- Destaque da Semana – Mais uma semana de volatilidade no mercado, refletindo o sentimento, de um lado, de risco de redução da produção e, de outro, risco de redução na demanda.
- Algodão em NY – O contrato Jul/22 fechou ontem a 147,70 U$c/lp (+1,5%). Referência para a safra 2021/22, o contrato Dez/22 era cotado a 128,22 U$c/lp (+0,4%) e o Dez/23 a 97,77 U$c/lp (+3,8%) para a safra 2022/23.
- Preços - Ontem (19/05), o algodão brasileiro estava cotado a 164,25 U$c/lp (+100 pts) para embarque em Jun-Jul/22 (Middling 1-1/8" (31-3-36) posto Ásia, fonte Cotlook). Para o embarque Out-Nov/22: 147,5 U$c/lp (+450 pts).
- Altistas 1 - A seca continua forte no oeste do Texas, apesar do relato de algumas chuvas. As previsões não são otimistas.
- Altistas 2 - Na Índia, o governo sinalizou que vai estender a isenção da tarifa de importação de algodão. A demanda por algodão importado está muito alta no país.
- Altistas 3 - O grande número de contratos a fixar pelas fiações continua sendo o grande fator altista no contrato de Jul/22.
- Altistas 4 - Esta semana, os dados de vendas no varejo em Abril nos EUA surpreenderam positivamente, mostrando resiliência da demanda apesar da inflação.
- Baixistas 1 – Apesar desses números, nesta semana dois grandes varejistas americanos viram suas ações despencarem após divulgação de resultados fracos, puxando Wall Street para baixo.
- Baixistas 2 – A teoria econômica afirma que inflação e aumento dos juros afetam poder de compra, e consequentemente também o consumo de têxteis.
- Baixistas 3 – Os preços dos fios de algodão não acompanharam a valorização da fibra. Temos fiações com margens negativas em grande parte do mundo, informa a Cotlook.
- Baixistas 4 – Ao contrário da Índia, na China a demanda é fraca devido às enormes restrições vigentes no país.
- Baixistas 4 – Há rumores também de que o governo Chinês pode vender algodão da reserva estatal de safras antigas em breve.
- Plantio - 37% da safra 2022 de algodão dos EUA foram plantados até agora, informa o USDA. No Texas, maior produtor, o ritmo é menor, com 30% plantado devido à seca.
- China 1 - Depois de quase dois meses trancados em casa, parte dos habitantes de Xangai pôde sair de casa esta semana por algumas horas sob rígido controle.
- China 2 - A política chinesa de tolerância zero com a Covid-19 está custando caro ao país e ao globo. O mundo sofre com as disrupções nas cadeias de suprimentos e a China este ano pode crescer menos que os EUA pela primeira vez desde 1976.
- China 3 - Segundo a Bloomberg Economics, o crescimento econômico anual na China neste ano poderá ser de somente 2%, enquanto os EUA devem atingir 2,8%.
- China 4 - As importações de algodão do gigante Asiático em abril totalizaram 170 mil tons (-26% em relação ao ano passado). Os valores do ano comercial atual até o momento (agosto-abril) estão 46% abaixo da temporada passada.
- China 5 - As importações de fios de algodão na China em abril foram de 120 mil toneladas, a menor em mais de 6 anos e uma queda de 48% em relação a 2021.
- Exportações - De acordo com dados do Ministério da Economia, o Brasil exportou 41,99 mil tons de algodão nas duas primeiras semanas de maio/22. A média diária de embarque é 23,5% inferior a mai/21.
- Preços - Consulte tabela abaixo ⬇
Este boletim é produzido pelo Cotton Brazil, programa da Abrapa. Contato: cottonbrazil@cottonbrazil.com