A Better Cotton Conference terminou ontem (27), em Istambul, com mais um importante passo dado pelos cotonicultores brasileiros. A equipe da Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa) aproveitou o evento para estreitar o diálogo com varejistas globais sobre rastreabilidade e produção responsável.
A conferência anual da Better Cotton, organização responsável pelo maior programa de licenciamento socioambiental do algodão no mundo, reuniu mais de 400 pessoas. O evento recebe apoio institucional da Abrapa pelo terceiro ano consecutivo.
Entre os temas debatidos na edição deste ano, um dos destaques foi a análise sobre como a cotonicultura está se adaptando às novas diretrizes de sustentabilidade da União Europeia. A busca por soluções factíveis e simples de rastreabilidade e pela melhor forma de reportar resultados de sustentabilidade também foi abordada.
Além de participar dos painéis, a Abrapa aproveitou a conferência da Better Cotton para realizar agendas paralelas com representantes de varejistas globais. Em pauta, o sistema já implantado de rastreabilidade no Brasil e as ações de sustentabilidade promovidas pelo programa Algodão Brasileiro Responsável (ABR).
“Esse diálogo com as marcas nos permite compreender as demandas da indústria da moda e qual é o melhor caminho para mostrarmos as práticas responsáveis que o Brasil já adota ao longo do processo produtivo de algodão. Com isso, fortalecemos e damos mais visibilidade ao nosso programa nacional de sustentabilidade”, pontuou Marcelo Duarte Monteiro, diretor de Relações Internacionais da Abrapa.
Um vídeo gravado pelo presidente da Associação, Alexandre Schenkel, foi apresentado durante o evento evidenciando a evolução da cotonicultura brasileira e as boas práticas que levaram o País ao posto de principal fornecedor global de algodão com licenciamento da Better Cotton.
A conferência foi realizada nos dias 26 e 27 de junho em Istambul (Turquia). O evento tem periodicidade anual e é focado sempre na promoção de iniciativas que fomentam um futuro mais sustentável para o algodão mundial.
O apoio da Abrapa à Better Cotton Conference foi viabilizado pelo Cotton Brazil – iniciativa que representa em escala global a cadeia produtiva do algodão brasileiro. Idealizado pela Abrapa, o Cotton Brazil tem parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e apoio da Agência Nacional de Exportadores de Algodão (Anea).
O vínculo entre Abrapa e Better Cotton iniciou em 2013, quando as duas organizações começaram a atuar em benchmarking em seus programas de certificação socioambiental (o Algodão Brasileiro Responsável – ABR, da Abrapa, e o Better Cotton).