Voltar

Boletim de Inteligência de Mercado Abrapa com as principais notícias do mundo do algodão

ALGODÃO PELO MUNDO #14/2022

14 de Abril de 2022

- Destaque da Semana – Depois de cair na semana passada, o mercado voltou a subir a níveis históricos nesta semana mais curta por conta do feriado. Clima nos EUA e isenção de tarifas na Índia foram os destaques altistas.


- Algodão em NY –O contrato dez/22, que fechou ontem a 122,18 U$c/lp (+6,5% em 6 dias) hoje opera com pequena queda, mas com saldo ainda muito positivo na semana.


- Preços 1 - A partir desta semana, começamos a inserir na nossa tabela o contrato Dez/23, que ontem fechou em 92,44 U$c/lp (+5,09% na semana).


- Preços 2 - Hoje (14/04), o algodão brasileiro estava cotado a 161,25 U$c/lp (+725 pts) para embarque em Mai-Jun/22 (Middling 1-1/8" (31-3-36) posto Ásia, fonte Cotlook). Para o embarque Out-Nov/22 : 139,25 U$c/lp (+ 750 pts).


- Altistas 1 - A Índia zerou a tarifa de importação de algodão (antes em 11%). Assim, o governo atende o pleito da indústria local, que alega baixa oferta de algodão doméstico nesta safra. Entretanto, a isenção só vale até 30/9.


- Altistas 2 - A previsão para os próximos 10 dias é de chuva bem abaixo do normal nos EUA, sendo zero para os próximos 5 dias no Texas. A situação também é ruim em Oklahoma e oeste do Kansas.


- Altistas 3 - Por fim, a quantidade de algodão a fixar pelas indústrias continua muito alta. Esses contratos precisam ser fixados (comprados na bolsa) até Julho.


- Baixistas 1 - Preços nestes patamares, conforme comentado na semana passada, estão comprometendo as margens de muitas fiações mundo afora.


- Baixistas 2 - Com o barril de petróleo ultrapassando a marca de US$ 100 novamente, apesar de no curto prazo ser beneficial ao algodão, no médio prazo é ruim, pois causa inflação e provoca aumento de juros.


- Baixistas 3 - O volume de vendas semanais líquidas divulgado hoje pelo USDA é o menor deste ciclo, com a notada ausência da China. Chama atenção também o alto número de cancelamento de vendas no relatório.


- EUA - De acordo com o relatório desta semana, o plantio de algodão nos EUA chegou a 7% da área, abaixo dos 8% registrados em 2021.


- China 1 - Duas semanas e meia depois, o lockdown em Xangai continua, apesar de relatos generalizados de pessoas com dificuldade de obter comida e outros problemas na cidade de 26 milhões de habitantes.


- China 2 - A China pretende reciclar 25% de seus resíduos têxteis até 2025, produzindo 2 milhões de toneladas de fibra reciclada. A meta final é neutralizar as emissões de carbono do setor até 2060.


- Cotton Brazil BI - A plataforma de Business Intelligence (BI) do programa Cotton Brazil é atualizada semanalmente e reúne mais de 2,7 bilhões de dados de 20 bases diferentes. ➡️ Para acessar, é necessário se cadastrar em https://cottonbi.com.br/.


- Exportações - De acordo com dados do Ministério da Economia, o Brasil exportou 40,7 mil tons de algodão nos seis primeiros dias de abr/22. A média diária de embarque é 23% inferior quando comparado com abr/21.


- Agenda - O mercado estará fechado nesta sexta-feira para a Sexta-feira Santa, mas retomará o horário normal de negociação no domingo à noite.


- Preços - Consulte tabela abaixo ⬇



WhatsApp Image 2022-04-14 at 15.02.07.jpeg


Este boletim é produzido pelo Cotton Brazil, programa da Abrapa. Contato: cottonbrazil@cottonbrazil.com

Quer ficar por dentro de tudo
que acontece no Portal Abrapa?

assine nossa newsletter