Sou de Algodão, iniciativa da Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa), participou de eventos na cidade de Fortaleza para ampliar a visibilidade do movimento pelo país. Representado pela gestora de relações institucionais, Manami Kawaguchi, foram realizadas duas palestras sobre a atuação do movimento junto ao público de moda com o objetivo de detalhar as regras para a participação no 3º Desafio Sou de Algodão + Casa de Criadores para estudantes de moda de duas universidades parceiras do Sou de Algodão: a Unifor (Universidade de Fortaleza) e a UniAteneu, com cerca de 70 alunos, no total. Além disso, a executiva participou de uma reunião na Câmara Setorial de Moda do Ceará, com o objetivo de estreitar o relacionamento entre o movimento e representantes da indústria da moda da região.
Durante as atividades, Manami deu início às discussões abordando a relação do público com o consumo responsável na moda, enfatizando a importância da sustentabilidade e da conscientização dos processos envolvidos em cada etapa, desde o plantio até o produto final. Essa abordagem sensibilizou os estudantes para a relevância de adotar práticas mais conscientes em suas futuras carreiras no universo da moda. O ponto alto foi o conteúdo relacionado ao 3º Desafio Sou de Algodão + Casa de Criadores, cujo propósito é atrair estudantes de graduação de todo o Brasil e descobrir novos talentos para o mercado. Na edição anterior, o Desafio contou com a inscrição de mais de 400 trabalhos vindos de todas as regiões do país.
Na Câmara Setorial de Moda do Ceará, a gestora apresentou os princípios e objetivos do Sou de Algodão. Essa reunião se revelou como uma oportunidade valiosa para debater a relevância da fibra brasileira e a sua contribuição para a produção responsável da indústria têxtil nacional, já que mais de 80% do algodão brasileiro tem certificação socioambiental pelo programa Algodão Brasileiro Responsável (ABR).
Segundo Paulo Rabelo, presidente da Câmara Setorial de Moda do Ceará, foi extremamente significativo conhecer melhor o movimento, uma vez que se trata de uma iniciativa que ecoa especialmente no contexto do Ceará. "O nosso estado tem uma rica tradição com o algodão, porque já foi um grande produtor. Acredito que ao apostar em nossa indústria da moda local, com parcerias e ações, o Sou de Algodão ajuda a fortalecer a ligação afetiva e resgatar a memória do estado pela fibra, ampliando a democratização e uso da matéria-prima", explica.
Como se inscrever no 3º Desafio Sou de Algodão + Casa de Criadores
Os interessados em participar devem realizar as inscrições no portal http://www.soudealgodao.com.br/desafio até o dia 30 de abril de 2024, podendo ser projetos individuais ou em duplas. Além disso, os trabalhos poderão ser dos segmentos de moda masculina, feminina, alta costura, prêt à porter, fitness, homewear/loungewear ou streetwear.
Sobre Sou de Algodão
É um movimento único no Brasil que nasceu em 2016 para despertar uma consciência coletiva em torno da moda e do consumo responsável. Para isso, a iniciativa une e valoriza os profissionais da cadeia do algodão, dialogando com o consumidor final com ações, conteúdo e parcerias com marcas e empresas. Outro propósito é informar e democratizar o Algodão Brasileiro Responsável (ABR), que segue rigorosos critérios ambientais, sociais e econômicos, representando 42% de toda a produção mundial de algodão sustentável.
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