O movimento Sou de Algodão, iniciativa da Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa), promoveu, nos dias 7 e 8 de maio, a Experiência Sou de Algodão com estudantes do curso de Moda de quatro universidades parceiras: Faculdade de Administração de Artes de Limeira (FAAL), PUC-Campinas, Senac SP e Anhembi Morumbi. Durante os dois dias, cerca de 150 pessoas passaram o dia nas cidades de Paranapanema (SP) e Itaí (SP) conhecendo um pouco mais sobre a cadeia produtiva do algodão.
Em ambos os dias, o evento começou com um café da manhã na sede da APPA (Associação Paulista dos Produtores de Algodão), seguido por apresentações sobre a entidade e a Abrapa, e também sobre o setor produtivo da fibra no Brasil, destacando dados importantes do algodão no Brasil.
Após as conversas iniciais, os estudantes e professores seguiram para a Fazenda Olhos d’Água, em Itaí (SP), para conhecerem o campo de algodão, e também a etapa de beneficiamento na Cooperativa Agro Industrial de Holambra, em Paranapanema (SP). Segundo Thomas Derks, Presidente da APPA, a Experiência Sou de Algodão é uma ótima oportunidade para explicar a realidade da cotonicultura nacional aos futuros profissionais do setor. “Enquanto associação, é nosso dever receber todos os elos da cadeia da fibra e mostrar as melhores práticas na sua produção”, diz.
Sandra Boschiero, professora do curso de Design de Moda da FAAL, considera a viagem como uma chance única de conscientizar os alunos sobre a importância do algodão para a sociedade. William Fernandes, também docente de Moda na mesma instituição, completa: “É muito importante também para mostrar a valorização dessa matéria-prima na nossa profissão, seja na indústria ou nos processos criativos”.
A estudante da PUC-Campinas, Juliana Moura, afirmou que estavam todos muito ansiosos para vivenciar a experiência. “Hoje foi um dia muito especial, de muitos aprendizados. Todos os momentos foram muito bem pensados e muito enriquecedores para o nosso futuro profissional. Estamos indo embora com apenas lembranças boas, e muito gratos ao movimento Sou de Algodão”, afirma.
Ryan Henrique, aluno da FAAL, também considerou a experiência muito positiva. “Nós pudemos conhecer e ouvir sobre todos os processos do algodão até chegar nos consumidores, e foi muito legal, pois eu não conhecia nada sobre isso. Eu aprendi muito mesmo, e saio daqui ainda mais interessado pela fibra”, reitera.
O docente Felipe Oliveira, da Anhembi Morumbi, esteve presente no segundo dia da experiência, e ressaltou a relevância da parceria com o movimento. “Ela é importante porque acaba dando visibilidade para o que a gente trabalha na teoria em sala de aula. Com a experiência, os alunos se engajam com o tema, que é um tanto técnico mas super relevante para a indústria”.
Também participante do segundo dia do evento, a aluna Isabella da Silva, do Senac SP, destaca a grandiosidade do processo visto. “É muito maior e mais complexo do que imaginamos. É bom ver que o Sou de Algodão se importa em ter esse contato com os estudantes, e também em estar alinhado com tanta responsabilidade em todas as etapas”, reitera.
Manami Kawaguchi Torres, gestora de relações institucionais do Sou de Algodão, cita a importância de mostrar a origem da fibra para formar uma nova geração de profissionais ainda mais conscientes e comprometidos com a moda responsável. “Experiências como essas, que aproximam os estudantes do campo e de toda a cadeia produtiva, são muito valiosas. Eles não só conhecem de perto o caminho do algodão, como também passam a entender o seu papel nesse processo como futuros agentes de transformação do setor”, completa.
O movimento Sou de Algodão vem crescendo e conquistando cada vez mais reconhecimento entre estudantes, formadores de opinião e profissionais da moda do Brasil. Até este ano, já conta com 11 faculdades parceiras, e se prepara para duas importantes iniciativas no próximo semestre: o lançamento da quarta edição do Desafio Sou de Algodão + Casa de Criadores - concurso voltado para estudantes de moda -, e a realização do quarto desfile na semana de moda paulistana, a SPFW.