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1º Cotton Brazil Outlook reúne players do algodão brasileiro com indústria têxtil paquistanesa

​Paquistão é o quarto maior importador do algodão brasileiro no mundo e participou da série de eventos online que visa o estreitamento de relações comerciais entre Brasil e o mercado asiático

18 de Fevereiro de 2021

Dando continuidade à série de encontros virtuais em torno do algodão brasileiro, Cotton Brazil Outlook, foi a vez da indústria têxtil do Paquistão conhecer mais sobre a qualidade da nossa fibra. O evento aconteceu no dia 10 de fevereiro e foi promovido pela iniciativa Cotton Brazil, da Abrapa (Associação Brasileira de Produtores de Algodão), em parceria com Anea (Associação Nacional dos Exportadores de Algodão) e Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos).


Desde dezembro de 2020, além do Paquistão, já foram realizados encontros virtuais com empresários da China, Índia, Vietnã, Bangladesh e Coreia do Sul, estando ainda previstos Indonésia e Tailândia. Os eventos reúnem autoridades e especialistas do segmento nacional com empresários do ramo têxtil locais, que recebem informações valiosas sobre a pluma brasileira, suas características e dados sobre a última safra.


Após uma introdução de Marcelo Duarte, Diretor de Relações Internacionais da Abrapa, e Júlio Cézar Busato, Presidente da Abrapa, o embaixador do Brasil em Islamabad, Olyntho Vieira, ressaltou o apoio governamental ao fortalecimento das relações amigáveis entre os dois países.


"Nós estimulamos tanto exportadores e importadores para desenvolverem novas abordagens dessa relação comercial. Sabemos que o Paquistão tem uma longa tradição na produção de algodão e em artigos têxteis. Porém, o país tem necessidades crescentes de importação da fibra, que podem ser supridas por nossos produtores brasileiros. Se pensarmos de maneira estratégica, podemos construir parceiras de longo termo", disse.


Um dos maiores importadores de algodão brasileiro


O Paquistão já é, tradicionalmente, um parceiro de peso do algodão brasileiro, sendo o quarto maior importador da nossa fibra. No ano safra de 2019/2020, o país comprou aproximadamente 220 mil toneladas de algodão, representando 25% de todo algodão importado pelo país.


De acordo com Mr. Adil Bashir, presidente da APTMA (All Pakistan Textile Mills Association), o Paquistão passa por algumas dificuldades com sua produção de algodão. Neste sentido, a fibra brasileira vem atendendo à grande demanda do mercado interno.


"Com sua alta eficiência e produtividades recordes, o Brasil é um case de sucesso na tecnologia de produção de algodão.  Isso é resultado de um trabalho muito duro e vocês estão de parabéns.  Os produtores do Paquistão têm muito a aprender com vocês", afirmou.


O webinar contou também com as apresentações de Júlio Cézar Busato, Presidente da Abrapa; Edson Mizoguchi, Gestor de Qualidade da Abrapa; Carlos Moresco, produtor de algodão brasileiro; Henrique Snitcovski, Presidente da Anea; e Marcelo Duarte, Diretor de relações internacionais da Abrapa.


Ao final, os participantes, representantes da indústria têxtil paquistanesa, puderam tirar suas principais dúvidas sobre o algodão brasileiro e processos de exportação / importação.


O evento Cotton Brazil Outlook – Paquistão foi realizado pela Abrapa em parceria com Anea e Apex-Brasil, com apoio da Embaixada do Brasil em Ancara e do Consulado Brasileiro em Islamabad.


Sobre Cotton Brazil


Cotton Brazil é uma iniciativa que nasce no final de 2020 para promover o algodão brasileiro no mercado global, depois de 20 anos de constante inovação, pesquisa e investimentos em aprimoramentos do setor.


Capitaneada pela Abrapa (Associação Brasileira dos Produtores de Algodão), em parceria com Anea (Associação Nacional dos Exportadores de Algodão), Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), Cotton Brazil pretende levar o Brasil à liderança global nas exportações de algodão através de ações como marketing digital com site em nove idiomas e redes sociais; marketing de relacionamento; eventos técnicos e promocionais; inteligência de mercado; missões com compradores e vendedores; pesquisas de mercado e parcerias estratégias com entidades e organizações nos compradores.  Para coordenar de forma mais efetivas estas ações e fomentar um estreitamento nas relações com os clientes Asiáticos, a Abrapa conta com um escritório em Singapura.


Para saber mais, acesse: www.cottonbrazil.com

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