Voltar

Boletim de Inteligência de Mercado Abrapa com as principais notícias do mundo do algodão

ALGODÃO PELO MUNDO #12/2022

01 de Abril de 2022

- Destaque da Semana – Semana de muita volatilidade no mercado de algodão, com saldo positivo no final, mantendo o rally iniciado em 16 de Março.


- Algodão em NY – O contrato Mai/22 fechou ontem a 135,69 U$c/lp (+3,65%). Referência para a safra 2021/22, o contrato Dez/22 era cotado a 111,28 U$c/lp (+1,86%).


- Preços - Ontem (31/03), o algodão brasileiro estava cotado a 158,5 U$c/lp (+950 pts) para embarque em Abr-Mai/22 (Middling 1-1/8" (31-3-36) posto Ásia, fonte Cotlook). Para o embarque Out-Nov/22 : 129,5 U$c/lp (+450 pts).


- Altistas 1 - A seca no Oeste do Texas continua. Será preciso ainda muita umidade para o início do plantio.


- Altistas 2 - Com o ritmo de vendas aquecido e a próxima safra ainda indefinida, a tendência é de estoque de passagem não comercializado muito apertado no principal exportador global – EUA.


- Altistas 3 - O número de contratos a fixar (on call) das indústrias ainda é alto e coloca pressão altista no mercado.


- Altistas 4 - Na Índia, maior produtor global ao lado da China, a situação de oferta e demanda também está apertada com a redução da safra. Preços batem recordes, falta algodão e indústrias continuam insistindo para que a tarifa de importação de algodão seja zerada.


- Baixistas 1 - Com recentes aumentos, a consultoria Cotlook relata que a demanda das fiações no mercado físico tem sido afetada. Segundo a consultoria, os preços dos fios não estão remunerando o custo da matéria-prima.


- Baixistas 2 - A política de Covid-Zero e outros fatores internos e externos impactam a economia Chinesa. Em março, dois importantes indicadores de atividade comercial e industrial se retraíram ao mesmo tempo. A última vez que isso ocorreu foi no início da pandemia em 2020.


- Baixistas 3 - O consumo de algodão da China deste ano deve ser revisto para baixo devido ao desempenho econômico mais fraco que o estimado. Além disso, nos atuais níveis de preço, algodão importado já está mais caro que algodão doméstico no país.


- Baixistas 4 - USDA estima que a área plantada de algodão nos EUA será de 12,2 milhões de acres em 2022, aumento de 9% em relação a 2021 (+ 1 milhão de acres). Este número foi um pouco acima da expectativa, mas muita coisa pode acontecer por lá ainda.


🇨🇳 China -  Em mais uma parceria com a China National Cotton Exchange (CNCE), a Abrapa, via Cotton Brazil, irá realizar uma palestra sobre o algodão Brasileiro no principal evento da entidade Chinesa na próxima Sexta (8/4) – a conferência CNCE Gala. A expectativa, segundo os organizadores, é de um público de 45 mil executivos, empresários, produtores e funcionários do governo no evento, que será realizado online.


🇪🇺 União Européia - A Comissão Européia publicou nesta semana a estratégia do bloco para sustentabilidade e circularidade de produtos têxteis. As normativas devem alterar muito as exigências socioambientais no principal mercado global de têxteis e confecções, com faturamento anual de mais de US$ 200 bilhões.


- Plantio – O plantio no hemisfério Norte está começando. Nos EUA, as principais regiões ainda não iniciaram plantio, enquanto no Paquistão o plantio precoce foi interrompido por falta de água. Na China, algumas partes de Xinjiang já estão semeando algodão.


- Logística 1 - Pressionada pelos exportadores, a Associação Americana de Exportadores de Algodão (ACSA) tem se desculpado pelos atrasos logísticos tendo o contexto de caos logístico como argumento.


- Logística 2 - Além disso, a entidade destaca o investimento de US$ 1,5 trilhão do governo norte-americano em infraestrutura e a lei “Ocean Shipping Reform Act”, que penalizará armadores por atrasos nos embarques de cargas agrícolas.


- Exportações 2022 - O Ministério da Economia divulga hoje o balanço das exportações de mar/22. A expectativa é que os embarques sejam maiores que em mar/21.


- Preços - Consulte tabela abaixo ⬇


WhatsApp Image 2022-04-01 at 14.35.30.jpeg
Este boletim é produzido pelo Cotton Brazil, programa da Abrapa. Contato: cottonbrazil@cottonbrazil.com



Quer ficar por dentro de tudo
que acontece no Portal Abrapa?

assine nossa newsletter