Em sua primeira edição, o “Vozes do Agro”, evento que Globo Rural e Valor realizaram na terça-feira (29/10), atraiu personagens do agronegócio nacional de todos os perfis. Ao todo, o encontro reuniu mais de 120 pessoas, entre elas agricultores, pecuaristas, executivos de grandes, médias e pequenas empresas e também de instituições financeiras, autoridades, investidores, pesquisadores, consultores e integrantes do universo acadêmico.
Os participantes do evento discutiram de maneira franca temas que, muitas vezes, ficam apenas nas entrelinhas de fóruns do gênero. Entre os inúmeros assuntos das conversas sobre os pontos fortes e as carências do agronegócio nacional, dois se destacaram: a necessidade de o Brasil melhorar a apuração e divulgação de dados sobre sua atividade agropecuária – incluindo os sucessos e problemas na preservação do meio ambiente - e o alinhamento entre entes públicos e privados para melhorar a comunicação sobre o agro brasileiro no cenário global.
Os debates ocorreram sob a condição de que não se creditasse os autores dos comentários. A proposta do “Vozes do Agro” não era opor ideias potencialmente conflitantes, mas abrir caminhos para o diálogo.