Na última sexta-feira, 18 de outubro, o movimento Sou de Algodão apresentou seu terceiro desfile na maior semana de moda da América Latina, o São Paulo Fashion Week. Com o tema Manualidades, a iniciativa da Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa), comemorou a participação na edição N58, que reuniu 12 estilistas parceiros para entregar 36 looks feitos com as técnicas manuais mais conhecidas. A direção criativa foi de Paulo Borges, o styling por Paulo Martinez e a beleza foi assinada por Vanessa Rozan.
A sala de desfile contou com mais de 580 presentes, entre representantes de apoiadores, associações estaduais, marcas parceiras, influenciadores e imprensa nacional, que puderam ver de perto os looks feitos a partir de técnicas como crochê, tricô, macramê, patchwork e aplicações. Além disso, pelo menos 70% da matéria-prima usada foi algodão.
Os estilistas Adriana Meira, Ateliê Mão de Mãe, Catarina Mina, David Lee, Heloisa Faria, Igor Dadona, João Pimenta, Martins, Ronaldo Silvestre, Thear, Walério Araújo e Weider Silverio criaram três peças cada, dentro do tema, se baseando no DNA de suas próprias marcas.
“A parceria com grandes nomes da moda nacional, que fazem do algodão a principal matéria-prima de suas criações, reforça nosso compromisso com uma moda responsável e genuinamente brasileira. A fibra valoriza o que temos de melhor, desde o cultivo até a passarela, promovendo uma cadeia produtiva mais consciente,” afirmou Silmara Ferraresi, diretora de relações institucionais da Abrapa e gestora do movimento Sou de Algodão, destacando a importância dessa conexão entre o Sou de Algodão e os estilistas na SPFW.
Assim como nomes importantes da moda, grandes representantes do agro brasileiro marcaram presença no evento. Apoiadores do movimento, como BASF e Bayer, o vice-presidente da Abrapa e as associações da Abrapa também puderam celebrar o algodão na passarela. Confira os depoimentos abaixo:
Valeska De Laquila, Gerente de Produto da BASF, diz que o desfile foi um momento muito especial para todos que fazem parte da cadeia produtiva do algodão. “A semente que produzimos gera uma fibra de qualidade para a indústria. A produção começou na pesquisa e chegou nos estilistas que, com sua pluralidade, trouxeram um lindo desfile. Nós apoiamos iniciativas como o Sou de Algodão, por entendermos a importância da união da cadeia produtiva e da valorização do produto nacional”, explica.
Fernando Prudente, líder de produtos de soja e algodão da divisão agrícola da Bayer, também reforça que o Sou de Algodão é fundamental para a valorização da produção sustentável da fibra no Brasil. “A Bayer tem se comprometido com a iniciativa desde o início, atuando diretamente no campo para fomentar práticas agrícolas responsáveis. Eventos como a SPFW são essenciais para divulgar e incentivar o uso do algodão, destacando sua relevância na moda e na sustentabilidade."
Thomas Derks, presidente da Associação Paulista dos Produtores de Algodão (APPA) e produtor em São Paulo, conta que acompanha os desfiles na SPFW desde o início. “Essa semana de moda, na minha opinião, está crescendo a cada ano. Podemos perceber que a repercussão é muito grande e chama a atenção de todo o consumidor de moda. Por isso os desfiles Sou de Algodão são muito importantes, porque é possível passar uma imagem muito positiva para o nosso algodão brasileiro. Quero parabenizar toda a equipe pelo excelente trabalho e desejar sucesso para os próximos eventos”, comemora.
Trazendo a visão da Abrapa, Paulo Aguiar, vice-presidente da Associação, acredita que ações desse tipo são uma forma de aproximar o produtor da fibra ao consumidor final, mostrando as vantagens de usar algodão nas roupas. “Atualmente, percebemos a busca por produtos sustentáveis, e a nossa fibra se encaixa perfeitamente nesse perfil: ela é biodegradável, socialmente responsável e é a segunda cadeia de geração de empregos no país. Com ela, os estilistas têm inúmeras possibilidades criativas para desenvolver peças de diferentes texturas. A Abrapa está no caminho certo ao levar o conhecimento para o Brasil e o mundo, reforçando a confiabilidade e a disponibilidade dessa matéria-prima em toda a cadeia da moda”, explica.
O impacto do desfile foi notável, com publicações nos principais portais de moda e mais de 300 menções nas redes sociais, marcando não apenas o movimento Sou de Algodão, mas também a Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa).
Alguns destaques vão para as matérias: Veja, Forbes, Vogue, ELLE, L’Officiel, Metrópoles e IstoÉ Dinheiro.
“A cada participação do movimento na SPFW, temos a convicção de que estamos no caminho certo para dar a visibilidade que o algodão brasileiro merece. Nada melhor do que falar diretamente com o consumidor final, por meio de peças feitas por nomes conhecidos desse público e em um evento que movimenta toda a cadeia. Este desfile, assim como os outros, reforçou nosso compromisso com a moda consciente e ecoou a importância da nossa fibra no cenário global”, finaliza Silmara Ferraresi.
Foto: @soudealgodao e @agfotosite