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Sou de Algodão encerra a Cotton Trip 2024

A maior edição até agora reuniu cerca de 200 pessoas em seis dias de evento

21 de Agosto de 2024

O Sou de Algodão, iniciativa da Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa), finalizou a 4ª edição da Cotton Trip, no dia 16 de agosto, sexta-feira. Foram seis dias de experiência, sendo a maior edição até agora, em locais como as fazendas  Pamplona e Samambaia, ambas em Cristalina/GO, suas respectivas UBAs, o escritório da Abrapa e o Centro Brasileiro de Referência em Análise de Algodão (CBRA). Foram grupos que, juntos, somaram cerca de 200 pessoas, incluindo desde estilistas e imprensa nacional, até fiações, malharias, tecelagens, confecções, apoiadores do movimento, embaixadas e representantes do Santa Catarina Moda e Cultura (SCMC).


“A 4ª Cotton Trip foi uma edição muito importante para nós, porque conseguimos reunir representantes de toda a cadeia do algodão em uma experiência transformadora. O engajamento e a troca de conhecimentos que presenciamos aqui demonstram o compromisso e a força do setor em avançar com inovação e responsabilidade. Estamos muito satisfeitos com os resultados e animados para ver os frutos desse encontro”, comemora Alexandre Schenkel, presidente da Abrapa.


O roteiro do evento começou com a visita à fazenda, onde os participantes puderam conhecer o processo de colheita e as melhores práticas de produção. Em seguida, na usina de beneficiamento, conheceram a primeira etapa de industrialização, onde a pluma se transforma em fardos identificados e se tornam rastreáveis pelo Sistema Abrapa de Identificação (SAI) e inicia-se o processo de análise de qualidade. No período da tarde, para encerrar o ciclo, todos voltaram a Brasília, na sede da Abrapa, para conhecer o Centro Brasileiro de Referência em Análise de Algodão (CBRA) e saber mais sobre todos os programas de sustentabilidade, rastreabilidade, qualidade e promoção da fibra.


A agenda da Cotton Trip foi estruturada para atender os públicos segmentados a cada dia: empresas associadas ao Santa Catarina Moda e Cultura (06); estilistas parceiros do movimento Sou de Algodão, stylists e produtores de moda (07); marcas parceiras dos segmentos de confecção e malharia (08); fiações e tecelagens (09); imprensa de moda, agro, sustentabilidade e negócios (15); e entidades governamentais (16).


Confira alguns depoimentos de quem marcou presença na Cotton Trip


Marco Aurélio Braga - Head de Comunicação e Marketing da Döhler, marca parceira de Sou de Algodão


A marca parceira esteve presente no dia 15, junto com a imprensa, para divulgar o lançamento da primeira toalha rastreável do Brasil, por meio do Programa SouABR. Em alguns momentos da viagem, o representante conversou com alguns jornalistas e mostrou a peça junto com o QR Code. Os convidados ganharam uma toalha em um kit especial.


"Uma experiência incrível, um momento de conhecer a cadeia produtiva do algodão e todo o seu potencial para o mercado têxtil brasileiro. Uma imersão para aprender tudo sobre a produção, tecnologias inovadoras e os projetos sustentáveis”, comenta Marco Aurélio.


Yakini Rodrigues - stylist, figurinista e curadora de projetos especiais 


“Estar imersa em um dia intenso, repleto de aprendizado, rodeada de pessoas que também buscam devolver o melhor para as próximas gerações, reforça que vale a pena, mesmo diante de imprevistos. O processo de ponta a ponta, da produção ao consumidor final, também me faz ter certeza que toda a cadeia deve ser respeitada e celebrada, são muitas pessoas no processo para fazer acontecer. O coletivo sempre será a melhor opção”.


Caroline Menis, jornalista do FashionCast


“Quando pensamos em moda sustentável e nacional, nem imaginamos o quão minucioso é o trabalho por trás de cada desenvolvimento para chegar no produto final, em nós, consumidores. Muito feliz em poder ter feito parte disso e aprendido ainda mais sobre essa cadeia incrível de sustentabilidade e transparência, me deixa orgulhosa como brasileira e como jornalista de moda. Esse é o futuro da moda”.


Fabiana Arrabal - Head of Buying da Aramis, marca parceira de Sou de Algodão 


“Sempre ouvi falar que a Cotton Trip era especial, um divisor de águas. Mas até esse ano, nunca tinha tido oportunidade de participar da viagem. Todas as minhas expectativas foram superadas! É um dia que vai ficar pra sempre na minha memória! Ambiente acolhedor, equipe preparada, fazenda linda, tudo organizado. Só tenho elogios! Estar cada vez mais próxima da cadeia do algodão desde o dia 1 traz muita responsabilidade e embasamento para tomarmos decisões melhores! Amei a experiência!”.


Fernanda Rickmann, gestora de projetos do Santa Catarina Moda e Cultura (SCMC), apoio institucional do Sou de Algodão 


“Mais uma viagem do SCMC ao Cerrado, desta vez em Goiás a convite da Sou de Algodão, e ter a oportunidade de realizar a nossa 4ª missão na temporada da colheita dentro da programação da Sou de Algodão foi fantástico, levando a experiência a outro patamar. É sempre valioso conhecer o campo, os processos e iniciativas do algodão responsável, e ter acesso aos protagonistas que fazem acontecer nos enche de orgulho”.


Carlos Goulart, secretário de Defesa Agropecuária no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA)


“Em um dia de campo promovido pela Abrapa, nos foi mostrado todo o esforço exercido na produção responsável de algodão. É uma extraordinária oportunidade para vermos todo o trabalho, qualificação de produção e investimento de produtores brasileiros na produção de algodão, do plantio à colheita. É um ano excepcional, um ano em que nós comemoramos a maior produção de algodão e a maior exportação mundial; nós passamos os Estados Unidos nesta safra. É um motivo de orgulho. Então, parabéns Abrapa, parabéns aos produtores de algodão, contem com o apoio do Ministério da Agricultura”.

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