A defesa do algodão como matéria-prima essencial para um consumo de produtos têxteis mais responsável é a mensagem central que a Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa) leva, na próxima semana, para a Textile Exchange Conference. O evento ocorrerá, de 28 de outubro a 1º de novembro, em Pasadena, na Califórnia. O presidente da Abrapa, Alexandre Schenkel, o gestor de sustentabilidade da associação, Fabio Carneiro e o produtor de algodão no Mato Grosso, Guilherme Scheffer, representarão o Brasil, que, neste ano, assumiu a liderança mundial nas exportações de pluma. Ambos foram convidados a participar da assembleia geral da Textile Exchange, no dia 28 (segunda).
No mesmo dia, a Abrapa integra a mesa redonda do ‘algodão preferencial’ (pCotton). A expressão, criada pela Textile Exchange, identifica a pluma produzida com mais responsabilidade ecológica e/ou social que o convencional.
Em sua última versão, a Textile Exchange renovou a metodologia da Preferred Fiber and Materials Matrix (PFMM). Incluiu a análise sobre direitos humanos, gestão de produtos químicos e integridade das iniciativas, somando cerca de 80 indicadores qualitativos e quantitativos para avaliar o desempenho de diferentes padrões de sustentabilidade ao redor do mundo.
Atualmente, o Brasil é um dos principais produtores mundiais de pCotton, já que mais de 80% da safra nacional é certificada pelo programa “Algodão Brasileiro Responsável” (ABR) - padrão nacional de certificação socioambiental do algodão.
“Queremos posicionar o nosso algodão nesse importante fórum de sustentabilidade do nosso setor. Dessa troca de experiências, com certeza conheceremos inovações e mais boas práticas”, afirmou Schenkel.
Além do ABR, a organização classifica como pCotton outros 18 programas mundiais de certificação do algodão, incluindo certificações de orgânico, recicláveis e responsáveis.
A Textile Exchange é uma organização global sem fins lucrativos, que fomenta boas práticas no setor têxtil e da moda. Seu objetivo é reduzir impactos da produção sobre o clima e a natureza.
Ao todo, a programação na conferência da Textile Exchange soma cinco dias de plenária e debates e visitas técnicas.
A presença da Abrapa no evento integra as ações do Cotton Brazil, programa de promoção global do algodão brasileiro, desenvolvido pela Abrapa, em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), com apoio da Associação Nacional dos Exportadores de Algodão (Anea).