Voltar

Jeans ganha desfile exclusivo no SPFW: tributo celebra 150 anos da peça mais icônica da moda

10 de Novembro de 2023

No dia 9 de novembro, o movimento Sou de Algodão retorna às passarelas do São Paulo Fashion Week para homenagear o jeans, peça icônica que completa 150 anos de história, em 2023. Um coletivo de grandes nomes da moda brasileira assina o desfile: produção e direção criativa por Paulo Borges, criador e diretor do SPFW, styling por Paulo Martinez e beleza por Ricardo dos Anjos.


Ao todo, são 40 looks exclusivos produzidos por estilistas parceiros do Sou de Algodão: Amapô, David Lee, Dendezeiro, Heloísa Faria, Korshi 01, Martins, Ronaldo Silvestre, Thear e Weider Silveiro. As criações assinadas pela Dendezeiro, inclusive, são rastreadas pelo programa SouABR, o que significa que é possível conhecer toda a sua jornada – desde a origem da fibra com certificação ABR (Algodão Brasileiro Responsável), até a varejista.


Para a execução das peças, a ação teve o apoio de 19 empresas têxteis, entre tecelagens, fiações, malharias e confecções, e oito artesãos.


Jeans é identidade e história


Duas razões foram fundamentais para a escolha do tema deste destile: o algodão brasileiro é matéria-prima imprescindível para a fabricação do jeans, já que a fibra é a principal composição do denim, o tecido do qual é feito; o jeans tem destaque na moda brasileira, tendo se estabelecido como fundamental no guarda-roupa nacional.


A história do jeans no Brasil começa no início do século XXI, quando o denim passa a ser importado como um tecido resistente e funcional para roupas de trabalho. No entanto, foi a partir da década de 1950 que ganhou popularidade entre diferentes públicos.


Inicialmente associado a uma estética mais rebelde e jovem, o jeans logo transcendeu as barreiras socioeconômicas, tornando-se um símbolo de versatilidade e estilo atemporal. Da classe trabalhadora à elite, refletiu a adaptação e a fusão de culturas e de diversos estilos de vida.


Muitos desfiles do Brasil e do mundo já destacaram a importância da peça. No entanto, o movimento Sou de Algodão vai além, apresentando criações produzidas de forma responsável, destacando a importância do algodão brasileiro na produção desse tecido icônico. Focadas na responsabilidade e na valorização da mão de obra nacional, as peças integram técnicas artesanais contemporâneas e inovação têxtil, apresentando um universo de possibilidades, história e identidade.


Ficha Técnica do desfile Sou de Algodão no SPFW N56


Direção Criativa: Paulo Borges


Stylist: Paulo Martinez


Make and hair: Ricardo dos Anjos


Cenário: tecidos Santista Jeanswear.


Estilistas: Amapô, David Lee, Dendezeiro, Heloísa Faria, Korshi 01, Martins, Ronaldo Silvestre, Thear, Weider Silveiro


Fiações: Círculo e Têxtil Piratininga


Malharias: Aradefe e Textilfio


Tecelagens: Canatiba, Capricórnio, Cataguases, Cedro, Covolan, MN Tecidos, Paraguaçu Têxtil, Paranatex, Santana Textiles, Santista Jeanswear, Tear Têxtil, Teray Têxtil, e Vicunha


Serviços de desenvolvimento e confecções: Emphasis Confecções e Volts Denim


Artesãos: Edineia Sinatra, Frede Gomides, Márcia Mendes, Milene Kuhn, Neuzy Valim, Oscar Menezes, Samuel Ramos e Zilda Sanches.


09/11/2023 10:51


Por: Equipe Guia JeansWear


Acesso em: https://guiajeanswear.com.br/noticias/jeans-ganha-desfile-exclusivo-no-spfw-tributo-celebra-150-anos-da-peca-mais-iconica-da-moda/

Quer ficar por dentro de tudo
que acontece no Portal Abrapa?

assine nossa newsletter