Voltar

Sou de Algodão fecha o primeiro trimestre de 2023 com 1.241 novas parceiras

Ao todo, 81 novas adesões ao movimento ocorreram no período; região Nordeste vem ganhando cada vez mais espaço

10 de Abril de 2023

Sou de Algodão, iniciativa da Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa), encerrou o mês de março com 27 novas marcas parceiras em seu portfólio, totalizando 1.241 empresas que aderiram ao uso da fibra responsável, sendo 81 apenas nos três primeiros meses de 2023.
Entre os estados e regiões do Brasil, o Sudeste continua representando o maior número de adesões mensais, sendo São Paulo o líder, seguido por Rio de Janeiro e Minas Gerais. No entanto, em março, a região Nordeste se destacou com o maior número de novas marcas parceiras em um único mês: quatro do Ceará, duas de Pernambuco, duas da Bahia, uma da Paraíba e uma do Maranhão.
Um fator que pode explicar a procura pela parceria entre as marcas da região e o movimento Sou de Algodão é que o Nordeste ganha força no cenário empreendedor do Brasil, com diversas vantagens de se investir no incentivo à cultura e economia local. De acordo com um estudo do Banco do Nordeste do Brasil (BNB), entre 2002 e 2017, o Produto Interno Bruto (PIB) dos estados locais cresceu cerca de 3,5% por ano, sendo a área que mais se desenvolveu nas últimas décadas. Além disso, mais de 50% dos empregos formais com carteira assinada são decorrentes dos micro e pequenos negócios.
Em relação aos segmentos, o artesanato está ganhando espaço entre os parceiros, mas o destaque continua para as confecções, que tiveram o maior número de adesões, com 18 novas. O infantil lidera com sete marcas, e o feminino permanece em segundo lugar.

Quer ficar por dentro de tudo
que acontece no Portal Abrapa?

assine nossa newsletter