Voltar

Sou de Algodão e Abrapa destacam a rastreabilidade e a qualidade do algodão brasileiro em evento do Grupo Veste S.A. Estilo

09 de Fevereiro de 2026

Nesta quarta-feira (4), a Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa) participou do evento de lançamento do Programa de Valorização do Fornecedor VESTE, promovido pelo Grupo Veste S.A Estilo - um dos maiores players do setor, proprietário das marcas Bo.Bô, Dudalina, Individual, JohnJohn e Le Lis - em São Paulo (SP). Convidada a contribuir com uma exposição técnica e institucional, a entidade abordou a cadeia produtiva do algodão brasileiro e as melhores práticas de produção adotadas pelo setor, com destaque para aspectos como sustentabilidade, qualidade e rastreabilidade.


O movimento Sou de Algodão e o programa SouABR também foram pauta do encontro, reforçando a importância da transparência de toda a cadeia de custódia do algodão certificado ABR até o consumidor final. Representaram a Abrapa, o diretor executivo da associação Marcio Portocarrero, e a gestora de relações institucionais do movimento Sou de Algodão, Manami Kawaguchi, que conduziram a apresentação para os principais fornecedores e executivos da companhia.


A força do algodão brasileiro e da cadeia verticalizada


Durante o encontro, foi destacado o protagonismo do Brasil no cenário internacional, por contar com a maior cadeia têxtil verticalizada do Ocidente, abrangendo desde o cultivo do algodão até o varejo; o que fortalece a competitividade do país, aliando escala produtiva, tecnologia, gestão e conformidade socioambiental.


Outro ponto de destaque foi para a sustentabilidade do algodão brasileiro, produzido majoritariamente em regime de sequeiro, isto é, com uso predominante de água da chuva - um diferencial relevante do ponto de vista ambiental e de eficiência no uso de recursos naturais, além da adoção de práticas responsáveis, de acordo com o protocolo de 195 itens para certificação socioambiental pelo programa Algodão Brasileiro Responsável (ABR).


“O nosso algodão é resultado de uma cadeia altamente estruturada, que evoluiu em tecnologia, gestão e responsabilidade socioambiental. Hoje, o Brasil é referência global não apenas em volume e qualidade da fibra, mas também em transparência e compromisso com boas práticas”, cita Marcio Portocarrero.


SouABR: rastreabilidade do campo ao guarda-roupa


A apresentação também abordou o SouABR, o primeiro programa brasileiro de rastreabilidade na cadeia têxtil, idealizado pela Abrapa através do Sou de Algodão, que permite acompanhar a jornada do algodão certificado ao longo de toda a cadeia produtiva, do campo ao produto final. A iniciativa integra produtores rurais, fiações, tecelagens, malharias, confecções e varejo, oferecendo informações claras sobre origem, certificações e processos produtivos.


“A rastreabilidade é uma ferramenta estratégica de transparência. Com o SouABR, conseguimos conectar os diferentes elos da cadeia e transformar dados técnicos em informação acessível, valorizando a origem do algodão brasileiro e fortalecendo a relação entre marcas, fornecedores e consumidores”, reitera Manami Kawaguchi.


Parceria com a Veste S.A. e compromisso com a responsabilidade


A participação no evento do Programa de Valorização do Fornecedor reforça a parceria entre o Sou de Algodão e a Veste S.A. Estilo, que integra o movimento como marca parceira, compartilhando valores relacionados à responsabilidade socioambiental e comunicação transparente ao longo da cadeia de custódia. Além disso, duas de suas marcas, Dudalina e Individual, participam do programa SouABR, oferecendo a seus clientes a origem certificada ABR, do algodão, presente em peças de camisaria.


“A participação da Abrapa em nosso evento com fornecedores foi fundamental para reforçar a relevância do algodão brasileiro na cadeia da Veste. Trata-se de uma fibra estratégica para a companhia, que representou 55% do total de fibras utilizadas em 2025, e a troca de conhecimento sobre origem, qualidade e responsabilidade na produção fortalece ainda mais nossa visão de uma cadeia cada vez mais transparente e sustentável”, destaca Elisa Lima, CFO da Veste S.A. Estilo.


Ao promover o encontro, o Grupo Veste S.A. Estilo reforça a importância do diálogo, da capacitação e da valorização dos fornecedores e parceiros como parte essencial de uma cadeia têxtil mais ética, eficiente e responsável - princípios que norteiam a atuação do movimento Sou de Algodão e da Abrapa.


Sobre Sou de Algodão
Movimento criado pela Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa), em 2016, para despertar uma consciência coletiva em torno da moda e do consumo responsável. Para isso, a iniciativa une e valoriza os profissionais da cadeia produtiva e têxtil, dialogando com o consumidor final com ações, conteúdo e parcerias com marcas e empresas. Outro propósito é informar e democratizar o Algodão Brasileiro Responsável (ABR), que segue rigorosos critérios ambientais, sociais e econômicos e certifica 83% de toda a produção nacional de algodão.


Abrace este movimento: 


Site: www.soudealgodao.com.br


Facebook, Instagram, Youtube, LinkedIn e Pinterest: @soudealgodao


TikTok: @soudealgodao_

Quer ficar por dentro de tudo
que acontece no Portal Abrapa?

assine nossa newsletter