Destaque da Semana - Semana marcada por importantes ações internacionais do setor do algodão Brasileiro no exterior, tanto na Coreia do Sul quanto no Congresso da Better Cotton na Turquia. Feriados no Brasil e EUA interromperam negócios ontem (qui, 19/6).
Algodão em NY - O contrato Jul/25 fechou nesta quarta-feira, 18/jun, cotado a 64,84 U$c/lp (-0,5% vs. 12/jun). O contrato Dez/25 fechou em 66,67 U$c/lp (-1,2% vs. 12/jun).
Basis Ásia - Basis médio do algodão brasileiro posto Leste da Ásia: 991 pts para embarque Jun/Jul-25 (Middling 1-1/8" (31-3-36), fonte Cotlook 18/jun/25).
Baixistas 1 - O contrato Dez/25 atingiu o menor patamar desde abril, pressionado por oferta abundante e demanda fraca.
Baixistas 2 - A produção no Brasil e Austrália permanece elevada. Na China, espera-se safra maior que 7 milhões de tons pelo segundo ano consecutivo.
Baixistas 3 - O consumo segue incerto diante de altas taxas de juros, tensões geopolíticas, conflitos armados, incerteza sobre tarifas e demanda fraca por fios.
Altistas 1 - Embora o USDA esteja projetando produção de 14 milhões de fardos este ano nos EUA, muitos analistas acreditam que essa previsão ainda está superestimada, especialmente diante das condições atuais de área e clima.
Missão Ásia 1 - A Abrapa encerrou com sucesso a missão na Ásia. Na segunda (16), o seminário Cotton Brazil Outlook reuniu os principais industriais têxteis da Coreia do Sul em Seul. O evento foi realizado em parceria com a SWAK, principal entidade do setor têxtil Coreano.
Missão Ásia 2 - O governador de MT, Mauro Mendes, prestigiou o evento com sua comitiva, assim como a embaixadora do Brasil na Coreia do Sul, Márcia Donner.
Missão Ásia 3 - A missão faz parte do programa Cotton Brazil, realizado pela Abrapa em parceria com a ApexBrasil e apoio da Anea. Antes de Seul, a comitiva brasileira composta por produtores e traders Brasileiros esteve no Congresso Chinês de Algodão em Guangzhou (China), e em Taipei (Taiwan).
Better Cotton Conference 1 - A Abrapa destacou durante a Better Cotton Conference a contribuição do cotonicultor brasileiro para o desenvolvimento sustentável do Brasil.
Better Cotton Conference 2 - O tema foi abordado pelo diretor da Abrapa, Marcelo Duarte, durante sua palestra no evento, que ocorreu nesta semana em Izmir, Turquia.
Better Cotton Conference 3 - O diretor da SLC Roberto Acauan participou de importante painel na plenária principal do evento. Roberto apresentou as ações do grupo para mitigação e adaptação às mudanças climáticas.
Better Cotton Conference 4 - A delegação brasileira que participou do evento, com representantes da Abrapa e da Anea, ainda realizou importantes reuniões para nosso setor durante o evento na Turquia.
Better Cotton Conference 5 - A Better Cotton anunciou que se tornará um padrão regenerativo nos próximos 12 meses, atualizando seus Princípios e Critérios , implementando uma estrutura de relatórios baseada em resultados socioambientais.
Better Cotton Conference 6 - Nick Weatherill foi apresentado como novo CEO da Better Cotton , substituindo Alan McClay após 10 anos. Ex-diretor executivo da International Cocoa Initiative, Weatherill traz ampla experiência em sustentabilidade.
Better Cotton Conference 7 - O primeiro compromisso internacional de Nick como CEO será uma viagem ao Brasil em Julho , em parceria com Abrapa e Anea.
EUA - O plantio nos EUA está chegando ao fim. O trabalho está quase concluído em seis dos 15 principais estados produtores e 85% da área estimada foi plantada até 15/jun (5 p.p. a menos que a média de cinco anos).
China 1 - As importações de algodão pela China em maio somaram cerca de 40 mil tons. Desde Out/16 os números não eram menores que 50 mil tons. O volume acumulado em 2024/25 é de 1,05 milhão de tons (contra 2,9 milhões tons da temporada passada).
China 2 - Importações de fios de algodão pela China atingiram 100 mil tons em maio (-7% X abr/25 e abaixo também de mai/2024). No acumulado da temporada, o total é de 1,06 milhão tons (contra 1,3 milhão em 2023/24).
China 3 - Observadores locais continuam prevendo um aumento na produção chinesa de algodão este ano, mesmo com o clima mais quente em Xinjiang.
Paquistão 1 - O plantio já foi concluído em muitos distritos paquistaneses.
Paquistão 2 - Entra em vigor em 1º de julho o imposto de 18% sobre fios importados . Fiações paquistanesas já preveem aumento de preços no mercado interno.
Exportações - As exportações brasileiras de algodão somaram 71,9 mil tons na primeira semana de maio. A média diária de embarque é 10,3% menor que no mesmo mês em 2024.
Colheita 2024/25 - Até ontem (19/06), foram colhidos no estado da BA (6%), GO (30,55%), MG (25%), MS (2,25%), PI (9%), PR (75%) e SP (76,5%). Total Brasil: 2,42%.
Este boletim é produzido pelo Cotton Brazil - cottonbrazil@cottonbrazil.com
