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Movimento Sou de Algodão ganha dois novos apoios institucionais

Totalizando 15, o Instituto Feira Preta e o Santa Catarina Moda e Cultura irão ajudar na educação do público por meio da colaboração em conteúdos para as redes sociais e ações direcionadas

02 de Outubro de 2023

O Instituto Feira Preta e o Santa Catarina Moda e Cultura (SCMC) são as mais novas entidades que se unem aos apoios institucionais do movimento Sou de Algodão, iniciativa da Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa). As duas organizações, que se juntam a outras 13 apoiadoras, conversam com setores importantes e fundamentais da cadeia. Seja por meio de atividades de capacitação do empreendedorismo negro no Brasil, como é o caso do Instituto Feira Preta, ou por meio da junção de empresas para impulsionar o mercado da moda, que é a missão do SCMC, os novos apoiadores somam esforços para fortalecer a cadeia presente no movimento. "Os novos apoiadores do Sou de Algodão são como fios de diferentes tecidos que se entrelaçam para formar uma trama sólida. Representando diversos setores, eles reforçam nossa causa, mostrando que nosso movimento é para todos. Nosso propósito é o que nos une, criando uma história de respeito pelo algodão”, explica Silmara Ferraresi, diretora de relações institucionais da Abrapa e gestora do movimento Sou de Algodão.


Conheça mais sobre os dois novos parceiros:


Instituto Feira Preta
Criado em 2002, por meio da Preta Hub, o Instituto Feira Preta realiza atividades de mapeamento, capacitação técnica e criativa, e é aceleradora e incubadora do empreendedorismo negro no Brasil. Os principais projetos desenvolvidos são o Programa de Aceleração de Mulheres Negras e Indígenas e o Festival Feira Preta, com conteúdos, produtos e serviços com diversos artistas e empreendedores negros do Brasil e da América Latina. Além disso, o Instituto também atua na multiplicação das iniciativas para promover o empreendedorismo na África. "Entendemos a importância do Sou de Algodão no estímulo à moda responsável no Brasil e, por isso, decidimos nos unir para que possamos apoiar a comunidade empreendedora negra, que atua na área da moda e participa de nossos projetos, na construção de processos produtivos mais sustentáveis. O compromisso da PretaHub está relacionado ao fortalecimento e empoderamento econômico da comunidade negra, mas também à proteção do meio ambiente e às comunidades tradicionais, e para isso, queremos propor à nossa rede possíveis formas de criar, produzir e distribuir moda (e qualquer outro produto ou serviço) de forma mais responsável”, explica Adriana Barbosa, CEO da PretaHub. O movimento Sou de Algodão, além de oferecer orientação sobre sustentabilidade e sobre a fibra, ganhará a colaboração da PretaHub para gerar conteúdo nos canais de comunicação, para trazer o olhar e a experiência sobre a importância da inclusão e da integração da diversidade racial na moda e no empreendedorismo. O trabalho seria de fortalecimento de uma das características do movimento, que é democrático, fazendo com que todos os públicos sejam bem-vindos para somar ao propósito, de impulsionar a moda responsável.


Santa Catarina Moda e Cultura (SCMC)
Teve origem em 2005, por meio de empresários que buscavam desenvolver competências para além da indústria no estado de Santa Catarina. Um novo olhar para a moda foi o propósito que norteou esse movimento que hoje se fortalece como plataforma de inovação e conexão entre indústria, varejo, academia, estudantes e comunidade. Para Fernanda Rickmann, gestora de projetos do SCMC, o Sou de Algodão é uma iniciativa inspiradora que está alinhada com os objetivos do Santa Catarina Moda e Cultura. “O movimento busca promover a união e o estímulo da moda, da indústria e de todos os segmentos envolvidos na cadeia de produção e na indústria têxtil do algodão, que desempenha um papel fundamental no cenário têxtil de nosso estado. A amplitude alcançada é notável e reforça a convicção de que o trabalho em conjunto é a direção certa a seguir”, explica. Atualmente, 27 empresas fazem parte da plataforma: Altenburg, Audaces, Beagle, Blumenau Iluminação, Brandili, Cia. Hering, Círculo, Coratex, Dalila Têxtil, Delta Máquinas Fakini, Fundação Hermann Hering, Gerson Otto Empresarial, Grupo Cristina, Grupo Kamylus, Grupo Marlan, Grupo Romitex, HI Etiquetas, Karsten, Keiser Moda Intima, Meias LOA, Marisol, Oceano Surf Wear, Tecnoblu, Têxtil Lab, TonyFun e TRTêxtil.


Apoiadores do movimento Sou de Algodão
Associação Brasileira de Estilistas (Abest), Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit), Associação Brasileira do Varejo Têxtil (Abvtex), Agroligadas, Associação Nacional dos Exportadores de Algodão (Anea), Bolsa Brasileira de Mercadorias (BBM), Casa de Criadores, Denim City SP, Ecoera, Ecomaterioteca, Embrapa Algodão, Etiqueta Certa, Febratex Group, Preta Hub e Santa Catarina Moda e Cultura (SCMC).


Sobre Sou de Algodão
É um movimento único no Brasil que nasceu em 2016 para despertar uma consciência coletiva em torno da moda e do consumo responsável. Para isso, a iniciativa une e valoriza os profissionais da cadeia do algodão, dialogando com o consumidor final com ações, conteúdo e parcerias com marcas e empresas. Outro propósito é informar e democratizar o Algodão Brasileiro Responsável (ABR), que segue rigorosos critérios ambientais, sociais e econômicos, representando 42% de toda a produção mundial de algodão sustentável.


Abrace este movimento:
Site: www.soudealgodao.com.br
Facebook, Instagram, Youtube, LinkedIn, Pinterest: @soudealgodao
TikTok: @soudealgodao_


Contatos para pautas
Mariana Torelli - mariana.torelli@viracomunicacao.com.br - (11) 96397.6100
Carolina Felski - carolina.felski@viracomunicacao.com.br - (19) 99915.1321
Thiago Rodrigues - thiago.rodrigues@viracomunicacao.com.br - (19) 999687.0812

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