Voltar

Boletim de Inteligência de Mercado Abrapa

18 de Junho de 2021

ALGODÃO PELO MUNDO #24/2021


Algodão em NY - Semana tensa para commodities nas bolsas.  Começando na segunda, com algodão atingindo limite de baixa contaminado pelas quedas nos grãos em Chicago e depois influenciado por fatores macroeconômicos . O contrato Dez/21 fechou em 84,06 U$c/lp, queda de 4,7% nos últimos 7 dias.



- Preços - Ontem (17/6), o algodão brasileiro estava cotado a 97,25 U$c/lp (-100 pts) para embarque em Out-Nov/21.  O basis médio deste mês está em +962 pontos (Middling 1-1/8" (31-3-36) posto Ásia, fonte Cotlook).



- Baixistas - Esta semana o FED (Banco Central dos EUA) manteve as taxas de juros em 0%, mas sinalizou que as taxas começarão a subir antes do esperado por conta da inflação.  Com este movimento, o dólar se fortaleceu e por consequência pressionou as commodities.



- Baixistas 2 - O dólar mais forte reduz a demanda por commodities pois estas são precificadas na moeda americana.  Por isso, há uma relação inversa entre valor do dólar em relação à outras moedas e cotação das commodities.



- Baixistas 3 - Apesar das ameaças de uma tempestade tropical na região do Golfo do México e das previsões para o Texas serem de precipitações aquém do normal nos próximos dias, não há dúvidas que no momento a seca que atinge principalmente o Oeste do Texas é menor que há algumas semanas.



- Altistas 1 - Os números de exportação dos EUA e do Brasil seguem muito bem.  Faltando um mês e meio para o fim do ano comercial, o Brasil está próximo de superar 2,3 milhões de tons, enquanto os EUA seguem no ritmo de exportar 3,58 milhões de tons.



- Altistas 2 - O bom desempenho das exportações causará grande aperto no quadro de oferta e demanda dos dois países.



- Paquistão 1 - Nesta semana, a Cotton Brazil Harvest 2021 Roundtable passou pelo Paquistão, 3º maior importador do algodão brasileiro, com 12% de marketshare e evolução de 524% nas compras nos últimos 10 anos.



- Paquistão 2 - Lá, o cenário é otimista. "Operamos em capacidade total desde julho/20. Há 15 anos, não vejo tanto entusiasmo como agora", afirmou Adeel Tata, diretor de operações da TATA Pakistan, uma das maiores indústrias têxteis do país.



- Coréia do Sul - Bons ventos também na Coreia do Sul, outro país que recebeu webinar do Cotton Brazil nesta semana. A indústria coreana aumentou capacidade de produção e desde o último trimestre de 2020 a tendência é de alta, garantiu o presidente da Spinners and Weavers Association of Korea (SWAK), Joon Kim.



- China 1 - A Abrapa marca presença na China International Cotton Conference, evento da China Cotton Association/CCA realizado ontem (17) e hoje (18) em Suzhou, China.



- China 2 - Além de estande promocional e palestra sobre números de safra e projeções na programação oficial, o programa Cotton Brazil lançou seu canal na plataforma Wechat, com conteúdo específico para o público chinês.



- China 3 - A China tem estado bastante ausente do mercado nas ultimas semanas, uma vez que as novas quotas de importação ainda não foram alocadas.



- India - A Cotton Association of India reduziu esta semana a previsão de produção do país para 6,05 milhões de toneladas (USDA estimou 6,21) e aumentou o consumo para 5,53 milhões de toneladas (USDA estimou 5,12).



- Plantio - Os EUA já semearam 90% da área prevista (+19pp na semana). No Paquistão, o plantio já atingiu 80%.  Na Índia, plantio em áreas de sequeiro seguem avançando com a chegada das monsões, principalmente nos estados do Sul.



- Agenda - Na semana que vem, a Cotton Brazil Harvest 2021 Roundtable passa pelo Vietnã (22) e pela Indonesia (24). A série de webinars promovidos pelo Cotton Brazil é realizada em parceria com Anea e Apex.



- Colheita - A Abrapa informa o andamento da colheita da safra 2020/21 de algodão no Brasil até ontem (17/6): BA e TO (1,5%); MA (2%); MG (7%), MS (5%), SP (62%) e PR (80%). Total Brasil: 1% colhido.



- Exportações - O Brasil exportou 47,2 mil tons de algodão nas duas primeiras semanas do mês de junho. Volume bem próximo das 56,7 mil tons exportadas durante o mês inteiro de jun/20.



Este boletim é produzido pelo Cotton Brazil, programa da Abrapa. Contato: cottonbrazil@cottonbrazil.com



- Preços - Consulte tabela abaixo

Quer ficar por dentro de tudo
que acontece no Portal Abrapa?

assine nossa newsletter