Voltar

Abrapa apresenta transformação do algodão brasileiro em entrevista a videocast do Canal Rural

19 de Agosto de 2024

O diretor executivo da Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa), Marcio Portocarrero, participou da gravação de um episódio especial do programa "Planeta Campo Talks", em que apresentou temas importantes da atualidade da cotonicultura brasileira, entre eles a rastreabilidade, agricultura regenerativa, qualidade e promoção da fibra no mercado nacional e internacional. O videocast sobre o agronegócio do Canal Rural foi apresentado por Yahell Bonfim e disponibilizado nas plataformas digitais no dia 14 de agosto.


“Detalhamos como o Brasil se tornou líder mundial em produção de algodão sustentável e o maior exportador global da fibra por meio de parcerias estratégicas, inovações tecnológicas e um rigoroso sistema de rastreamento”, afirmou. Com 14 anos de experiência na entidade, ele explicou como o monitoramento do produto, desde a fazenda até o consumidor final, assegura total transparência e a capacidade de rastrear cada fardo, abordando questões cruciais de qualidade e procedência.


“A Abrapa desenvolveu o programa Algodão Brasileiro Responsável (ABR), um protocolo que combina práticas trabalhistas, ambientais e econômicas para assegurar a qualidade e a sustentabilidade. Ele é apoiado por auditorias anuais e certificações internacionais, colocando o Brasil na vanguarda da produção sustentável”, disse.


O avanço tecnológico no campo, como o uso de drones para aplicação de produtos fitossanitários e biofábricas para a produção de biológicos, tem elevado a eficiência e reduzido o impacto ambiental na agricultura. Esses avanços contribuíram para que o Brasil se estabelecesse como líder na produção de algodão sustentável e de alta qualidade.


Além disso, Portocarrero apresentou o movimento "Sou de Algodão", que promove a qualidade e os benefícios da pluma brasileira. Por meio de parcerias com estilistas e universidades, e com a participação em eventos como o São Paulo Fashion Week, o movimento reforça a percepção positiva da fibra e destaca sua superioridade em relação aos concorrentes, como os sintéticos.


Com um mercado cada vez mais exigente, o executivo acredita que a combinação de tecnologia avançada, rastreabilidade rigorosa e um sólido compromisso com a sustentabilidade são essenciais para manter o Brasil na liderança global da exportação de algodão. “Atualmente, a cotonicultura brasileira produz, em média, 1.850 quilos de pluma por hectare, enquanto os norte-americanos cerca de 900 quilos. Estamos preparados para competir com Estados Unidos, que possuem subsídios robustos e uma área plantada que atende bem ao mercado. O importante é que nossos clientes também reconheçam a superioridade do algodão brasileiro”, concluiu.

Quer ficar por dentro de tudo
que acontece no Portal Abrapa?

assine nossa newsletter