O Sou de Algodão, movimento desenvolvido pela Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa) visando ao incentivo do uso da fibra na indústria têxtil, anuncia o lançamento do Desafio Sou de Algodão + Casa de Criadores e sua presença como patrocinador máster nesta edição do evento de moda. A iniciativa fortalece ainda mais seu engajamento apresentando uma noite inteira dedicada à fibra, e a criação de concurso para estimular o futuro da moda brasileira irá envolver estudantes na criação de roupas em algodão.
A 45ª edição da Casa de Criadores contará com cinco desfiles do movimento, sendo um desenvolvendo os temas inclusivos da campanha Sou de Algodão e mais quatro coleções dos estilistas Igor Dadona, Isaac Silva, Renata Buzzo e Rober Dognani, todas feitas com, no mínimo, 70% de algodão, e com o apoio de marcas parceiras da iniciativa.
Em resultado do fortalecimento da parceria com o evento de moda nasce o Desafio Sou de Algodão + Casa de Criadores. O concurso tem o objetivo de descobrir novos talentos que utilizem a matéria prima em suas coleções. Por isso, todos os trabalhos inscritos deverão ter, no mínimo, 70% de algodão na composição têxtil de todas as peças idealizadas. Poderão participar todos os alunos regularmente matriculados no primeiro semestre de 2019, e que tenham cumprido, no mínimo, 50% das disciplinas obrigatórias nos cursos de moda, estilo e/ou negócios de moda em faculdades e instituições brasileiras de ensino superior reconhecidas pelo MEC (Ministério da Educação).
"Para o movimento é muito animador poder estar em contato com novas gerações da moda. Levar estudantes para mostrarem suas criações em um evento com veia inovadora como a Casa de Criadores é uma conquista. Temos certeza que seremos surpreendidos com excelentes e criativos trabalhos usando o algodão brasileiro", comemora Arlindo Moura, presidente da Abrapa.
"A parceria da Casa de Criadores com o movimento Sou de Algodão é inovadora e muito importante porque estimula o uso do algodão na moda brasileira valorizando o design, o que enobrece ainda mais essa fibra tão incrível e histórica. E agora, através desse concurso inédito promovido entre alunos de faculdades de moda de todo o Brasil, temos mais uma porta se abrindo para a descoberta dos novos talentos nacionais. Essa iniciativa só fortalece e amplia o mercado," completa André Hidallgo, idealizador do evento.
As inscrições para o desafiio deverão ser realizadas no período de 01 de novembro de 2018 a 03 de março de 2019 através do site www.soudealgodão.com.br/desafio . Serão selecionados seis trabalhos que terão a oportunidade de desfilar na 45ª edição da Casa de Criadores do primeiro semestre de 2019. Nesta etapa os participantes terão suas criações avaliadas na passarela por profissionais da moda e o vencedor fará parte do line-up da 46ª edição do mesmo evento que acontecerá no segundo semestre de 2019.
Sobre o "Sou de Algodão"
Sou de Algodão é um movimento que incentiva o uso desta fibra natural, essencial na moda e no bem-estar do brasileiro, e tem como objetivo conscientizar o consumidor final sobre os benefícios da matéria-prima e as práticas responsáveis da cotonicultura. É uma iniciativa da Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa) e do Instituto Brasileiro do Algodão (IBA).
As ativações do movimento contemplam engajamento de influenciadores que conversam tanto com a cadeia produtiva quanto com o consumidor, como estilistas, personal stylists, representantes de marcas que ditam a moda, empresários e blogueiras. Também são realizadas ações de engajamento nas redes sociais, plataformas digitais e um portal de conteúdo sobre o uso do algodão na indústria da moda ( http://soudealgodao.com.br/ ), além de parcerias com marcas e iniciativas com instituições de formação em moda e apoios..
Sobre Casa de Criadores
Maior evento lançador de novos estilistas da moda brasileira. Seguindo o calendário de lançamento de coleções (primavera/verão e outono/inverno) o evento acontece duas vezes por ano na cidade de São Paulo. Surgiu em maio de 1997, quando um grupo de jovens estilistas decidiu, em parceria com o jornalista André Hidalgo, promover um evento para lançar suas novas coleções.
Desde o início o foco sempre foi a criação autoral genuína e a revelação de novos talentos que, a partir do evento, tivessem a oportunidade de impulsionar suas carreiras. Dessa iniciativa surgia um evento que se transformou, no decorrer de sua história, na principal e mais visível vitrine da criação da moda brasileira.
Centrado, inicialmente, num movimento nascido na cena underground paulistana que aliava moda, comportamento e música eletrônica, a Casa de Criadores ampliou seu universo e foi incorporando estilistas e criadores de outros estados brasileiros nos mais variados estágios de carreira.
Desde então, a Casa de Criadores já lançou e/ou projetou nomes como Marcelo Sommer, Cavalera, Emicida, Ronaldo Fraga, André Lima, Karlla Girotto, Mário Queiroz, Lorenzo Merlino, Fábia Bercsek, Priscila Darolt, Cotton Project, Giselle Nasser, Samuel Cirnansck, Rita Wainer, Juliana Jabour, Icarius, Jeziel Moraes, Walério Araújo, João Pimenta e Gustavo Silvestre, entre várias outras marcas de expressão no cenário da moda nacional.