Voltar

Área cultivada de algodão deve aumentar em 2024

Expectativa é de que o total de hectares cultivados de algodão seja entre 1,76 milhão e 1,87 milhão, segundo instituições.

09 de Fevereiro de 2024

A área de cultivo do algodão deve aumentar, segundo projeções da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e da Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (ABRAPA).


No último levantamento da Conab, a expectativa é de que haja um aumento de 6,2% em relação à safra 2022/2023. Já a representante dos produtores é mais otimista, com perspectiva de crescimento em 11,9%.


A explicação apresentada pelas entidades é que devido às incertezas com a soja, muitos produtores têm optado por antecipar o plantio da pluma ou até mesmo substituir outras culturas de 2º safra, como o milho.


“Tivemos problemas na área de soja o que tem levado a uma reorganização no plantio”, destaca o presidente da ABRAPA, Alexandre Schenkel, em entrevista para o Agro Estadão. Ele explica que os agricultores têm observado uma “janela melhor para o algodão” com relação ao plantio de soja em algumas regiões.


Cultivo de algodão no Mato Grosso e Piauí 


O estado de Mato Grosso apresenta a maior parte dessas mudanças de cultura. É o caso do produtor Eswalter Zanetti Junior, de Campo Verde-MT. Ele tinha o planejamento de começar o plantio do algodão verão em meados de dezembro e do algodão safrinha ao final de janeiro, após colher a soja. Acabou antecipando tudo para o início de dezembro.


“As chuvas foram escassas entre outubro e novembro, então a área que seria de soja e depois algodão safrinha passou a ser tudo algodão verão. E pelas condições climáticas está caminhando para a chuva cortar em abril”, diz o produtor.


Zanetti diz ainda que essa mudança de rumo nos plantios aconteceu em boa parte das propriedades do município. Ele estima que entre 30% e 35% da área de soja tenha diminuído na região. No entanto, nem toda a área foi substituída por algodão, muitos também optaram pelo milho.


Outro destaque que o presidente Schenkel reforça é o estado do Piauí. Por lá, a expectativa é de que haja um aumento de 30% da área plantada, saindo de cerca de 17 mil hectares para 22 a 23 mil hectares.


 

Fonte: Estadão

https://agro.estadao.com.br/economia/area-cultivada-de-algodao-deve-aumentar-em-2024

Quer ficar por dentro de tudo
que acontece no Portal Abrapa?

assine nossa newsletter