Voltar

Abrapa publicou Relatório Mensal de Safra para novembro de 2025

Segundo o documento, até 20 de novembro 78% do algodão produzido no país já havia sido beneficiado. Na Bahia, o percentual chega a 91%, enquanto no Mato Grosso o índice está em 73%

24 de Novembro de 2025

A Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa) divulgou na última segunda-feira, 24/11, seu Relatório Mensal de Safra, trazendo números que confirmam o avanço da cotonicultura nacional.


Mesmo com uma queda projetada de 3,6% na produtividade por hectare (1.885 kg/ha), o país registrou recorde de produção. A estimativa aponta 4,11 milhões de toneladas, um crescimento de 11,1% em relação à safra 2023/2024. O volume robusto também deve elevar os estoques finais, previstos em 796 mil toneladas até julho de 2025, registrando uma alta de 58% sobre o ciclo anterior.


No comércio exterior, o relatório projeta para 2025/2026 exportações de 3,1 milhões de toneladas, avanço de 9,3% em relação ao último ano comercial. Em outubro de 2025, o Brasil embarcou 293,9 mil toneladas, 4,6% acima do mesmo mês de 2024, gerando US$ 476,9 milhões em receita. China e Índia lideraram as compras, respondendo por 46% do volume exportado no mês. Índia e Bangladesh, somadas, ampliaram as importações de algodão brasileiro em 63,4 mil toneladas na comparação com o mesmo período do ano passado.


O mercado interno também mostrou dinamismo. Entre janeiro e setembro de 2025, a produção têxtil cresceu 10,8%, enquanto o setor de vestuário avançou 1,3%. No mesmo período, o setor gerou 12,9 mil novos empregos na indústria têxtil e outros 16,7 mil na confecção.


As exportações brasileiras de têxteis e confecções acumularam alta de 7,9% entre janeiro e outubro de 2025. As importações do setor, por sua vez, cresceram 6,7% no período.


Para saber mais informações, acesso no relatório completo no link:


https://abrapa.com.br/wp-content/uploads/2025/11/Relatorio_safra_Abrapa.nov2025.pdf

Quer ficar por dentro de tudo
que acontece no Portal Abrapa?

assine nossa newsletter