Na última terça-feira, 10 de dezembro, o Sou de Algodão, representado por Manami Kawaguchi, gestora de relações institucionais da iniciativa, marcou presença na banca de avaliação dos alunos do curso de Design de Moda, da PUC Campinas. Os estudantes apresentaram seus produtos finais na disciplina Projeto Integrador, que consistiu no desenvolvimento de uma peça de roupa a partir de resíduos têxteis fornecidos pela Aramis, empresa parceira da instituição e também do movimento.
“Nosso compromisso com o meio-ambiente vai além das salas de aula, buscamos preparar nossos alunos para transformarem o mundo, e este projeto é mais uma linda etapa dessa jornada. Parcerias como essas são essenciais para prepará-los para um futuro mais verde”, comenta Rose Sathler, coordenadora do curso de Design de Moda da PUC Campinas.
Os resíduos utilizados nos projetos possuem, no mínimo, 70% de algodão, refletindo o compromisso da Aramis e do movimento Sou de Algodão com a promoção de materiais mais sustentáveis. Durante o desenvolvimento dos produtos, os alunos foram desafiados a incorporar o DNA da marca Aramis, alinhando inovação e responsabilidade ambiental para ampliar a oferta de produtos circulares na empresa.
A avaliação dos projetos foi realizada por uma banca composta por convidados especiais, incluindo representantes da Aramis e do movimento Sou de Algodão. “Estar presente nesse momento proporcionou um intercâmbio rico entre estudantes e profissionais do setor, reforçando a importância da colaboração de toda a cadeia produtiva para fomentar práticas mais responsáveis”, explica Manami.
“Esse projeto reforça nosso desejo de fomentar o pensamento sustentável na indústria desde o início, junto à próxima geração que será o rosto da moda brasileira. Hoje, na Aramis, estamos numa constante jornada de evolução para fortalecer nosso pilar de sustentabilidade e é muito importante nos unirmos a instituições que compartilham dos mesmos ideais de criar um futuro mais verde e mais justo” comentou Valesca Magalhães, Gerente de Sustentabilidade da Aramis Inc.
Foram 12 projetos apresentados, e tiveram os seguintes temas: Nightly Nostalgia, Verão Carioca, Acelerando a Inclusão, WQ325, Refúgios Urbanos, Formas Essenciais: O Toque de Waldemar Cordeiro, O Novo Mosqueteiro, Urban Blues, Navegando em Águas Profundas, Retrofuturo, O Clássico Reinventado e Projeto Cadillac.
Sobre Sou de Algodão
Movimento criado pela Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa), em 2016, para despertar uma consciência coletiva em torno da moda e do consumo responsável. Para isso, a iniciativa une e valoriza os profissionais da cadeia produtiva e têxtil, dialogando com o consumidor final com ações, conteúdo e parcerias com marcas e empresas. Outro propósito é informar e democratizar o Algodão Brasileiro Responsável (ABR), que segue rigorosos critérios ambientais, sociais e econômicos e certifica 82% de toda a produção nacional de algodão.