Voltar

Abrapa finaliza treinamento para inspetores de algodão em pluma

19 de Abril de 2024

Terminou, nesta sexta-feira, dia 19 de abril, o curso de capacitação e qualificação de inspetores de algodão em pluma, realizado pela Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa), em sua sede, em Brasília. Como parte do Programa de Qualidade do Algodão Brasileiro (PQAB), o treinamento teve início na segunda-feira, dia 15, e foi destinado aos funcionários do Centro de Análise de Fibras, da Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa) e da Central de Classificação de Fibra de Algodão (Minas Cotton), da Associação Mineira dos Produtores de Algodão (Amipa).


“Este treinamento de 40 horas é fundamental para habilitar inspetores nos laboratórios para o PQAB da safra 2023/2024. Além de realizar a inspeção das amostras, os inspetores têm a responsabilidade de garantir resultados confiáveis, assegurando que as verificações sejam realizadas a cada 200 análises, com uma taxa de confiabilidade igual ou superior a 90%”, afirmou Edson Mizoguchi, gestor do programa de Qualidade da entidade.


O curso abordou aspectos técnicos para preparar os inspetores na realização do autocontrole nos pontos críticos do processo, desde a retirada das amostras até a análise do algodão para a certificação oficial do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa). “Foi uma ótima oportunidade para adquirir conhecimento e aplicá-lo no laboratório para auxiliar nossos produtores em Minas Gerais”, disse Aline Cristina, da Central de Classificação de Fibra de Algodão (Minas Cotton).


O analista de controle de qualidade da Abapa, Yago Paixão da Silva, também destacou a oportunidade de conhecer o Centro Brasileiro de Referência em Análise de Algodão (CBRA), localizado no mesmo prédio da Abrapa. “Isso nos trouxe bastante motivação para os próximos desafios”, avaliou.


Com temas diversificados, a capacitação abrangeu aspectos técnicos e legais das Unidades de Beneficiamento de Algodão (UBAs); dos laboratórios de análise de HVI; do Programa Standard Brasil HVI (SBRHVI) – sistema que tem a qualidade como foco, padronizando a classificação instrumental do algodão, informatizando o acesso aos dados de classificação; da legislação vigente; do Sistema Abrapa de Identificação (SAI) e de toda a operação do Programa de Qualidade do Algodão Brasileiro.


Durante os encontros, dois agentes de inspeção do Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Vegetal (Dipov), do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) estiveram presentes para acompanhar e fiscalizar o treinamento. O Dipov é o órgão governamental que coordena a certificação oficial do algodão brasileiro. “Participamos do treinamento para conferir maior credibilidade ao processo de classificação do algodão, além de supervisionar e fiscalizar o curso, que é direcionado aos inspetores de laboratório responsáveis por receber as amostras enviadas pelas Unidades Beneficiadoras de Algodão (UBAs). É fundamental que essas amostras cheguem às instalações do laboratório de acordo com os padrões e medidas corretas, conforme exigido pela legislação vigente”, explicou Igor Barros, agente de inspeção do Dipov.


Além da instrução teórica, os inspetores também participaram de atividades conforme estipulado nos manuais de boas práticas, tanto do SBRHVI quanto do PQAB. Posteriormente, foram submetidos a uma avaliação, na qual a nota mínima exigida foi sete.

19.04.2024
Imprensa Abrapa
Catarina Guedes – Assessora de Imprensa
(71) 9 8881-8064
Monise Centurion – Jornalista Assistente
(17) 99611-8019

Quer ficar por dentro de tudo
que acontece no Portal Abrapa?

assine nossa newsletter