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Sou de Algodão expande sua atuação com universidades parceiras

Estudantes do curso de moda de quatro estados brasileiros serão beneficiados por ações que visam conectá-los com profissionais de todas as etapas da cadeia produtiva da fibra

07 de Fevereiro de 2024

Sou de Algodão, iniciativa da Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa), inicia 2024 com uma novidade que vai expandir sua atuação entre estudantes de moda do Brasil. Sete universidades, de quatro estados, se tornam parceiras do movimento, que vai promover atividades para aprofundar o conhecimento dos futuros profissionais sobre toda a cadeia produtiva que envolve a fibra nacional, desde o cultivo da matéria-prima até o consumidor final.


Desde 2016, Sou de Algodão trabalha para ampliar a visibilidade e a importância do algodão brasileiro em todo o mercado. Em seu plano estratégico, estruturado em três pilares (promocional, negócios e informacional), todas as ações têm como objetivo promover novos olhares sobre a moda, tornando o algodão a matéria-prima de um futuro mais responsável.


"Precisamos falar do algodão já no processo de educação dos novos profissionais da moda. O impacto da fibra vai além da sua versatilidade nas passarelas e da aplicação em coleções vendidas ao consumidor; é uma matéria-prima que movimenta o mercado, gera empregos e oportunidade de negócios para empreendedores de diversos tamanhos, e tem o poder de transformar o consumo de roupas em um hábito mais responsável social e economicamente", ressalta Alexandre Schenkel,  presidente da Abrapa.


Levar esses dados para os estudantes de moda reforça a grandeza da fibra e sua importância para o país. Em números, destacam dados como os 82% da última safra com certificação ABR (Algodão Brasileiro Responsável), que garante a responsabilidade socioambiental na produção; foram mais de dois milhões e meio de toneladas certificadas; 38 mil empregos diretos e formais, tendo 4.179 mulheres empregadas; e 92% da área de algodão ABR foi produzida em regime de sequeiro (quando as águas da chuva são aproveitadas e a lavoura não precisa de irrigação durante o desenvolvimento da cultura).


No Brasil, segundo o Relatório do IEMI de 2023, as fiações e as tecelagens produziram, separadamente, 1,1 milhão de toneladas, as malharias respondem por 452 mil toneladas produzidas e as confecções foram responsáveis pela produção de 8,07 bilhões de peças. Esses quatro segmentos possuem empresas parceiras do Sou de Algodão, sendo mais de 1.000 confecções, 44 tecelagens, 31 malharias e 27 fiações. Junto com elas, o movimento conta com 1.500 marcas aderidas, entre pequenos empreendedores e grandes varejistas.


As universidades contempladas neste ano estão no Ceará (UniAteneu e Unifor), em Goiás (Universo e UEG), em São Paulo (Senac Santo Amaro e PUC Campinas) e no Rio Grande do Sul (Universidade de Caxias do Sul - UCS). Para ilustrar todo o universo do algodão para os futuros profissionais e formadores de opinião do mundo da moda, Sou de Algodão realizará uma série de ações ao longo do ano.


O movimento programa levar os estudantes à fazenda e à indústria, por meio de visitas guiadas, para conhecer de perto a produção do algodão brasileiro. Além disso, painéis de discussão com personalidades da moda e marcas parceiras, projetos acadêmicos tendo a fibra como ponto central, e oficinas que visam gerar uma experiência tátil e prática estão no planejamento de 2024. A primeira atividade ocorrerá em fevereiro: uma aula magna na PUC Campinas, com a presença do estilista João Pimenta.


"Temos nomes de destaque entre nossos parceiros e o João é uma referência no segmento. Este trabalho está apenas começando. Estamos em busca para que outras instituições de ensino se juntem a Sou de Algodão. Vamos trabalhar unidos para transformar a moda nacional por meio do trabalho e da contribuição de todos", finaliza Silmara Ferraresi, diretora de relações institucionais da Abrapa e gestora do movimento Sou de Algodão.


Sobre Sou de Algodão
É um movimento único no Brasil que nasceu em 2016 para despertar uma consciência coletiva em torno da moda e do consumo responsável. Para isso, a iniciativa une e valoriza os profissionais da cadeia do algodão, dialogando com o consumidor final com ações, conteúdo e parcerias com marcas e empresas. Outro propósito é informar e democratizar o Algodão Brasileiro Responsável (ABR), que segue rigorosos critérios ambientais, sociais e econômicos, representando 42% de toda a produção mundial de algodão sustentável.


Abrace este movimento: 


Site: www.soudealgodao.com.br


Facebook, Instagram, Youtube, LinkedIn, Pinterest: @soudealgodao


TikTok: @soudealgodao_


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