Voltar

1ª edição do Cotton Brazil Outlook promove encontro entre players do algodão brasileiro e indústria turca

​Série de webinars visa estreitar relacionamento com países compradores da fibra.

18 de Fevereiro de 2021

Dando continuidade à série de encontros virtuais em torno do algodão brasileiro, Cotton Brazil Outlook, foi a vez da indústria têxtil da Turquia conhecer mais sobre a qualidade da nossa fibra. O evento aconteceu no dia 2 de fevereiro e foi promovido pela iniciativa Cotton Brazil, da Abrapa (Associação Brasileira de Produtores de Algodão), em parceria com Anea (Associação Nacional dos Exportadores de Algodão) e Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos).



Desde dezembro de 2020, já foram realizados encontros virtuais com empresários da China, Índia, Vietnã e Coreia do Sul, estando ainda previstos Bangladesh, Paquistão, Indonésia e Tailândia. Os eventos reúnem autoridades e especialistas do segmento nacional com empresários do ramo têxtil locais, que recebem informações valiosas sobre a pluma brasileira, suas características e dados sobre a última safra.


Após uma abertura rápida por conta de Marcelo Duarte, Diretor de Relações Internacionais, e Júlio Cézar Busato, Presidente da Abrapa, o embaixador do Brasil na Turquia, Carlos Martins Ceglia, ressaltou a importância de uma ponte fortalecida entre os dois países.



Previsão de aumento de mercado na Turquia


De acordo com o embaixador, o Brasil é um importante aliado da Turquia no segmento têxtil, visto que as exportações para o país cresceram de 32 mil toneladas na safra 2010/2011 para mais de 200 mil toneladas na safra 2019/2020. Isso representa cerca de 10% do total de algodão comprado pelo país. "Essa é, sem sombra de dúvidas, uma tendência muito positiva. Penso que Brasil e Turquia têm uma parceria muito estratégica neste segmento, pois a indústria turca precisará cada vez mais de algodão e o Brasil é um parceiro confiável".


Representando as indústrias Turcas no evento, o diretor do Grupo Bossa, Alper Deniz, ressaltou a importância das certificações. "As marcas estão demandando isso cada vez mais, elas querem produzir com o algodão sustentável, certificado. O BCI já existe em todo mundo, porém, acredito que juntos, podemos tornar o ABR mais conhecido e comercial no mercado, porque sustentabilidade é um tópico de extrema importância hoje no mundo todo", diz.


E para salientar a busca constante por melhorias nos processos, o presidente da Abrapa, Júlio Cézar Busato, lembrou que nos últimos três anos, quando as exportações cresceram exponencialmente, os esforços estão focados na transparência. "Prevemos que já na próxima safra, os compradores tenham acesso irrestrito a todos os números e dados através do SBRHVI e do SAI", explica.


O webinar contou também com as apresentações de Júlio Cézar Busato, Presidente da Abrapa; Edson Mizoguchi, Gestor de Qualidade da Abrapa; Carlos Moresco, produtor de algodão brasileiro; Henrique Snitcovski, Presidente da Anea; e Marcelo Duarte, Diretor de relações internacionais da Abrapa.


Por fim, houve uma rica sessão de perguntas e respostas, na qual foram discutidos aspectos técnicos da fibra, qualidade, projeções de produção, a importância das certificações de sustentabilidade, e logística.


O evento Cotton Brazil Outlook – Turquia foi realizado pela Abrapa em parceria com Anea e Apex-Brasil, com apoio da Embaixada do Brasil em Ancara e do Consulado Brasileiro em Istambul.


 


Sobre Cotton Brazil


Cotton Brazil é uma iniciativa que nasce no final de 2020 para promover o algodão brasileiro no mercado global, depois de 20 anos de constante inovação, pesquisa e investimentos em aprimoramentos do setor.


Capitaneada pela Abrapa (Associação Brasileira dos Produtores de Algodão), em parceria com Anea (Associação Nacional dos Exportadores de Algodão), Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), Cotton Brazil pretende levar o Brasil à liderança global nas exportações de algodão através de ações como marketing digital com site em nove idiomas e redes sociais; marketing de relacionamento; eventos técnicos e promocionais; inteligência de mercado; missões com compradores e vendedores; pesquisas de mercado e parcerias estratégias com entidades e organizações nos compradores.  Para coordenar de forma mais efetivas estas ações e fomentar um estreitamento nas relações com os clientes Asiáticos, a Abrapa conta com um escritório em Singapura.


Para saber mais, acesse: www.cottonbrazil.com

Quer ficar por dentro de tudo
que acontece no Portal Abrapa?

assine nossa newsletter