Em seguida, até o dia 06/11, a comitiva participa do evento da Federação Internacional dos Fabricantes de Têxteis (ITMF, na sigla em inglês), em Shaoxing, na China. A associação atua como uma plataforma para indústrias têxteis de diversos países colaborarem e trocarem informações e conhecimentos relacionados ao setor. Paralelo ao evento, ocorre também a Conferência Mundial de Comércio de Têxteis.

Outra viagem internacional de destaque ocorre de 30/10 a 03/11, quando membros da equipe do Centro Brasileiro de Referência em Análise de HVI e representantes de 11 dos 12 laboratórios que compõem a rede SBRHVI estarão nos Estados Unidos. Em Memphis, Tennessee, conhecerão uma nova geração de instrumentos de análise de algodão do tipo HVI, entre outros assuntos, e farão visita ao USDA.

O posicionamento do algodão brasileiro no mercado internacional tornou-se um programa institucional da Abrapa em 2019, em parceria com Apex-Brasil e Associação Nacional de Exportadores de Algodão (Anea). A marca Cotton Brazil representa toda a cadeia produtiva do algodão brasileiro em escala global e prioriza dez países: China, Vietnã, Paquistão, Bangladesh, Coreia do Sul, Indonésia, Índia, Tailândia, Turquia e Egito.

Quer ficar por dentro de tudo
que acontece no Portal Abrapa?

assine nossa newsletter