A Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa) participa de 4 a 6 de novembro de uma missão no Leste Asiático promovida pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil). O encontro será realizado em Tóquio, capital do Japão, tendo como público alvo adidos agrícolas e técnicos das embaixadas brasileiras na Ásia.
A Abrapa será representada pelo presidente, Alexandre Schenkel, e pelo diretor de Relações Internacionais, Marcelo Duarte. Duarte é responsável pelo Cotton Brazil, programa de promoção internacional do algodão brasileiro. Abrapa e ApexBrasil são parceiras na realização do programa, que tem também a Associação Nacional de Exportadores de Algodão (Anea) como apoiadora.
A missão ocorrerá na Embaixada do Brasil em Tóquio. Além do embaixador do Brasil no Japão, Octávio Henrique Dias Garcia Côrtes, e do presidente da ApexBrasil, Jorge Viana, o encontro reunirá embaixadores, secretários e adidos agrícolas do Japão, da Coreia do Sul, de Hong Kong, Taiwan e da China – além de empresários e investidores de grupos brasileiros.
Os representantes da Abrapa se apresentarão na segunda (4) às 16h15 (horário local), durante o painel de debate com representantes do setor privado de agronegócios. Uma das metas da missão é discutir estratégias para ampliar a competitividade de produtos brasileiros no mercado asiático. Além da Abrapa, participam associações brasileiras da carne (Abiec) e de pescado (Abipesca).
ALGODÃO - O mercado asiático representa 98,24% das exportações brasileiras de algodão registradas no ano comercial 2023/24 – quanto o País embarcou 2,68 milhões de toneladas de pluma. Atualmente, o Brasil é o maior exportador do produto no mundo.