Voltar

Abrapa recebe representantes da Croplife International para imersão na cotonicultura brasileira

28 de Agosto de 2024

Para conhecer mais de perto a realidade da cotonicultura brasileira, representantes CropLife International, associação comercial mundial de empresas agroquímicas, foram recepcionados na Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa), nesta terça-feira (27). A agenda incluiu uma visita ao Centro Brasileiro de Referência em Análise de Algodão (CBRA), que funciona no mesmo prédio da entidade e é responsável por garantir que a classificação da pluma brasileira esteja alinhada com os padrões internacionais. Além disso, os visitantes participaram de uma apresentação detalhada sobre as atividades e conquistas da entidade, que comemorou 25 anos de atuação em 2024.


“Apresentamos nossa organização, especialmente os projetos de rastreabilidade, sustentabilidade e promoção, com o objetivo de alinhar estratégias. Este encontro representa uma oportunidade significativa para discutir parcerias, abrir portas para futuras colaborações que visam fortalecer a presença global do algodão brasileiro, impulsionar inovações no setor e promover práticas sustentáveis”, afirmou Marcio Portocarrero, diretor executivo da Abrapa.


Reconhecida por seu papel na promoção de tecnologias agrícolas inovadoras, a CropLife International visa reforçar a colaboração com a Abrapa para enfrentar desafios climáticos e ambientais, e explorar novas soluções para a indústria do algodão.


Entre os visitantes estavam Lívio Tedeschi, presidente do Conselho da CropLife International e presidente global da Divisão de Soluções para Agricultura da BASF; Sergi Vizoso-Sansano, presidente do Conselho da CropLife Brasil e vice-presidente Sênior da BASF na América Latina; e Juan Pablo Llobet, vice-presidente do Conselho da CropLife Brasil e presidente da Syngenta Proteção de Cultivos para a América Latina. Também fizeram parte da delegação Eduardo Leão, presidente da CropLife; Guilherme Bez Marques, gerente da CropLife International; e Karina Lesch, gerente de Relações Governamentais da CropLife Brasil.


Portocarrero reforçou o compromisso da associação com práticas agrícolas regenerativas e abriu portas para novas parcerias e inovações no setor. “O Brasil é o maior produtor de algodão responsável do mundo e lidera o ranking global de exportação. A cotonicultura brasileira investe em tecnologia e inovação para alcançar altos índices de produtividade, sempre com foco em sustentabilidade, responsabilidade social e ambiental. A rastreabilidade do algodão brasileiro, que vai desde a semente até o produto final, é um exemplo de excelência”, disse.


Coube ao gestor de Qualidade da Abrapa, Edson Mizoguchi, mostrar o funcionamento do laboratório central de verificação e padronização dos processos classificatórios do algodão brasileiro, o CBRA, que é parte do programa Standard Brasil (SBHVI).

Quer ficar por dentro de tudo
que acontece no Portal Abrapa?

assine nossa newsletter