Voltar

Algodão sustentável brasileiro é destaque no International Cotton Association, em Liverpool

Produtores brasileiros participaram do evento anual com apoio da Abrapa

22 de Outubro de 2024

No mês de outubro, produtores brasileiros de algodão participaram do evento anual da International Cotton Association (ICA), em Liverpool, Inglaterra. A delegação, organizada pela Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa), teve por objetivo ampliar o fornecimento de algodão sustentável ao mercado internacional.


A Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa) esteve presente na comitiva com seu presidente Luiz Carlos Bergamaschi e os diretores Patrícia Morinaga e Celestino Zanella. A delegação brasileira também participou do Cotton Brazil Luncheon, evento voltado a empresários e investidores do setor têxtil, que antecedeu o ICA Trade Event 2024.


Durante o Cotton Brazil Luncheon, a Abrapa apresentou dados atualizados sobre a produção e o mercado do algodão brasileiro. Também foram realizados painéis de discussão, sendo o primeiro sobre as previsões para o período comercial de 2024/2025 e o segundo focado nos desafios e expectativas para 2025. Esses painéis contaram com a participação de representantes da Associação Nacional dos Exportadores de Algodão (Anea) e do presidente da Abapa, Luiz Carlos Bergamaschi. O presidente da Abrapa, Alexandre Schenkel, e o presidente da Anea, Miguel Faus, encerraram as apresentações.


O Brasil promoveu, dentro da programação oficial do ICA, o painel “Cotton Connected: Brazil’s Role in Helping Secure Global Cotton’s Place in the Future of Textiles”. O tema abordado foi o papel do Brasil como um dos principais atores mundiais na garantia de um futuro sustentável para o algodão no setor têxtil. Segundo Bergamaschi, o ICA é um evento estratégico para que produtores e exportadores brasileiros possam apresentar o algodão nacional e as vantagens competitivas da pluma.


“O ICA promove rodadas de negócios importantes e discussões sobre o papel do Brasil no mercado consumidor da fibra. Como o principal fornecedor mundial de algodão sustentável atualmente, é essencial reunir diferentes visões do setor, desde o cultivo e produção até o comércio, passando pelo marketing, fiações e varejo”, afirmou. Ele destacou ainda que o Brasil ganha notoriedade no mercado internacional pela produção e fornecimento confiável e sustentável de algodão. “O Brasil tem potencial para produzir e aumentar a participação do algodão, uma fibra natural, no mercado global das fibras têxteis, com sustentabilidade, confiabilidade e competitividade”.



Brasil: Maior exportador mundial de algodão 


No ano comercial 2023/2024, que se encerrou em julho, o Brasil assumiu pela primeira vez a posição de maior exportador mundial de algodão. Para a safra 2024/2025, a projeção é de 3,67 milhões de toneladas de pluma, um aumento de 13% em relação a 2023/2024. As exportações devem alcançar 2,86 milhões de toneladas, 6,7% a mais que no ciclo 2022/2023, de acordo com dados da Abrapa. A Bahia, segundo maior estado produtor de algodão no Brasil, prevê um aumento de 10% na área plantada em comparação com 2023/2024, quando foram cultivados 345.431 hectares, com uma produção de 1,7 milhão de toneladas de algodão em caroço e 691,4 mil toneladas de pluma.

Quer ficar por dentro de tudo
que acontece no Portal Abrapa?

assine nossa newsletter