Voltar

Abrapa destaca protagonismo do produtor brasileiro na preservação ambiental durante Better Cotton Conference

Maior exportador mundial da pluma, fazendas de algodão brasileiras tem pelo menos 20% de área com vegetação nativa preservada

24 de Junho de 2025

A Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa) destacou na edição deste ano da Better Cotton Conference a dupla função social do cotonicultor brasileiro: produzir fibras e alimentos e, ao mesmo tempo, preservar áreas de vegetação nativa no país. O evento, realizado pela Better Cotton Initiative em Izmir, Turquia, aconteceu entre os dias 18 e 19 de junho.


A mensagem foi o eixo central da apresentação feita pelo diretor de Relações Internacionais da Abrapa, Marcelo Duarte, na tarde desta quarta (18), durante o painel “O papel dos agricultores: Restaurando ecossistemas para um futuro resiliente”. Ele mostrou, em números, a contribuição do cotonicultor brasileiro tanto em âmbito econômico como ambiental.


O diretor da Abrapa também destacou que todas as fazendas certificadas pelo programa Algodão Brasileiro Responsável (ABR) são anualmente monitoradas por certificadoras independentes de terceira parte. O ABR é uma certificação socioambiental que opera em benchmarking com o selo Better Cotton. Além disso, traders e parceiros comerciais internacionais acompanham de perto as práticas adotadas no campo pelas fazendas brasileiras, reforçando a confiança no algodão produzido no país.


Esse compromisso com a sustentabilidade e a transparência ajuda a explicar a posição de destaque do Brasil no mercado global: o país é hoje o maior exportador de algodão e o terceiro maior produtor mundial. O setor apresenta um alto índice de rastreabilidade e responsabilidade socioambiental, com 84% de toda a produção nacional certificada pelo programa ABR e pela Better Cotton, seguindo as melhores práticas de sustentabilidade. Outro diferencial é o modelo produtivo: cerca de 92% da área de cultivo de algodão no Brasil é conduzida em regime de sequeiro, o que significa maior eficiência no uso da água.


Código florestal brasileiro é um dos mais robustos do mundo


Durante o painel, Duarte também apresentou o cenário regulatório brasileiro. Pelo Código Florestal, os produtores de algodão no Brasil destinam no mínimo 20% da área de suas propriedades à preservação da vegetação nativa, seguindo uma das legislações ambientais mais rigorosas do mundo. Em Mato Grosso, principal estado produtor, esse percentual é ainda maior: chega a quase 40% de área preservada nas unidades agrícolas.


“O modelo brasileiro de cultivo do algodão é caracterizado por uma grande eficiência produtiva, alta produtividade e responsabilidade ambiental. Nossa safra é produzida em 0,2% do território brasileiro e seguimos rigorosas diretrizes de preservação ambiental, graças a políticas públicas sólidas e ao investimento privado do produtor”, argumentou Duarte.


Entre 1981 e 2025, a área plantada com algodão caiu 49% no país, enquanto a produtividade saltou em 1.200% e a produção total aumentou 557%, de acordo com dados da Conab. Atualmente, mais de 10 milhões de empregos diretos e indiretos são gerados na cadeia produtiva do algodão e indústria têxtil.


Além do cumprimento das exigências legais, produtores brasileiros de algodão desenvolvem ações voluntárias que reforçam o compromisso com a sustentabilidade. São projetos voltados à restauração da vegetação nativa, preservação ambiental e adoção de práticas de agricultura regenerativa, que vão além do que é determinado pelas políticas públicas. Exemplos dessas boas práticas foram apresentados pela Abrapa na Better Cotton Conference, com a participação de representantes de fazendas como Agro Penido, SLC, Amaggi e Scheffer. “O produtor brasileiro de algodão é um aliado estratégico na agenda ambiental brasileira e global. O futuro da agricultura está em equilibrar produção, rentabilidade e preservação. E o Brasil tem muito a compartilhar nesse caminho”, afirmou o diretor da Abrapa.


Better Cotton


A Better Cotton Conference é o evento anual da Better Cotton Initiative e tem objetivo de fomentar um futuro mais sustentável para o algodão mundial. O vínculo entre Abrapa e Better Cotton começou em 2013, quando as duas organizações começaram a atuar em benchmarking em seus programas de certificação socioambiental (ABR e Better Cotton).

Quer ficar por dentro de tudo
que acontece no Portal Abrapa?

assine nossa newsletter