Voltar

Ex-presidente da Abrapa, Haroldo Cunha integra o programa global Climate Positive Leaders, da Corteva

16 de Junho de 2023

​Reconhecido como produtor brasileiro que implementa práticas agrícolas sustentáveis, o presidente da Associação Goiana dos Produtores de Algodão (Agopa) e do Instituto Goiano de Agricultura (IGA), Haroldo Rodrigues da Cunha, foi escolhido para integrar o grupo de dez líderes mundiais do Climate Positive Program, da Corteva. Ele é ex-presidente da Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa).
"Fiquei muito feliz com essa seleção. Eu represento uma classe de produtores que tem feito uma agricultura com muito critério, profissionalismo e com foco na sustentabilidade. Não sou um caso isolado. Como produtor de algodão, existem vários outros que têm as mesmas práticas. Não tenho dúvidas que os programas implementados pela Abrapa, como o ABR e o BCI, contribuem para isso", diz Cunha, que foi indicado pela Abrapa para a participar da seleção da Corteva. "Espero representar bem o setor e levar o nome do algodão brasileiro aonde estiver e mostrar que a produção no Brasil é sustentável", afirma o ex-presidente da Abrapa.
O diretor-executivo da entidade, Marcio Portocarrero, celebrou a escolha do cotonicultor brasileiro para participar do seleto grupo de líderes globais. "É motivo de honra e reconhecimento do trabalho dele como ex-presidente da Abrapa. Foi na sua gestão que foi introduzido o conceito de sustentabilidade e certificação, atraindo o BCI para dentro dessa parceria e fortalecendo o nosso Programa Algodão Brasileiro Responsável. Esperamos que, com a sua participação em fóruns e em mesas redondas mundiais, possamos continuar crescendo e avaliando os caminhos que deveremos seguir para nos manter com a imagem preservada numa posição de líderes globais na produção de algodão sustentável, preocupados com a regeneração do solo, com o carbono, com o desenvolvimento da agricultura sustentável para as futuras gerações", afirma.
Cunha recebeu destaque pelo uso do plantio direto e boas práticas no manejo do solo, além de implementar um programa de reflorestamento em sua propriedade e por atuar ativamente nas organizações para avanço de práticas sustentáveis na agricultura, como o internacionalmente reconhecido Programa ABR-BCI, da Abrapa.
O cotonicultor integra uma lista de vencedores dos cinco continentes, com representantes do Canadá, Índia, Quênia, Austrália e Reino Unido, entre outros.


O programa

O Climate Positive Leaders da Corteva é um programa de reconhecimento baseado em nomeação, projetado para mostrar os primeiros produtores que estão implementando, ampliando e compartilhando com sucesso práticas climáticas positivas. O programa oferece aos destinatários globais e regionais oportunidades para compartilhar amplamente suas experiências e acelerar a adoção de práticas climáticas positivas. A participação dos líderes inclui workshops e outras oportunidades, permitindo que compartilhe suas experiências com outros agricultores.


Imprensa
Catarina Guedes – Assessora de Imprensa
(71) 98881-8064
Monise Centurion – Jornalista Assistente
(17) 99611-8019

"

Quer ficar por dentro de tudo
que acontece no Portal Abrapa?

assine nossa newsletter