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Sou de Algodão ressalta a história do jeans em desfile no SPFW

O movimento reúne Paulo Borges e Paulo Martinez para assinarem a apresentação com peças de nove estilistas parceiros e do line-up da semana de moda

31 de Outubro de 2023

No dia 9 de novembro, o movimento Sou de Algodão retorna às passarelas do São Paulo Fashion Week, às 17h30, no Komplexo Tempo, em São Paulo. A apresentação será um tributo ao jeans, que completa 150 anos de história em 2023. A produção e direção criativa estão por conta de Paulo Borges, criador e diretor do SPFW, o styling é de Paulo Martinez, um dos grandes ícones da moda brasileira, e a beauty assinada por Ricardo dos Anjos. Os estilistas da Amapô, David Lee, Dendezeiro, Heloísa Faria, Korshi 01, Martins, Ronaldo Silvestre, Thear e Weider Silveiro foram os escolhidos para apresentarem os looks.


Ao todo serão 40 looks exclusivos produzidos pelos nomes parceiros do Sou de Algodão e que fazem parte do line-up do SPFW. Para a execução das peças, a ação teve o apoio de 19 empresas, entre tecelagens, fiações, malharias e confecções, e oito artesãos.


Segundo Borges, a proposta do desfile é apresentar as diversas possibilidades no uso do denim e construir imagens especiais, além de potencializar o algodão brasileiro como um dos melhores do mundo. “O jeans, mais do que um produto super urbano e atemporal, representa uma expressão sempre em movimento. Retrata os novos comportamentos”, explica.


Sobre o processo criativo, Martinez conversou com todos os estilistas para que ele pudesse explicar o que pretende entregar no desfile. “O principal pedido foi de que todos criassem as peças com o próprio DNA da marca, mas que, ao mesmo tempo, a entrega ficasse coesa. Vamos apresentar peças de alfaiataria urbana, todas blue jeans”. O responsável pelo styling também pensou na ordem de cada look para entrar na passarela.


A cenografia também segue a mesma linha de raciocínio, em que será retratada uma atmosfera lúdica e imagética. A ideia é transportar a plateia para o campo de algodão, contrapondo a força poética da natureza com a contemporaneidade urbana.


"Estar presente novamente na passarela do SPFW é uma honra para Sou de Algodão. O movimento, que nasceu no evento, em 2016, tem se fortalecido a cada ano e mostrado o quanto a fibra nacional deve e merece ser valorizada. Ao unir moda, arte, história e criatividade, conseguimos chamar atenção do público e do mercado, que estão mais abertos ao uso de peças conscientes e responsáveis", comenta Silmara Ferraresi, diretora de relações institucionais da Abrapa e gestora do movimento Sou de Algodão.


Ficha Técnica do desfile Sou de Algodão no SPFW N56


Direção Criativa: Paulo Borges
Stylist: Paulo Martinez
Make and hair: Ricardo Anjos
Estilistas: Amapô, David Lee, Dendezeiro, Heloísa Faria, Korshi 01, Martins, Ronaldo Silvestre, Thear, Weider Silveiro
Fiações: Círculo e Têxtil Piratininga
Malharias: Aradefe e Textilfio
Tecelagens: Canatiba, Capricórnio, Cataguases, Cedro, Covolan, MN Tecidos, Paraguaçu Têxtil, Paranatex, Santana Textiles, Santista Jeanswear, Tear Têxtil, Teray Têxtil, e Vicunha
Serviços de desenvolvimento e confecções: Emphasis Confecções e Volts Denim
Artesãos: Edineia Sinatra, Frede Gomides, Márcia Mendes, Milene Kuhn, Neuzy Valim, Oscar Menezes, Samuel Ramos e Zilda Sanches.


Sobre Sou de Algodão


É um movimento único no Brasil que nasceu em 2016 para despertar uma consciência coletiva em torno da moda e do consumo responsável. Para isso, a iniciativa une e valoriza os profissionais da cadeia do algodão, dialogando com o consumidor final com ações, conteúdo e parcerias com marcas e empresas. Outro propósito é informar e democratizar o Algodão Brasileiro Responsável (ABR), que segue rigorosos critérios ambientais, sociais e econômicos, representando 82% da produção brasileira e 42% de toda a produção mundial de algodão responsável licenciado pela BCI.


Abrace este movimento:
Site: soudealgodao.com.br
Facebook, Instagram, Youtube, LinkedIn e Pinterest: @soudealgodao

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