Voltar

Relatório de qualidade de janeiro: Algodão brasileiro segue competitivo, confiável e alinhado às exigências do mercado

Dados mostram a manutenção de um padrão elevado de qualidade da pluma brasileira

11 de Fevereiro de 2026

Nesta terça-feira, 10 de fevereiro a Abrapa divulgou o primeiro relatório de qualidade do algodão brasileiro de 2026. Os dados publicados no relatório referente às análises de janeiro confirmam a consolidação de um perfil de alta qualidade na safra 2024/2025, com destaque para micronaire, resistência e comprimento.


O índice micronaire permanece amplamente concentrado na faixa ideal entre 3,5 e 4,9, com 94,7%, patamar praticamente estável em relação à safra anterior. A resistência da fibra apresenta desempenho ainda mais robusto, com 96,5% dos fardos acima de 28 g/tex, superando o resultado de 2023/2024 e confirmando ganhos consistentes na qualidade.


No comprimento da fibra (UHML), observa-se avanço contínuo, com 93,9% da produção atual atingindo ou superando 1,11 polegadas, frente a 92,1% na safra passada. Já o índice de fibras curtas permanece praticamente estável, com 79,4% dos fardos dentro do limite, resultado semelhante ao do ciclo anterior, sinalizando padronização e consistência na produção nacional.


Já os indicadores de cor mostram comportamento misto, enquanto o grau de reflectância recuou levemente em relação à safra 2023/2024, o grau de amarelamento apresentou melhora, o que pode indicar o impacto de fatores climáticos, mas que não compromete o padrão geral da pluma.


Para ler o relatório de janeiro na íntegra, acesse o link: https://abrapa.com.br/wp-content/uploads/2026/02/Relatorio-de-Qualidade-Safra-24-25-Jan-2026.pdf


Para um comparativo completo de todo o histórico da qualidade da fibra, visite o B.I. do algodão brasileiro: http://bit.ly/48CQECy

Quer ficar por dentro de tudo
que acontece no Portal Abrapa?

assine nossa newsletter