Entre estilistas, modelos e um público sedento por boa costura na São Paulo Fashion Week (SPFW), a produção sustentável de algodão ganha destaque nas passarelas neste que é o maior evento de moda da América Latina. Nesta quinta-feira (17), o movimento Sou de Algodão emplacou, pela primeira vez, um desfile com 18 estilistas estampando 36 looks exclusivos, todos com a matéria-prima do campo.
A proposta do desfile é valorizar a matéria-prima cultivada de forma responsável e mostrar que o algodão atende a moda de forma versátil, conforme explica Silmara Ferraresi, gestora do Movimento 'Sou de Algodão'.
Estabelecer contato com o universo da moda, segunda ela, foi o primeiro passo para mostrar ao consumidor todo o esforço que é feito para que a fibra de alta qualidade chegue às vitrines. "Em 2018, convidamos os estilistas parceiros, e que estão no board da SPFW, para conhecer uma fazenda de algodão e ver de onde sai essa matéria-prima brasileira", conta orgulhosa.
Depois da troca de experiência in loco, a parceria com profissionais da moda cresceu até ganhar a proporção da marca Sou de Algodão ter um desfile próprio na SPFW.
"A gente traz à passarela o algodão na sua versão mais versátil, democrática, aparece em alfaiataria, malha, sarja... Além do conforto que o algodão brasileiro pode proporcionar e ter a certificação socioambiental em 84% de tudo que a gente produz", diz Silmara.
O desfile foi construído em parceria com Paulo Borges, criador e diretor do SPFW, e o styling de Paulo Martinez, um dos grandes ícones da moda brasileira. Ao todo, são 37 empresas parceiras do Movimento Sou de Algodão que fazem o desfile acontecer, sendo 18 marcas, que também integram o line-up oficial do SPFW, e 19 tecelagens, malharias e fiações.
Alexandre Pedro Schenkel, vice-presidente da Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa), conta que boas práticas agrícolas, como o manejo consciente de água e manejo integrado de pragas, são atestadas no algodão que chega às passarelas.
"É uma das poucas cadeias que tem rastreabilidade de ponta a ponta e atende ao consumidor que está buscando essa responsabilidade", afirma Alexandre.
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Algodão sustentável "invade" as passarelas (agrolink.com.br)
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Mídia: Globo Rural – 18/11/2022
Agro Link – 18/11/2022
Canal Rural – 18/11/2022