A inscrição de trabalhos científicos para o 14º Congresso Brasileiro do Algodão (14º CBA) terá início em 1º de abril de 2024. A data foi definida durante a primeira reunião realizada de forma remota, no dia 25 de agosto, com a participação de integrantes da Comissão Científica (CC), representantes da Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa) e da Comunicato.
O CBA é o maior encontro da cadeia produtiva no Brasil e deve reunir mais de 3 mil participantes, entre os dias 3 e 5 de setembro de 2024, em Fortaleza (CE). De acordo com o pesquisador Jean Belot, coordenador da Comissão Científica do 14º CBA, o objetivo da reunião foi de iniciar a definição da grade de programação das Salas Temáticas e Workshops, e das regras para apresentação dos trabalhos científicos e da premiação.
“Como nas edições anteriores, a dinâmica geral do evento será a mesma para os três dias, com plenárias na parte da manhã e salas temáticas à tarde, e a realização de workshops à tarde do último dia, fechando o evento com um show à noite”, disse.
A submissão será realizada diretamente no sistema de inscrição, no site do evento.
Ao todo, são oito áreas do conhecimento para inscrição dos trabalhos: Produção Vegetal – Fisiologia, Fitotecnia, Nutrição de Plantas e Sistemas de Produção; Agricultura Digital – Agricultura de Precisão e Inteligência Artificial; Colheita / Beneficiamento / Qualidade de fibra e do caroço; Controle de Pragas – Entomologia e Biotecnologia; Fitopatologia e Nematologia; Matologia e Destruição de Soqueira; Melhoramento Vegetal e Biotecnologia; e Socioeconomia. A divulgação dos trabalhos selecionados será no dia 31 de julho.
“A programação será discutida levando em conta a importância de alguns temas para a cadeia e a infraestrutura que ficará à disposição do 14º CBA,”, explicou Belot.
Outras novidades do evento serão a realização de palestras em espaço de arena hexagonal, com até seis hubs (espaços), a apresentação de trabalhos científicos em formato digital e possibilidade de poder assistir a palestrantes internacionais por meio da tecnologia do streaming. Para o próximo mês, o grupo de trabalho irá se focar na lista dos temas e tratar a forma de premiação.
Além do coordenador, a Comissão Científica é formada por Ana Luiza Borin (Embrapa Arroz e Feijão), Cezar Augusto Tumelero Busato (Associação Baiana dos Produtores de Algodão-Abapa), Fernando Lamas (Embrapa Agropecuária Oeste), Lucas Daltrozo (Associação Mato-grossense dos Produtores de Algodão- Ampa), Lucia Vivan (Fundação de Apoio à Pesquisa Agropecuária de Mato Grosso), Odilon Reny Ribeiro Ferreira Silva (Embrapa Algodão), Rafael Galbieri (Instituto Mato-Grossense do Algodão), Thiago Gilio (Universidade Federal do MT), e Wanderley Oishi (Associação Goiana dos Produtores de Algodão - Agopa).
14º CBA
O 14º CBA é uma iniciativa da Abrapa, em parceria com as suas nove associações estaduais. Em 2024, o congresso, que acontece a cada dois anos, coincide com os 25 anos de fundação da entidade que representa os cotonicultores, e a volta a Fortaleza, onde foi realizado pela primeira vez, em 1987, agregando mais simbolismo à edição.