O Sou de Algodão, uma iniciativa da Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa), realizou, na última quinta-feira (20/07), mais uma edição da Cotton Trip, uma experiência imersiva no mundo do algodão, contando com a participação de mais de 25 marcas parceiras do movimento e da Associação Brasileira do Varejo Têxtil (ABVTEX). O evento teve como objetivo compartilhar o conhecimento sobre a fibra, desde o seu plantio até chegar ao consumidor final, e promover a produção responsável. Os participantes tiveram a oportunidade de vivenciar um dia entre a Fazenda Pamplona, da SLC Agrícola, localizada em Goiás, e a sede da Abrapa, em Brasília.
Angela Bozzon, gerente do programa ABVTEX, diz que a parceria com o movimento já vem de bastante tempo e gerou várias experiências de muito sucesso. “Para nós, é um prazer poder proporcionar para os varejistas associados esse evento, porque eles podem conhecer todo esse processo do início da cadeia. Além disso, podem se conscientizar do quão favorável pode ser usar essa fibra em coleções”, explica.
Entre os presentes estavam algumas das principais marcas varejistas do Brasil, como Aramis, Arezzo&Co, Boardriders, Brandili, C&A, Carrefour, Grupo Lunelli, com a área de Sustentabilidade e a marca Lez a Lez, Grupo Soma, da marca Hering e Animale, Grupo SBF, responsável pela Centauro, Ikea, Pernambucanas, Rip Curl, Shoulder, Veste, com Bo.Bô, Dudalina, Individual, John Jon e Le Lis Blanc, e Yogini.
Durante o evento, os visitantes puderam conhecer mais sobre os programas de sustentabilidade relacionados à produção da fibra, como o ABR (Algodão Brasileiro Responsável), ABR-UBA (Unidade de Beneficiamento de Algodão) e BCI (Better Cotton Initiative).
Além das apresentações, os convidados tiveram a oportunidade de visitar a lavoura e a biofábrica, onde puderam aprender mais sobre o plantio, manejo e colheita do algodão. A visita à algodoeira também foi realizada, permitindo que os participantes conhecessem de perto todo o processo de beneficiamento da fibra.
Na Abrapa, os participantes conheceram o laboratório de análise de qualidade, onde também foram apresentados os diferentes tipos de algodão, contemplando as características e os diferentes usos da fibra pela indústria. Na parte final, o presidente da Abrapa, Alexandre Pedro Schenkel deu as boas vindas, contando que a fazenda é o lugar onde ele se realiza. “Vocês puderam conhecer o lugar onde trabalho diariamente e tenho paixão. Nasci e cresci nesse ambiente e hoje levo meus filhos para conhecerem meu trabalho.”
O diretor executivo da associação, Márcio Portocarrero apresentou brevemente o histórico da entidade e o esforço contínuo em prol do desenvolvimento da cadeia produtiva e a diretora de relações institucionais, Silmara Ferraresi, apresentou o movimento Sou de Algodão e o programa de rastreabilidade SouABR para todos os presentes.
Para Silmara, o evento realizado anualmente visa conscientizar e democratizar o uso do algodão responsável. ""Para nós, é muito importante receber em casa empresas que têm tamanha relevância, para conhecerem de perto nossos projetos. Temos muito orgulho em mostrar, na prática, nossos esforços para entregar à indústria uma fibra produzida com responsabilidade socioambiental e certificada pelo programa ABR, e ainda oferecer transparência, agregando valor às marcas, por meio do programa SouABR”, explica.
Stella Messias, da área de sustentabilidade Grupo Soma, diz que, como trabalha na ponta final, o varejo, existe um distanciamento da produção das matérias-primas. “Não conseguimos entender a dimensão do impacto positivo que pode ser potencializado desde o plantio. Varejistas, tecelagens, produtores de algodão, cooperativas e instituições agregadoras, como a Abrapa, fazem possível e tangível o futuro regenerativo que queremos para 2030”, explica.
Mariana Emmerich, especialista em sustentabilidade da Lunelli, também comemorou o evento e destacou sua importância: “Fico até emocionada, porque estar aqui, conhecendo um campo de algodão ainda em fase de colheita, é a realização de um sonho. Acredito que quem trabalha com a cadeia têxtil, independente do setor, sonha em poder ver isso de perto”.
O movimento Sou de Algodão está crescendo e ganhando ainda mais reconhecimento das marcas. Este ano atingiu o número de 1.300 parceiras de todos os tamanhos e segmentos do mercado da moda. Além disso, está presente nos maiores eventos de moda do país, com desfiles exclusivos no SPFW (São Paulo Fashion Week) e apoio a estilistas na Casa de Criadores.
Foto: Carlos Rudiney/Abrapa