A Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa) participou da quinta edição do Datagro Abertura de Safra Soja, Milho e Algodão para debater o planejamento estratégico, práticas sustentáveis e avanços tecnológicos dos setores de grãos e fibras para o próximo ano. Realizado de 27 a 28 de agosto, na cidade de Cuiabá (MT), o evento reuniu produtores, cooperativas, indústria, bancos e empresas de insumos com objetivo de capacitar os participantes com ferramentas e conhecimentos necessários para enfrentar com sucesso a temporada de plantio e colheita de 2023/24.
Foi uma oportunidade importante para os participantes se atualizarem sobre as principais tendências e ajustarem suas estratégias para o próximo ano. Apresentamos o panorama da safra atual, onde o Brasil se tornou, oficialmente e pela primeira vez na história, o maior exportador de algodão do mundo, superando os Estados Unidos. Também destacamos o trabalho contínuo da Abrapa para aprimorar nossos processos, elevando nossa qualidade, rastreabilidade e sustentabilidade", afirmou Alexandre Schenkel, presidente da Abrapa, durante o painel "Tendências do Mercado do Algodão", realizado em 28 de agosto.
Além de Schenkel, participaram da apresentação Fernando Pimentel, presidente emérito da Associação Brasileira da Indústria Têxtil (Abit), e Rodrigo Santiago, presidente da Junta de Corretores de Algodão, BBM. Sob a moderação de Marcelo Duarte, diretor de Relações Internacionais da Abrapa, o painel abordou as novas dinâmicas do mercado de algodão, explorando desde o impacto da indústria têxtil até as questões de comercialização e preços.
Duarte também participou, no dia 27, do painel “Tendências de Produção, Consumo, Preços e Comercialização de Soja, Milho e Algodão”, moderado por Isan Rezende, presidente da Federação dos Engenheiros Agrônomos do Estado de Mato Grosso (Feagro-MT). O painel contou com contribuições de Flávio França Jr., economista e líder de Pesquisa de Grãos da Datagro. Juntos, discutiram as tendências emergentes, os fatores que impactam a produção e comercialização, e o panorama de preços para as principais commodities agrícolas.